Percurso acadêmico e competências profissionais na percepção de egressos de Fonoaudiologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maciel,Caroline Azevedo
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Escarce,Andrezza Gonzalez, Motta,Andréa Rodrigues, Teixeira,Letícia Caldas
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: CoDAS
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-17822021000400302
Resumo: RESUMO Objetivo Analisar os fatores associados à inserção profissional de egressos de Fonoaudiologia. Método Estudo observacional analítico de delineamento transversal, com amostra não probabilística, composta por 245 egressos de um curso de Fonoaudiologia no Brasil. Aplicou-se um questionário com questões objetivas e abertas, segmentadas em seis eixos e foi realizada análise bivariada e multivariada dos dados. Resultados Houve associação entre egressos que trabalham como fonoaudiólogos e as variáveis, sexo (p=0,031), idade (p≤0,001), iniciativa (p=0,001), capacidade de liderança (p=0,001), capacidade de tomar decisões (p=0,001), capacidade de trabalhar em equipe (p=0,001), competências gerenciais (p=0,034), interesse por novos conhecimentos (p≤0,001), orgulho pela profissão (p=0,001), rede de contatos (p=0,001) e participação em projetos de extensão (p≤0,001). A chance de estar inserido do mercado de trabalho como fonoaudiólogo foi maior para os egressos que adquiriram rede de contatos durante a graduação (3,3 vezes mais); tinham interesse pelo conhecimento (3,2 vezes mais); desenvolveram capacidade de liderança (2,6 vezes mais); tinham idade até 29 anos (0,3 vezes mais) e realizaram projetos de extensão durante a graduação (0,2 vezes mais). Conclusão Egressos de Fonoaudiologia que desenvolvem rede de contatos, têm interesse pelo conhecimento, desenvolvem capacidade de liderança e participam de projetos de extensão durante a graduação têm mais chances de inserção no mercado de trabalho como fonoaudiólogos.
id SBFA-1_e3864f7c5f6b94373e96e3901a17ca72
oai_identifier_str oai:scielo:S2317-17822021000400302
network_acronym_str SBFA-1
network_name_str CoDAS
repository_id_str
spelling Percurso acadêmico e competências profissionais na percepção de egressos de FonoaudiologiaFonoaudiologiaEstudanteMercado de TrabalhoPrática ProfissionalAvaliação EducacionalRESUMO Objetivo Analisar os fatores associados à inserção profissional de egressos de Fonoaudiologia. Método Estudo observacional analítico de delineamento transversal, com amostra não probabilística, composta por 245 egressos de um curso de Fonoaudiologia no Brasil. Aplicou-se um questionário com questões objetivas e abertas, segmentadas em seis eixos e foi realizada análise bivariada e multivariada dos dados. Resultados Houve associação entre egressos que trabalham como fonoaudiólogos e as variáveis, sexo (p=0,031), idade (p≤0,001), iniciativa (p=0,001), capacidade de liderança (p=0,001), capacidade de tomar decisões (p=0,001), capacidade de trabalhar em equipe (p=0,001), competências gerenciais (p=0,034), interesse por novos conhecimentos (p≤0,001), orgulho pela profissão (p=0,001), rede de contatos (p=0,001) e participação em projetos de extensão (p≤0,001). A chance de estar inserido do mercado de trabalho como fonoaudiólogo foi maior para os egressos que adquiriram rede de contatos durante a graduação (3,3 vezes mais); tinham interesse pelo conhecimento (3,2 vezes mais); desenvolveram capacidade de liderança (2,6 vezes mais); tinham idade até 29 anos (0,3 vezes mais) e realizaram projetos de extensão durante a graduação (0,2 vezes mais). Conclusão Egressos de Fonoaudiologia que desenvolvem rede de contatos, têm interesse pelo conhecimento, desenvolvem capacidade de liderança e participam de projetos de extensão durante a graduação têm mais chances de inserção no mercado de trabalho como fonoaudiólogos.Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia2021-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-17822021000400302CoDAS v.33 n.4 2021reponame:CoDASinstname:Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFA)instacron:SBFA10.1590/2317-1782/20202020130info:eu-repo/semantics/openAccessMaciel,Caroline AzevedoEscarce,Andrezza GonzalezMotta,Andréa RodriguesTeixeira,Letícia Caldaspor2021-06-30T00:00:00Zoai:scielo:S2317-17822021000400302Revistahttps://www.codas.org.br/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcodas@editoracubo.com.br||revista@codas.org.br2317-17822317-1782opendoar:2021-06-30T00:00CoDAS - Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFA)false
