Superagudos: análise perceptivo-auditiva da voz e autorrelato em sopranos profissionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FERNANDES,Danilo Euclides
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: ANDRADA E SILVA,Marta Assumpção de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: CoDAS
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-17822020000400302
Resumo: RESUMO Objetivo Descrever a emissão de superagudos em sopranos profissionais por meio da avaliação perceptivo-auditiva da voz e do autorrelato das cantoras. Método Cinco sopranos profissionais executaram o trecho de uma ópera de Bellini no qual havia a emissão de uma nota superaguda. A avaliação perceptivo-auditiva foi realizada por seis avaliadores (três fonoaudiólogos e três professores de canto) que consideraram brilho, loudness, metal, vibrato, soprosidade e ressonância em uma escala visual-analítica, tendo como base a emissão aguda de cada uma das cantoras. Após a gravação, as cantoras responderam a um questionário proprioceptivo sobre as sensações físicas durante a produção dos superagudos. Foi realizada uma análise inferencial dos dados da avaliação perceptivo-auditiva e transcrição ortográfica resumida do autorrelato das cantoras. Resultados Na análise perceptivo-auditiva, a emissão superaguda foi caracterizada por presença de brilho, loudness, metal, vibrato e ressonância anteriorizada percebida por fonoaudiólogos e professores de canto. No relato proprioceptivo, todas as cantoras referiram elevação de laringe e necessidade de utilização do apoio respiratório para emitir a nota superaguda. Conclusão Os superagudos foram caracterizados por uma emissão vocal brilhante, loudness aumentada, metálica, com vibrato, com pouca ou nenhuma soprosidade, com sensação de elevação da laringe e necessidade de apoio respiratório.
id SBFA-1_cf21d51b4c29df85d56e3d59db4b4eab
oai_identifier_str oai:scielo:S2317-17822020000400302
network_acronym_str SBFA-1
network_name_str CoDAS
repository_id_str
spelling Superagudos: análise perceptivo-auditiva da voz e autorrelato em sopranos profissionaisVozQualidade da VozCantoTreinamento da VozAutorrelatoRESUMO Objetivo Descrever a emissão de superagudos em sopranos profissionais por meio da avaliação perceptivo-auditiva da voz e do autorrelato das cantoras. Método Cinco sopranos profissionais executaram o trecho de uma ópera de Bellini no qual havia a emissão de uma nota superaguda. A avaliação perceptivo-auditiva foi realizada por seis avaliadores (três fonoaudiólogos e três professores de canto) que consideraram brilho, loudness, metal, vibrato, soprosidade e ressonância em uma escala visual-analítica, tendo como base a emissão aguda de cada uma das cantoras. Após a gravação, as cantoras responderam a um questionário proprioceptivo sobre as sensações físicas durante a produção dos superagudos. Foi realizada uma análise inferencial dos dados da avaliação perceptivo-auditiva e transcrição ortográfica resumida do autorrelato das cantoras. Resultados Na análise perceptivo-auditiva, a emissão superaguda foi caracterizada por presença de brilho, loudness, metal, vibrato e ressonância anteriorizada percebida por fonoaudiólogos e professores de canto. No relato proprioceptivo, todas as cantoras referiram elevação de laringe e necessidade de utilização do apoio respiratório para emitir a nota superaguda. Conclusão Os superagudos foram caracterizados por uma emissão vocal brilhante, loudness aumentada, metálica, com vibrato, com pouca ou nenhuma soprosidade, com sensação de elevação da laringe e necessidade de apoio respiratório.Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia2020-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-17822020000400302CoDAS v.32 n.4 2020reponame:CoDASinstname:Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFA)instacron:SBFA10.1590/2317-1782/20192019068info:eu-repo/semantics/openAccessFERNANDES,Danilo EuclidesANDRADA E SILVA,Marta Assumpção depor2020-04-09T00:00:00Zoai:scielo:S2317-17822020000400302Revistahttps://www.codas.org.br/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcodas@editoracubo.com.br||revista@codas.org.br2317-17822317-1782opendoar:2020-04-09T00:00CoDAS - Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFA)false
dc.title.none.fl_str_mv Superagudos: análise perceptivo-auditiva da voz e autorrelato em sopranos profissionais
title Superagudos: análise perceptivo-auditiva da voz e autorrelato em sopranos profissionais
spellingShingle Superagudos: análise perceptivo-auditiva da voz e autorrelato em sopranos profissionais
FERNANDES,Danilo Euclides
Voz
Qualidade da Voz
Canto
Treinamento da Voz
Autorrelato
title_short Superagudos: análise perceptivo-auditiva da voz e autorrelato em sopranos profissionais
title_full Superagudos: análise perceptivo-auditiva da voz e autorrelato em sopranos profissionais
title_fullStr Superagudos: análise perceptivo-auditiva da voz e autorrelato em sopranos profissionais
title_full_unstemmed Superagudos: análise perceptivo-auditiva da voz e autorrelato em sopranos profissionais
title_sort Superagudos: análise perceptivo-auditiva da voz e autorrelato em sopranos profissionais
author FERNANDES,Danilo Euclides
author_facet FERNANDES,Danilo Euclides
ANDRADA E SILVA,Marta Assumpção de
author_role author
author2 ANDRADA E SILVA,Marta Assumpção de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv FERNANDES,Danilo Euclides
ANDRADA E SILVA,Marta Assumpção de
dc.subject.por.fl_str_mv Voz
Qualidade da Voz
Canto
Treinamento da Voz
Autorrelato
topic Voz
Qualidade da Voz
Canto
Treinamento da Voz
Autorrelato
description RESUMO Objetivo Descrever a emissão de superagudos em sopranos profissionais por meio da avaliação perceptivo-auditiva da voz e do autorrelato das cantoras. Método Cinco sopranos profissionais executaram o trecho de uma ópera de Bellini no qual havia a emissão de uma nota superaguda. A avaliação perceptivo-auditiva foi realizada por seis avaliadores (três fonoaudiólogos e três professores de canto) que consideraram brilho, loudness, metal, vibrato, soprosidade e ressonância em uma escala visual-analítica, tendo como base a emissão aguda de cada uma das cantoras. Após a gravação, as cantoras responderam a um questionário proprioceptivo sobre as sensações físicas durante a produção dos superagudos. Foi realizada uma análise inferencial dos dados da avaliação perceptivo-auditiva e transcrição ortográfica resumida do autorrelato das cantoras. Resultados Na análise perceptivo-auditiva, a emissão superaguda foi caracterizada por presença de brilho, loudness, metal, vibrato e ressonância anteriorizada percebida por fonoaudiólogos e professores de canto. No relato proprioceptivo, todas as cantoras referiram elevação de laringe e necessidade de utilização do apoio respiratório para emitir a nota superaguda. Conclusão Os superagudos foram caracterizados por uma emissão vocal brilhante, loudness aumentada, metálica, com vibrato, com pouca ou nenhuma soprosidade, com sensação de elevação da laringe e necessidade de apoio respiratório.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-17822020000400302
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-17822020000400302
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/2317-1782/20192019068
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
dc.source.none.fl_str_mv CoDAS v.32 n.4 2020
reponame:CoDAS
instname:Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFA)
instacron:SBFA
instname_str Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFA)
instacron_str SBFA
institution SBFA
reponame_str CoDAS
collection CoDAS
repository.name.fl_str_mv CoDAS - Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFA)
repository.mail.fl_str_mv codas@editoracubo.com.br||revista@codas.org.br
_version_ 1752122442918133760