Vocabulário e compreensão verbal de escolares com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barini,Nayara Salomão
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Hage,Simone Rocha De Vasconcellos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: CoDAS
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-17822015000500446
Resumo: RESUMO Objetivo: Comparar o vocabulário receptivo e a compreensão verbal de escolares com e sem Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e, ainda, confrontar o desempenho deles com os valores normativos dos testes aplicados. Métodos: 40 crianças em idade escolar com e sem TDAH foram submetidas a dois testes de linguagem receptiva, TVfusp e Token Test. Análise descritiva foi realizada, obtendo-se os valores de média, mediana, mínimo, máximo e quartis. Para uma análise comparativa entre os grupos foi realizado o teste t de Student. Para a comparação dos desempenhos obtidos pelos escolares com os valores de referência dos testes aplicados foi utilizado o Teste de Mann-Whitney (p<0,05). Resultados: Em todas as medidas estudadas, o desempenho das crianças com TDAH foi inferior ao das sem o transtorno, no TVfusp e no Token Test. A comparação demonstrou diferença significativa, sendo que 50% e 5% das crianças com TDAH apresentaram pontuação na média, respectivamente, no TVfusp e no Token Test, considerando os valores normativos dos testes. Conclusão: Escolares com TDAH apresentaram vocabulário mais restrito e mais dificuldades de compreensão verbal quando comparados aos seus pares sem o transtorno. O confronto do desempenho obtido pelos grupos com os valores normativos do TVfusp e do Token Test indicou que uma parcela das crianças com TDAH apresenta desempenho dentro da média nos testes aplicados. Este estudo chama a atenção para a importância de investigações mais abrangentes em crianças com suspeita de TDAH, indo além da verificação da presença ou ausência dos sintomas nucleares e suas relações com baixo desempenho acadêmico.
id SBFA-1_e958f5e3638d5fc64a098a4b001f494a
oai_identifier_str oai:scielo:S2317-17822015000500446
network_acronym_str SBFA-1
network_name_str CoDAS
repository_id_str
spelling Vocabulário e compreensão verbal de escolares com Transtorno do Déficit de Atenção e HiperatividadeTranstorno do Déficit de Atenção e HiperatividadeTranstornos da LinguagemTestes de LinguagemComunicaçãoFonoaudiologiaRESUMO Objetivo: Comparar o vocabulário receptivo e a compreensão verbal de escolares com e sem Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e, ainda, confrontar o desempenho deles com os valores normativos dos testes aplicados. Métodos: 40 crianças em idade escolar com e sem TDAH foram submetidas a dois testes de linguagem receptiva, TVfusp e Token Test. Análise descritiva foi realizada, obtendo-se os valores de média, mediana, mínimo, máximo e quartis. Para uma análise comparativa entre os grupos foi realizado o teste t de Student. Para a comparação dos desempenhos obtidos pelos escolares com os valores de referência dos testes aplicados foi utilizado o Teste de Mann-Whitney (p<0,05). Resultados: Em todas as medidas estudadas, o desempenho das crianças com TDAH foi inferior ao das sem o transtorno, no TVfusp e no Token Test. A comparação demonstrou diferença significativa, sendo que 50% e 5% das crianças com TDAH apresentaram pontuação na média, respectivamente, no TVfusp e no Token Test, considerando os valores normativos dos testes. Conclusão: Escolares com TDAH apresentaram vocabulário mais restrito e mais dificuldades de compreensão verbal quando comparados aos seus pares sem o transtorno. O confronto do desempenho obtido pelos grupos com os valores normativos do TVfusp e do Token Test indicou que uma parcela das crianças com TDAH apresenta desempenho dentro da média nos testes aplicados. Este estudo chama a atenção para a importância de investigações mais abrangentes em crianças com suspeita de TDAH, indo além da verificação da presença ou ausência dos sintomas nucleares e suas relações com baixo desempenho acadêmico.Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia2015-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-17822015000500446CoDAS v.27 n.5 2015reponame:CoDASinstname:Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFA)instacron:SBFA10.1590/2317-1782/20152015022info:eu-repo/semantics/openAccessBarini,Nayara SalomãoHage,Simone Rocha De Vasconcellospor2015-12-03T00:00:00Zoai:scielo:S2317-17822015000500446Revistahttps://www.codas.org.br/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcodas@editoracubo.com.br||revista@codas.org.br2317-17822317-1782opendoar:2015-12-03T00:00CoDAS - Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFA)false
