Características da voz falada de idosas com prática de canto coral

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aquino,Fernanda Salvatico de
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Silva,Marta Assumpção Andrada e, Teles,Lídia Cristina da Silva, Ferreira,Léslie Piccolotto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: CoDAS
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-17822016000400446
Resumo: RESUMO Introdução Apesar dos vários estudos relacionados à voz na terceira idade e o canto, ainda são necessárias pesquisas que busquem entender os efeitos dessa prática na voz falada de idosos. Objetivo comparar as características da voz falada de idosas com prática de canto coral às de idosas sem essa vivência. Método fizeram parte deste estudo 75 idosas, sendo 50 com prática de canto coral que compuseram o grupo corista (GC) e 25 sem essa prática (GNC), que foram comparadas. Para caracterização das idosas e levantamento de dados referentes aos hábitos de vida e voz, foi aplicado um questionário. Foram coletadas amostras de fala (vogal sustentada, repetição de frases e um trecho de fala espontânea) em uma sala silenciosa com as idosas sentadas. As vozes foram analisadas por três juízes fonoaudiólogos segundo o protocolo Consensus Auditory–Perceptual Evaluation of Voice (CAPE-V). Os dados foram submetidos à análise descritiva e estatística. Resultados as vozes das idosas do GNC apresentaram aumento significativo nos escores relacionados à alteração do grau geral e presença de rugosidade e tensão. Conclusão A análise das características da voz falada de idosas coristas, quando comparada a daquelas que não realizam essa prática, apontou para melhor qualidade vocal no aspecto geral, em decorrência de menor rugosidade e tensão.
id SBFA-1_d64b62b48b3a3ba51b256fd967cc641b
oai_identifier_str oai:scielo:S2317-17822016000400446
network_acronym_str SBFA-1
network_name_str CoDAS
repository_id_str
spelling Características da voz falada de idosas com prática de canto coralEnvelhecimentoVozIdosoCantoQualidade de VidaRESUMO Introdução Apesar dos vários estudos relacionados à voz na terceira idade e o canto, ainda são necessárias pesquisas que busquem entender os efeitos dessa prática na voz falada de idosos. Objetivo comparar as características da voz falada de idosas com prática de canto coral às de idosas sem essa vivência. Método fizeram parte deste estudo 75 idosas, sendo 50 com prática de canto coral que compuseram o grupo corista (GC) e 25 sem essa prática (GNC), que foram comparadas. Para caracterização das idosas e levantamento de dados referentes aos hábitos de vida e voz, foi aplicado um questionário. Foram coletadas amostras de fala (vogal sustentada, repetição de frases e um trecho de fala espontânea) em uma sala silenciosa com as idosas sentadas. As vozes foram analisadas por três juízes fonoaudiólogos segundo o protocolo Consensus Auditory–Perceptual Evaluation of Voice (CAPE-V). Os dados foram submetidos à análise descritiva e estatística. Resultados as vozes das idosas do GNC apresentaram aumento significativo nos escores relacionados à alteração do grau geral e presença de rugosidade e tensão. Conclusão A análise das características da voz falada de idosas coristas, quando comparada a daquelas que não realizam essa prática, apontou para melhor qualidade vocal no aspecto geral, em decorrência de menor rugosidade e tensão.Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia2016-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-17822016000400446CoDAS v.28 n.4 2016reponame:CoDASinstname:Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFA)instacron:SBFA10.1590/2317-1782/20162015109info:eu-repo/semantics/openAccessAquino,Fernanda Salvatico deSilva,Marta Assumpção Andrada eTeles,Lídia Cristina da SilvaFerreira,Léslie Piccolottopor2016-09-15T00:00:00Zoai:scielo:S2317-17822016000400446Revistahttps://www.codas.org.br/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcodas@editoracubo.com.br||revista@codas.org.br2317-17822317-1782opendoar:2016-09-15T00:00CoDAS - Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFA)false
dc.title.none.fl_str_mv Características da voz falada de idosas com prática de canto coral
title Características da voz falada de idosas com prática de canto coral
spellingShingle Características da voz falada de idosas com prática de canto coral
Aquino,Fernanda Salvatico de
Envelhecimento
Voz
Idoso
Canto
Qualidade de Vida
title_short Características da voz falada de idosas com prática de canto coral
title_full Características da voz falada de idosas com prática de canto coral
title_fullStr Características da voz falada de idosas com prática de canto coral
title_full_unstemmed Características da voz falada de idosas com prática de canto coral
title_sort Características da voz falada de idosas com prática de canto coral
author Aquino,Fernanda Salvatico de
author_facet Aquino,Fernanda Salvatico de
Silva,Marta Assumpção Andrada e
Teles,Lídia Cristina da Silva
Ferreira,Léslie Piccolotto
author_role author
author2 Silva,Marta Assumpção Andrada e
Teles,Lídia Cristina da Silva
Ferreira,Léslie Piccolotto
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Aquino,Fernanda Salvatico de
Silva,Marta Assumpção Andrada e
Teles,Lídia Cristina da Silva
Ferreira,Léslie Piccolotto
dc.subject.por.fl_str_mv Envelhecimento
Voz
Idoso
Canto
Qualidade de Vida
topic Envelhecimento
Voz
Idoso
Canto
Qualidade de Vida
description RESUMO Introdução Apesar dos vários estudos relacionados à voz na terceira idade e o canto, ainda são necessárias pesquisas que busquem entender os efeitos dessa prática na voz falada de idosos. Objetivo comparar as características da voz falada de idosas com prática de canto coral às de idosas sem essa vivência. Método fizeram parte deste estudo 75 idosas, sendo 50 com prática de canto coral que compuseram o grupo corista (GC) e 25 sem essa prática (GNC), que foram comparadas. Para caracterização das idosas e levantamento de dados referentes aos hábitos de vida e voz, foi aplicado um questionário. Foram coletadas amostras de fala (vogal sustentada, repetição de frases e um trecho de fala espontânea) em uma sala silenciosa com as idosas sentadas. As vozes foram analisadas por três juízes fonoaudiólogos segundo o protocolo Consensus Auditory–Perceptual Evaluation of Voice (CAPE-V). Os dados foram submetidos à análise descritiva e estatística. Resultados as vozes das idosas do GNC apresentaram aumento significativo nos escores relacionados à alteração do grau geral e presença de rugosidade e tensão. Conclusão A análise das características da voz falada de idosas coristas, quando comparada a daquelas que não realizam essa prática, apontou para melhor qualidade vocal no aspecto geral, em decorrência de menor rugosidade e tensão.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-17822016000400446
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-17822016000400446
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/2317-1782/20162015109
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
dc.source.none.fl_str_mv CoDAS v.28 n.4 2016
reponame:CoDAS
instname:Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFA)
instacron:SBFA
instname_str Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFA)
instacron_str SBFA
institution SBFA
reponame_str CoDAS
collection CoDAS
repository.name.fl_str_mv CoDAS - Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFA)
repository.mail.fl_str_mv codas@editoracubo.com.br||revista@codas.org.br
_version_ 1752122441184837632