Percurso acadêmico e competências profissionais na percepção de egressos de Fonoaudiologia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | CoDAS |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-17822021000400302 |
Resumo: | RESUMO Objetivo Analisar os fatores associados à inserção profissional de egressos de Fonoaudiologia. Método Estudo observacional analítico de delineamento transversal, com amostra não probabilística, composta por 245 egressos de um curso de Fonoaudiologia no Brasil. Aplicou-se um questionário com questões objetivas e abertas, segmentadas em seis eixos e foi realizada análise bivariada e multivariada dos dados. Resultados Houve associação entre egressos que trabalham como fonoaudiólogos e as variáveis, sexo (p=0,031), idade (p≤0,001), iniciativa (p=0,001), capacidade de liderança (p=0,001), capacidade de tomar decisões (p=0,001), capacidade de trabalhar em equipe (p=0,001), competências gerenciais (p=0,034), interesse por novos conhecimentos (p≤0,001), orgulho pela profissão (p=0,001), rede de contatos (p=0,001) e participação em projetos de extensão (p≤0,001). A chance de estar inserido do mercado de trabalho como fonoaudiólogo foi maior para os egressos que adquiriram rede de contatos durante a graduação (3,3 vezes mais); tinham interesse pelo conhecimento (3,2 vezes mais); desenvolveram capacidade de liderança (2,6 vezes mais); tinham idade até 29 anos (0,3 vezes mais) e realizaram projetos de extensão durante a graduação (0,2 vezes mais). Conclusão Egressos de Fonoaudiologia que desenvolvem rede de contatos, têm interesse pelo conhecimento, desenvolvem capacidade de liderança e participam de projetos de extensão durante a graduação têm mais chances de inserção no mercado de trabalho como fonoaudiólogos. |
id |
SBFA-1_e3864f7c5f6b94373e96e3901a17ca72 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S2317-17822021000400302 |
network_acronym_str |
SBFA-1 |
network_name_str |
CoDAS |
repository_id_str |
|
spelling |
Percurso acadêmico e competências profissionais na percepção de egressos de FonoaudiologiaFonoaudiologiaEstudanteMercado de TrabalhoPrática ProfissionalAvaliação EducacionalRESUMO Objetivo Analisar os fatores associados à inserção profissional de egressos de Fonoaudiologia. Método Estudo observacional analítico de delineamento transversal, com amostra não probabilística, composta por 245 egressos de um curso de Fonoaudiologia no Brasil. Aplicou-se um questionário com questões objetivas e abertas, segmentadas em seis eixos e foi realizada análise bivariada e multivariada dos dados. Resultados Houve associação entre egressos que trabalham como fonoaudiólogos e as variáveis, sexo (p=0,031), idade (p≤0,001), iniciativa (p=0,001), capacidade de liderança (p=0,001), capacidade de tomar decisões (p=0,001), capacidade de trabalhar em equipe (p=0,001), competências gerenciais (p=0,034), interesse por novos conhecimentos (p≤0,001), orgulho pela profissão (p=0,001), rede de contatos (p=0,001) e participação em projetos de extensão (p≤0,001). A chance de estar inserido do mercado de trabalho como fonoaudiólogo foi maior para os egressos que adquiriram rede de contatos durante a graduação (3,3 vezes mais); tinham interesse pelo conhecimento (3,2 vezes mais); desenvolveram capacidade de liderança (2,6 vezes mais); tinham idade até 29 anos (0,3 vezes mais) e realizaram projetos de extensão durante a graduação (0,2 vezes mais). Conclusão Egressos de Fonoaudiologia que desenvolvem rede de contatos, têm interesse pelo conhecimento, desenvolvem capacidade de liderança e participam de projetos de extensão durante a graduação têm mais chances de inserção no mercado de trabalho como fonoaudiólogos.Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia2021-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-17822021000400302CoDAS v.33 n.4 2021reponame:CoDASinstname:Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFA)instacron:SBFA10.1590/2317-1782/20202020130info:eu-repo/semantics/openAccessMaciel,Caroline AzevedoEscarce,Andrezza GonzalezMotta,Andréa RodriguesTeixeira,Letícia Caldaspor2021-06-30T00:00:00Zoai:scielo:S2317-17822021000400302Revistahttps://www.codas.org.br/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcodas@editoracubo.com.br||revista@codas.org.br2317-17822317-1782opendoar:2021-06-30T00:00CoDAS - Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Percurso acadêmico e competências profissionais na percepção de egressos de Fonoaudiologia |