dc.title.none.fl_str_mv Percurso acadêmico e competências profissionais na percepção de egressos de Fonoaudiologia
title Percurso acadêmico e competências profissionais na percepção de egressos de Fonoaudiologia
spellingShingle Percurso acadêmico e competências profissionais na percepção de egressos de Fonoaudiologia
Maciel,Caroline Azevedo
Fonoaudiologia
Estudante
Mercado de Trabalho
Prática Profissional
Avaliação Educacional
title_short Percurso acadêmico e competências profissionais na percepção de egressos de Fonoaudiologia
title_full Percurso acadêmico e competências profissionais na percepção de egressos de Fonoaudiologia
title_fullStr Percurso acadêmico e competências profissionais na percepção de egressos de Fonoaudiologia
title_full_unstemmed Percurso acadêmico e competências profissionais na percepção de egressos de Fonoaudiologia
title_sort Percurso acadêmico e competências profissionais na percepção de egressos de Fonoaudiologia
author Maciel,Caroline Azevedo
author_facet Maciel,Caroline Azevedo
Escarce,Andrezza Gonzalez
Motta,Andréa Rodrigues
Teixeira,Letícia Caldas
author_role author
author2 Escarce,Andrezza Gonzalez
Motta,Andréa Rodrigues
Teixeira,Letícia Caldas
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Maciel,Caroline Azevedo
Escarce,Andrezza Gonzalez
Motta,Andréa Rodrigues
Teixeira,Letícia Caldas
dc.subject.por.fl_str_mv Fonoaudiologia
Estudante
Mercado de Trabalho
Prática Profissional
Avaliação Educacional
topic Fonoaudiologia
Estudante
Mercado de Trabalho
Prática Profissional
Avaliação Educacional
description RESUMO Objetivo Analisar os fatores associados à inserção profissional de egressos de Fonoaudiologia. Método Estudo observacional analítico de delineamento transversal, com amostra não probabilística, composta por 245 egressos de um curso de Fonoaudiologia no Brasil. Aplicou-se um questionário com questões objetivas e abertas, segmentadas em seis eixos e foi realizada análise bivariada e multivariada dos dados. Resultados Houve associação entre egressos que trabalham como fonoaudiólogos e as variáveis, sexo (p=0,031), idade (p≤0,001), iniciativa (p=0,001), capacidade de liderança (p=0,001), capacidade de tomar decisões (p=0,001), capacidade de trabalhar em equipe (p=0,001), competências gerenciais (p=0,034), interesse por novos conhecimentos (p≤0,001), orgulho pela profissão (p=0,001), rede de contatos (p=0,001) e participação em projetos de extensão (p≤0,001). A chance de estar inserido do mercado de trabalho como fonoaudiólogo foi maior para os egressos que adquiriram rede de contatos durante a graduação (3,3 vezes mais); tinham interesse pelo conhecimento (3,2 vezes mais); desenvolveram capacidade de liderança (2,6 vezes mais); tinham idade até 29 anos (0,3 vezes mais) e realizaram projetos de extensão durante a graduação (0,2 vezes mais). Conclusão Egressos de Fonoaudiologia que desenvolvem rede de contatos, têm interesse pelo conhecimento, desenvolvem capacidade de liderança e participam de projetos de extensão durante a graduação têm mais chances de inserção no mercado de trabalho como fonoaudiólogos.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-17822021000400302
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-17822021000400302
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/2317-1782/20202020130
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
dc.source.none.fl_str_mv CoDAS v.33 n.4 2021
reponame:CoDAS
instname:Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFA)
instacron:SBFA
instname_str Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFA)
instacron_str SBFA
institution SBFA
reponame_str CoDAS
collection CoDAS
repository.name.fl_str_mv CoDAS - Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFA)
repository.mail.fl_str_mv codas@editoracubo.com.br||revista@codas.org.br
_version_ 1752122443335467008