Percepção e conhecimento dos profissionais da saúde da atenção primária sobre notificação da perda auditiva induzida pelo ruído em Curitiba - Paraná

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pedroso,Hugo Carlos
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Gonçalves,Cláudia Giglio de Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: CoDAS
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-17822016000500575
Resumo: RESUMO Objetivo Analisar a percepção e o conhecimento dos profissionais de saúde que atuam na rede de Atenção Primária à Saúde do Município de Curitiba - Paraná sobre a notificação compulsória da Perda Auditiva Induzida pelo Ruído (PAIR) no, Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN). Método Utilizando como método o estudo transversal na cidade de Curitiba, analisando a percepção e o conhecimento dos profissionais de saúde que atuam na rede de Atenção Primária à Saúde do Município de Curitiba sobre a notificação compulsória da PAIR no SINAN. Aplicou-se ainda um questionário semiaberto em profissionais de saúde da atenção básica sobre conhecimento sobre a PAIR e sua notificação. Resultados Dos profissionais da atenção básica, 50% eram médicos com faixa etária de 26 a 30 anos. Dentre os profissionais, 56,2% relataram estarem preparados para identificar problemas de saúde relacionados ao trabalho, porém apenas 43,7% sentem-se aptos a identificar casos de PAIR. Entre as facilidades na notificação, relataram descentralização da assistência à saúde próxima à residência do usuário, encaminhamento para referência em medicina do trabalho e prontuário eletrônico na UBS; como dificuldades, relataram a não formação específica em saúde do trabalhador e falta de capacitação, tempo reduzido para consultas e receio. Conclusão os profissionais de saúde conhecem as características e sentem-se aptos para identificar os casos de PAIR, mas ainda não notificam os casos suspeitos de PAIR e não percebem a Saúde do Trabalhador como um programa institucionalizado fazendo parte do serviço.
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