Percepção da voz em professoras: narrativas de vida entre os espaços do trabalho e do coro cênico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | CoDAS |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-17822019000200314 |
Resumo: | RESUMO Objetivo Investigar a percepção do uso da voz como ferramenta de trabalho e instrumento de expressão de arte, num coro de professoras da Educação Infantil. Método Pesquisa qualitativa, método etnográfico, produção e análise de diário de campo e observação participante. Cinco narrativas de história de vida elaboradas com professoras participantes e a regente do coro, utilizadas como recurso metodológico na produção de dados e de aproximação entre sujeitos (pesquisadora e participantes). Tais narrativas e o diário de campo foram analisados sob a perspectiva da revisão bibliográfica sobre arte e temas referentes ao objeto da pesquisa previamente elencados: uso da voz na arte e na profissão; a influência da organização do trabalho no uso da voz dessas professoras e como elas cuidam da saúde vocal antes e depois da participação no coro cênico. Resultados A arte, a música e a participação em um coro cênico podem ser uma estratégia eficiente para a promoção da saúde vocal e também para a escolha de estilos de vida nos quais essas mulheres exercitam o cuidado de si. Conclusão Foi constatada pouca oferta de programas de prevenção e promoção de saúde vocal para as professoras, tanto no sistema de saúde quanto aqueles disponibilizados pelas instituições em que as docentes atuam. |
id |
SBFA-1_e07b31980d355304b41e819e62a6e8c2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S2317-17822019000200314 |
network_acronym_str |
SBFA-1 |
network_name_str |
CoDAS |
repository_id_str |
|
spelling |
Percepção da voz em professoras: narrativas de vida entre os espaços do trabalho e do coro cênicoVozCantoDocentesSaúde do TrabalhadorDistúrbios da VozRESUMO Objetivo Investigar a percepção do uso da voz como ferramenta de trabalho e instrumento de expressão de arte, num coro de professoras da Educação Infantil. Método Pesquisa qualitativa, método etnográfico, produção e análise de diário de campo e observação participante. Cinco narrativas de história de vida elaboradas com professoras participantes e a regente do coro, utilizadas como recurso metodológico na produção de dados e de aproximação entre sujeitos (pesquisadora e participantes). Tais narrativas e o diário de campo foram analisados sob a perspectiva da revisão bibliográfica sobre arte e temas referentes ao objeto da pesquisa previamente elencados: uso da voz na arte e na profissão; a influência da organização do trabalho no uso da voz dessas professoras e como elas cuidam da saúde vocal antes e depois da participação no coro cênico. Resultados A arte, a música e a participação em um coro cênico podem ser uma estratégia eficiente para a promoção da saúde vocal e também para a escolha de estilos de vida nos quais essas mulheres exercitam o cuidado de si. Conclusão Foi constatada pouca oferta de programas de prevenção e promoção de saúde vocal para as professoras, tanto no sistema de saúde quanto aqueles disponibilizados pelas instituições em que as docentes atuam.Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia2019-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-17822019000200314CoDAS v.31 n.2 2019reponame:CoDASinstname:Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFA)instacron:SBFA10.1590/2317-1782/20182018200info:eu-repo/semantics/openAccessBlanco,Eliane Selma do ValleImbrizi,Jaquelina Mariapor2019-04-18T00:00:00Zoai:scielo:S2317-17822019000200314Revistahttps://www.codas.org.br/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcodas@editoracubo.com.br||revista@codas.org.br2317-17822317-1782opendoar:2019-04-18T00:00CoDAS - Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Percepção da voz em professoras: narrativas de vida entre os espaços do trabalho e do coro cênico |
title |
Percepção da voz em professoras: narrativas de vida entre os espaços do trabalho e do coro cênico |
spellingShingle |
Percepção da voz em professoras: narrativas de vida entre os espaços do trabalho e do coro cênico Blanco,Eliane Selma do Valle Voz Canto Docentes Saúde do Trabalhador Distúrbios da Voz |
title_short |
Percepção da voz em professoras: narrativas de vida entre os espaços do trabalho e do coro cênico |
title_full |
Percepção da voz em professoras: narrativas de vida entre os espaços do trabalho e do coro cênico |
title_fullStr |
Percepção da voz em professoras: narrativas de vida entre os espaços do trabalho e do coro cênico |
title_full_unstemmed |
Percepção da voz em professoras: narrativas de vida entre os espaços do trabalho e do coro cênico |
title_sort |
Percepção da voz em professoras: narrativas de vida entre os espaços do trabalho e do coro cênico |
author |
Blanco,Eliane Selma do Valle |
author_facet |
Blanco,Eliane Selma do Valle Imbrizi,Jaquelina Maria |
author_role |
author |
author2 |
Imbrizi,Jaquelina Maria |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Blanco,Eliane Selma do Valle Imbrizi,Jaquelina Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Voz Canto Docentes Saúde do Trabalhador Distúrbios da Voz |
topic |
Voz Canto Docentes Saúde do Trabalhador Distúrbios da Voz |
description |
RESUMO Objetivo Investigar a percepção do uso da voz como ferramenta de trabalho e instrumento de expressão de arte, num coro de professoras da Educação Infantil. Método Pesquisa qualitativa, método etnográfico, produção e análise de diário de campo e observação participante. Cinco narrativas de história de vida elaboradas com professoras participantes e a regente do coro, utilizadas como recurso metodológico na produção de dados e de aproximação entre sujeitos (pesquisadora e participantes). Tais narrativas e o diário de campo foram analisados sob a perspectiva da revisão bibliográfica sobre arte e temas referentes ao objeto da pesquisa previamente elencados: uso da voz na arte e na profissão; a influência da organização do trabalho no uso da voz dessas professoras e como elas cuidam da saúde vocal antes e depois da participação no coro cênico. Resultados A arte, a música e a participação em um coro cênico podem ser uma estratégia eficiente para a promoção da saúde vocal e também para a escolha de estilos de vida nos quais essas mulheres exercitam o cuidado de si. Conclusão Foi constatada pouca oferta de programas de prevenção e promoção de saúde vocal para as professoras, tanto no sistema de saúde quanto aqueles disponibilizados pelas instituições em que as docentes atuam. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-17822019000200314 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-17822019000200314 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/2317-1782/20182018200 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia |
dc.source.none.fl_str_mv |
CoDAS v.31 n.2 2019 reponame:CoDAS instname:Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFA) instacron:SBFA |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFA) |
instacron_str |
SBFA |
institution |
SBFA |
reponame_str |
CoDAS |
collection |
CoDAS |
repository.name.fl_str_mv |
CoDAS - Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFA) |
repository.mail.fl_str_mv |
codas@editoracubo.com.br||revista@codas.org.br |
_version_ |
1752122442495557632 |