Ordenação temporal e competência leitora de palavras e pseudopalavras: estudo preliminar
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Summary: | RESUMO Objetivo Analisar a associação entre habilidades de ordenação temporal simples e complexas e tarefas de competência leitora em escolares. Método Etapa piloto de estudo transversal com amostra não probabilística, realizada com 22 escolares, na faixa etária de oito a dez anos. Foram utilizados os instrumentos de avaliação da competência leitora e de avaliação das habilidades auditivas de ordenação temporal simples e complexa. Resultados As habilidades auditivas de ordenação temporal simples, assim como os resultados do teste de competência leitora, apresentaram resultado normal na maioria dos participantes. As habilidades de ordenação temporal complexa, por sua vez, apresentaram resultado inadequado na maioria dos escolares. A associação da competência leitora com o processamento temporal não demonstrou significância estatística. Conclusão O estudo demonstrou a importância da realização de estudos mais robustos e a viabilidade de coleta de dados no cenário escolar. |
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Ordenação temporal e competência leitora de palavras e pseudopalavras: estudo preliminarInstituições AcadêmicasPercepção AuditivaCompreensãoLeituraLinguagemFonoaudiologiaRESUMO Objetivo Analisar a associação entre habilidades de ordenação temporal simples e complexas e tarefas de competência leitora em escolares. Método Etapa piloto de estudo transversal com amostra não probabilística, realizada com 22 escolares, na faixa etária de oito a dez anos. Foram utilizados os instrumentos de avaliação da competência leitora e de avaliação das habilidades auditivas de ordenação temporal simples e complexa. Resultados As habilidades auditivas de ordenação temporal simples, assim como os resultados do teste de competência leitora, apresentaram resultado normal na maioria dos participantes. As habilidades de ordenação temporal complexa, por sua vez, apresentaram resultado inadequado na maioria dos escolares. A associação da competência leitora com o processamento temporal não demonstrou significância estatística. Conclusão O estudo demonstrou a importância da realização de estudos mais robustos e a viabilidade de coleta de dados no cenário escolar.Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia2018-01-01info:eu-repo/semantics/reportinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-17822018000200502CoDAS v.30 n.2 2018reponame:CoDASinstname:Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFA)instacron:SBFA10.1590/2317-1782/20182017102info:eu-repo/semantics/openAccessSouza,Cintia Alves deEscarce,Andrezza GonzalezLemos,Stela Maris Aguiarpor2018-05-14T00:00:00Zoai:scielo:S2317-17822018000200502Revistahttps://www.codas.org.br/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcodas@editoracubo.com.br||revista@codas.org.br2317-17822317-1782opendoar:2018-05-14T00:00CoDAS - Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFA)false |
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