Habilidades comunicativas verbais no desenvolvimento típico de linguagem: relato de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abe,Camila Mayumi
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Bretanha,Andreza Carolina, Bozza,Amanda, Ferraro,Gyovanna Junya Klinke, Lopes-Herrera,Simone Aparecida
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: CoDAS
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-17822013000100014
Resumo: O objetivo do estudo foi verificar as habilidades comunicativas verbais utilizadas por crianças com desenvolvimento típico de linguagem de 6 a 8 anos de idade. Participaram deste estudo 10 crianças de ambos os gêneros na faixa etária de 6 a 8 anos, sem alterações de linguagem. Foi gravada uma amostra de interação de cada criança com um adulto (pai e/ou mãe) em vídeo com 30 minutos de duração. As gravações foram transcritas na íntegra e analisadas pela pesquisadora e por outra fonoaudióloga treinada para o cálculo de fidedignidade e posteriormente analisadas por um protocolo de análise de habilidades comunicativas verbais com categorias que incluíam habilidades dialógicas, de regulação, narrativo-discursivas e não interativas. Em seguida, a frequência de utilização de cada categoria de habilidade comunicativa verbal foi analisada (cálculo de porcentagem) por cada participante. Todas as crianças utilizaram maior número de habilidades dialógicas e de regulação, seguidas das habilidades narrativo-discursivas e não interativas, mostrando que crianças na faixa etária estudada estão preocupadas em dar sequência ao diálogo, o que demonstra o caráter mais dialógico da interação de crianças com desenvolvimento típico, quando expostas a situações de interação espontânea com um adulto familiar.
id SBFA-1_d5f35f5166f8b38b897a9a7f8036fc20
oai_identifier_str oai:scielo:S2317-17822013000100014
network_acronym_str SBFA-1
network_name_str CoDAS
repository_id_str
spelling Habilidades comunicativas verbais no desenvolvimento típico de linguagem: relato de casoFonoaudiologiaLinguagem infantilDesenvolvimento da linguagemComunicaçãoComportamento verbalO objetivo do estudo foi verificar as habilidades comunicativas verbais utilizadas por crianças com desenvolvimento típico de linguagem de 6 a 8 anos de idade. Participaram deste estudo 10 crianças de ambos os gêneros na faixa etária de 6 a 8 anos, sem alterações de linguagem. Foi gravada uma amostra de interação de cada criança com um adulto (pai e/ou mãe) em vídeo com 30 minutos de duração. As gravações foram transcritas na íntegra e analisadas pela pesquisadora e por outra fonoaudióloga treinada para o cálculo de fidedignidade e posteriormente analisadas por um protocolo de análise de habilidades comunicativas verbais com categorias que incluíam habilidades dialógicas, de regulação, narrativo-discursivas e não interativas. Em seguida, a frequência de utilização de cada categoria de habilidade comunicativa verbal foi analisada (cálculo de porcentagem) por cada participante. Todas as crianças utilizaram maior número de habilidades dialógicas e de regulação, seguidas das habilidades narrativo-discursivas e não interativas, mostrando que crianças na faixa etária estudada estão preocupadas em dar sequência ao diálogo, o que demonstra o caráter mais dialógico da interação de crianças com desenvolvimento típico, quando expostas a situações de interação espontânea com um adulto familiar.Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia2013-01-01info:eu-repo/semantics/reportinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-17822013000100014CoDAS v.25 n.1 2013reponame:CoDASinstname:Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFA)instacron:SBFA10.1590/S2317-17822013000100014info:eu-repo/semantics/openAccessAbe,Camila MayumiBretanha,Andreza CarolinaBozza,AmandaFerraro,Gyovanna Junya KlinkeLopes-Herrera,Simone Aparecidapor2013-04-08T00:00:00Zoai:scielo:S2317-17822013000100014Revistahttps://www.codas.org.br/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcodas@editoracubo.com.br||revista@codas.org.br2317-17822317-1782opendoar:2013-04-08T00:00CoDAS - Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFA)false
dc.title.none.fl_str_mv Habilidades comunicativas verbais no desenvolvimento típico de linguagem: relato de caso
title Habilidades comunicativas verbais no desenvolvimento típico de linguagem: relato de caso
spellingShingle Habilidades comunicativas verbais no desenvolvimento típico de linguagem: relato de caso
Abe,Camila Mayumi
Fonoaudiologia
Linguagem infantil
Desenvolvimento da linguagem
Comunicação
Comportamento verbal
title_short Habilidades comunicativas verbais no desenvolvimento típico de linguagem: relato de caso
title_full Habilidades comunicativas verbais no desenvolvimento típico de linguagem: relato de caso
title_fullStr Habilidades comunicativas verbais no desenvolvimento típico de linguagem: relato de caso
title_full_unstemmed Habilidades comunicativas verbais no desenvolvimento típico de linguagem: relato de caso
title_sort Habilidades comunicativas verbais no desenvolvimento típico de linguagem: relato de caso
author Abe,Camila Mayumi
author_facet Abe,Camila Mayumi
Bretanha,Andreza Carolina
Bozza,Amanda
Ferraro,Gyovanna Junya Klinke
Lopes-Herrera,Simone Aparecida
author_role author
author2 Bretanha,Andreza Carolina
Bozza,Amanda
Ferraro,Gyovanna Junya Klinke
Lopes-Herrera,Simone Aparecida
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Abe,Camila Mayumi
Bretanha,Andreza Carolina
Bozza,Amanda
Ferraro,Gyovanna Junya Klinke
Lopes-Herrera,Simone Aparecida
dc.subject.por.fl_str_mv Fonoaudiologia
Linguagem infantil
Desenvolvimento da linguagem
Comunicação
Comportamento verbal
topic Fonoaudiologia
Linguagem infantil
Desenvolvimento da linguagem
Comunicação
Comportamento verbal
description O objetivo do estudo foi verificar as habilidades comunicativas verbais utilizadas por crianças com desenvolvimento típico de linguagem de 6 a 8 anos de idade. Participaram deste estudo 10 crianças de ambos os gêneros na faixa etária de 6 a 8 anos, sem alterações de linguagem. Foi gravada uma amostra de interação de cada criança com um adulto (pai e/ou mãe) em vídeo com 30 minutos de duração. As gravações foram transcritas na íntegra e analisadas pela pesquisadora e por outra fonoaudióloga treinada para o cálculo de fidedignidade e posteriormente analisadas por um protocolo de análise de habilidades comunicativas verbais com categorias que incluíam habilidades dialógicas, de regulação, narrativo-discursivas e não interativas. Em seguida, a frequência de utilização de cada categoria de habilidade comunicativa verbal foi analisada (cálculo de porcentagem) por cada participante. Todas as crianças utilizaram maior número de habilidades dialógicas e de regulação, seguidas das habilidades narrativo-discursivas e não interativas, mostrando que crianças na faixa etária estudada estão preocupadas em dar sequência ao diálogo, o que demonstra o caráter mais dialógico da interação de crianças com desenvolvimento típico, quando expostas a situações de interação espontânea com um adulto familiar.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/report
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format report
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-17822013000100014
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-17822013000100014
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S2317-17822013000100014
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
dc.source.none.fl_str_mv CoDAS v.25 n.1 2013
reponame:CoDAS
instname:Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFA)
instacron:SBFA
instname_str Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFA)
instacron_str SBFA
institution SBFA
reponame_str CoDAS
collection CoDAS
repository.name.fl_str_mv CoDAS - Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFA)
repository.mail.fl_str_mv codas@editoracubo.com.br||revista@codas.org.br
_version_ 1752122439899283456