dc.title.none.fl_str_mv Vocabulário e compreensão verbal de escolares com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade
title Vocabulário e compreensão verbal de escolares com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade
spellingShingle Vocabulário e compreensão verbal de escolares com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade
Barini,Nayara Salomão
Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade
Transtornos da Linguagem
Testes de Linguagem
Comunicação
Fonoaudiologia
title_short Vocabulário e compreensão verbal de escolares com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade
title_full Vocabulário e compreensão verbal de escolares com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade
title_fullStr Vocabulário e compreensão verbal de escolares com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade
title_full_unstemmed Vocabulário e compreensão verbal de escolares com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade
title_sort Vocabulário e compreensão verbal de escolares com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade
author Barini,Nayara Salomão
author_facet Barini,Nayara Salomão
Hage,Simone Rocha De Vasconcellos
author_role author
author2 Hage,Simone Rocha De Vasconcellos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barini,Nayara Salomão
Hage,Simone Rocha De Vasconcellos
dc.subject.por.fl_str_mv Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade
Transtornos da Linguagem
Testes de Linguagem
Comunicação
Fonoaudiologia
topic Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade
Transtornos da Linguagem
Testes de Linguagem
Comunicação
Fonoaudiologia
description RESUMO Objetivo: Comparar o vocabulário receptivo e a compreensão verbal de escolares com e sem Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e, ainda, confrontar o desempenho deles com os valores normativos dos testes aplicados. Métodos: 40 crianças em idade escolar com e sem TDAH foram submetidas a dois testes de linguagem receptiva, TVfusp e Token Test. Análise descritiva foi realizada, obtendo-se os valores de média, mediana, mínimo, máximo e quartis. Para uma análise comparativa entre os grupos foi realizado o teste t de Student. Para a comparação dos desempenhos obtidos pelos escolares com os valores de referência dos testes aplicados foi utilizado o Teste de Mann-Whitney (p<0,05). Resultados: Em todas as medidas estudadas, o desempenho das crianças com TDAH foi inferior ao das sem o transtorno, no TVfusp e no Token Test. A comparação demonstrou diferença significativa, sendo que 50% e 5% das crianças com TDAH apresentaram pontuação na média, respectivamente, no TVfusp e no Token Test, considerando os valores normativos dos testes. Conclusão: Escolares com TDAH apresentaram vocabulário mais restrito e mais dificuldades de compreensão verbal quando comparados aos seus pares sem o transtorno. O confronto do desempenho obtido pelos grupos com os valores normativos do TVfusp e do Token Test indicou que uma parcela das crianças com TDAH apresenta desempenho dentro da média nos testes aplicados. Este estudo chama a atenção para a importância de investigações mais abrangentes em crianças com suspeita de TDAH, indo além da verificação da presença ou ausência dos sintomas nucleares e suas relações com baixo desempenho acadêmico.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-10-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-17822015000500446
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-17822015000500446
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/2317-1782/20152015022
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
dc.source.none.fl_str_mv CoDAS v.27 n.5 2015
reponame:CoDAS
instname:Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFA)
instacron:SBFA
instname_str Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFA)
instacron_str SBFA
institution SBFA
reponame_str CoDAS
collection CoDAS
repository.name.fl_str_mv CoDAS - Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFA)
repository.mail.fl_str_mv codas@editoracubo.com.br||revista@codas.org.br
_version_ 1752122440763310080