Evidências de validade e fidedignidade de um instrumento de avaliação fonológica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ceron,Marizete Ilha
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Gubiani,Marileda Barichello, Oliveira,Camila Rosa de, Keske-Soares,Márcia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: CoDAS
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-17822018000300310
Resumo: RESUMO Objetivo Apresentar evidências de validade e fidedignidade de um instrumento de avaliação fonológica (INFONO) desenvolvido para avaliar os fonemas do Português Brasileiro. Método Participaram do estudo 866 crianças com idades entre 3 e 8:11 anos, divididas em grupos: típico, controle e clínico. Os participantes foram avaliados pelo INFONO por nomeação espontânea. A produção da criança foi gravada e transcrita no momento da avaliação, no próprio software. Para análise de validade e fidedignidade, foram analisadas a consistência interna a partir da técnica Alpha de Cronbach. Para a validade de critério, comparou-se o desempenho entre os grupos através do teste t de Student para amostras independentes. A fidedignidade foi analisada pela concordância intra e interavaliadores por meio do Teste de Kendall. Considerou-se significância quando p ≤0,05. Resultados O INFONO apresentou evidências de validade e fidedignidade (consistência interna), indicando uma confiabilidade satisfatória dos itens, bem como excelente concordância entre os avaliadores em relação aos escores do teste (confiabilidade intra e interavaliador). Em relação à validade de critério, o desempenho do grupo clínico para todos os fonemas foi inferior ao grupo controle, mostrando que os escores são sensíveis para identificar crianças com desvio fonológico. Conclusão O INFONO apresentou fortes evidências de validade e fidedignidade.
id SBFA-1_d48fc58ce7c2f5404a94f64fd3c33a54
oai_identifier_str oai:scielo:S2317-17822018000300310
network_acronym_str SBFA-1
network_name_str CoDAS
repository_id_str
spelling Evidências de validade e fidedignidade de um instrumento de avaliação fonológicaFalaTestes de Articulação da FalaTranstornos da ArticulaçãoAvaliaçãoCriançaRESUMO Objetivo Apresentar evidências de validade e fidedignidade de um instrumento de avaliação fonológica (INFONO) desenvolvido para avaliar os fonemas do Português Brasileiro. Método Participaram do estudo 866 crianças com idades entre 3 e 8:11 anos, divididas em grupos: típico, controle e clínico. Os participantes foram avaliados pelo INFONO por nomeação espontânea. A produção da criança foi gravada e transcrita no momento da avaliação, no próprio software. Para análise de validade e fidedignidade, foram analisadas a consistência interna a partir da técnica Alpha de Cronbach. Para a validade de critério, comparou-se o desempenho entre os grupos através do teste t de Student para amostras independentes. A fidedignidade foi analisada pela concordância intra e interavaliadores por meio do Teste de Kendall. Considerou-se significância quando p ≤0,05. Resultados O INFONO apresentou evidências de validade e fidedignidade (consistência interna), indicando uma confiabilidade satisfatória dos itens, bem como excelente concordância entre os avaliadores em relação aos escores do teste (confiabilidade intra e interavaliador). Em relação à validade de critério, o desempenho do grupo clínico para todos os fonemas foi inferior ao grupo controle, mostrando que os escores são sensíveis para identificar crianças com desvio fonológico. Conclusão O INFONO apresentou fortes evidências de validade e fidedignidade.Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia2018-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-17822018000300310CoDAS v.30 n.3 2018reponame:CoDASinstname:Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFA)instacron:SBFA10.1590/2317-1782/20182017180info:eu-repo/semantics/openAccessCeron,Marizete IlhaGubiani,Marileda BarichelloOliveira,Camila Rosa deKeske-Soares,Márciapor2018-06-29T00:00:00Zoai:scielo:S2317-17822018000300310Revistahttps://www.codas.org.br/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcodas@editoracubo.com.br||revista@codas.org.br2317-17822317-1782opendoar:2018-06-29T00:00CoDAS - Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFA)false
dc.title.none.fl_str_mv Evidências de validade e fidedignidade de um instrumento de avaliação fonológica
title Evidências de validade e fidedignidade de um instrumento de avaliação fonológica
spellingShingle Evidências de validade e fidedignidade de um instrumento de avaliação fonológica
Ceron,Marizete Ilha
Fala
Testes de Articulação da Fala
Transtornos da Articulação
Avaliação
Criança
title_short Evidências de validade e fidedignidade de um instrumento de avaliação fonológica
title_full Evidências de validade e fidedignidade de um instrumento de avaliação fonológica
title_fullStr Evidências de validade e fidedignidade de um instrumento de avaliação fonológica
title_full_unstemmed Evidências de validade e fidedignidade de um instrumento de avaliação fonológica
title_sort Evidências de validade e fidedignidade de um instrumento de avaliação fonológica
author Ceron,Marizete Ilha
author_facet Ceron,Marizete Ilha
Gubiani,Marileda Barichello
Oliveira,Camila Rosa de
Keske-Soares,Márcia
author_role author
author2 Gubiani,Marileda Barichello
Oliveira,Camila Rosa de
Keske-Soares,Márcia
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ceron,Marizete Ilha
Gubiani,Marileda Barichello
Oliveira,Camila Rosa de
Keske-Soares,Márcia
dc.subject.por.fl_str_mv Fala
Testes de Articulação da Fala
Transtornos da Articulação
Avaliação
Criança
topic Fala
Testes de Articulação da Fala
Transtornos da Articulação
Avaliação
Criança
description RESUMO Objetivo Apresentar evidências de validade e fidedignidade de um instrumento de avaliação fonológica (INFONO) desenvolvido para avaliar os fonemas do Português Brasileiro. Método Participaram do estudo 866 crianças com idades entre 3 e 8:11 anos, divididas em grupos: típico, controle e clínico. Os participantes foram avaliados pelo INFONO por nomeação espontânea. A produção da criança foi gravada e transcrita no momento da avaliação, no próprio software. Para análise de validade e fidedignidade, foram analisadas a consistência interna a partir da técnica Alpha de Cronbach. Para a validade de critério, comparou-se o desempenho entre os grupos através do teste t de Student para amostras independentes. A fidedignidade foi analisada pela concordância intra e interavaliadores por meio do Teste de Kendall. Considerou-se significância quando p ≤0,05. Resultados O INFONO apresentou evidências de validade e fidedignidade (consistência interna), indicando uma confiabilidade satisfatória dos itens, bem como excelente concordância entre os avaliadores em relação aos escores do teste (confiabilidade intra e interavaliador). Em relação à validade de critério, o desempenho do grupo clínico para todos os fonemas foi inferior ao grupo controle, mostrando que os escores são sensíveis para identificar crianças com desvio fonológico. Conclusão O INFONO apresentou fortes evidências de validade e fidedignidade.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-17822018000300310
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-17822018000300310
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/2317-1782/20182017180
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
dc.source.none.fl_str_mv CoDAS v.30 n.3 2018
reponame:CoDAS
instname:Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFA)
instacron:SBFA
instname_str Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFA)
instacron_str SBFA
institution SBFA
reponame_str CoDAS
collection CoDAS
repository.name.fl_str_mv CoDAS - Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFA)
repository.mail.fl_str_mv codas@editoracubo.com.br||revista@codas.org.br
_version_ 1752122442123313152