title |
Percurso acadêmico e competências profissionais na percepção de egressos de Fonoaudiologia |
spellingShingle |
Percurso acadêmico e competências profissionais na percepção de egressos de Fonoaudiologia Maciel,Caroline Azevedo Fonoaudiologia Estudante Mercado de Trabalho Prática Profissional Avaliação Educacional |
title_short |
Percurso acadêmico e competências profissionais na percepção de egressos de Fonoaudiologia |
title_full |
Percurso acadêmico e competências profissionais na percepção de egressos de Fonoaudiologia |
title_fullStr |
Percurso acadêmico e competências profissionais na percepção de egressos de Fonoaudiologia |
title_full_unstemmed |
Percurso acadêmico e competências profissionais na percepção de egressos de Fonoaudiologia |
title_sort |
Percurso acadêmico e competências profissionais na percepção de egressos de Fonoaudiologia |
author |
Maciel,Caroline Azevedo |
author_facet |
Maciel,Caroline Azevedo Escarce,Andrezza Gonzalez Motta,Andréa Rodrigues Teixeira,Letícia Caldas |
author_role |
author |
author2 |
Escarce,Andrezza Gonzalez Motta,Andréa Rodrigues Teixeira,Letícia Caldas |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Maciel,Caroline Azevedo Escarce,Andrezza Gonzalez Motta,Andréa Rodrigues Teixeira,Letícia Caldas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Fonoaudiologia Estudante Mercado de Trabalho Prática Profissional Avaliação Educacional |
topic |
Fonoaudiologia Estudante Mercado de Trabalho Prática Profissional Avaliação Educacional |
description |
RESUMO Objetivo Analisar os fatores associados à inserção profissional de egressos de Fonoaudiologia. Método Estudo observacional analítico de delineamento transversal, com amostra não probabilística, composta por 245 egressos de um curso de Fonoaudiologia no Brasil. Aplicou-se um questionário com questões objetivas e abertas, segmentadas em seis eixos e foi realizada análise bivariada e multivariada dos dados. Resultados Houve associação entre egressos que trabalham como fonoaudiólogos e as variáveis, sexo (p=0,031), idade (p≤0,001), iniciativa (p=0,001), capacidade de liderança (p=0,001), capacidade de tomar decisões (p=0,001), capacidade de trabalhar em equipe (p=0,001), competências gerenciais (p=0,034), interesse por novos conhecimentos (p≤0,001), orgulho pela profissão (p=0,001), rede de contatos (p=0,001) e participação em projetos de extensão (p≤0,001). A chance de estar inserido do mercado de trabalho como fonoaudiólogo foi maior para os egressos que adquiriram rede de contatos durante a graduação (3,3 vezes mais); tinham interesse pelo conhecimento (3,2 vezes mais); desenvolveram capacidade de liderança (2,6 vezes mais); tinham idade até 29 anos (0,3 vezes mais) e realizaram projetos de extensão durante a graduação (0,2 vezes mais). Conclusão Egressos de Fonoaudiologia que desenvolvem rede de contatos, têm interesse pelo conhecimento, desenvolvem capacidade de liderança e participam de projetos de extensão durante a graduação têm mais chances de inserção no mercado de trabalho como fonoaudiólogos. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-17822021000400302 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-17822021000400302 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/2317-1782/20202020130 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia |
dc.source.none.fl_str_mv |
CoDAS v.33 n.4 2021 reponame:CoDAS instname:Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFA) instacron:SBFA |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFA) |
instacron_str |
SBFA |
institution |
SBFA |
reponame_str |
CoDAS |
collection |
CoDAS |
repository.name.fl_str_mv |
CoDAS - Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFA) |
repository.mail.fl_str_mv |
codas@editoracubo.com.br||revista@codas.org.br |
_version_ |
1752122443335467008 |