Composição química e avaliação da atividade antibacteriana e toxicidade do óleo essencial de Croton zehntneri (variedade estragol)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa,José G. M. da
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Rodrigues,Fabíola F. G., Angélico,Elissandra C., Pereira,Carla K. B., Souza,Erlânio O. de, Caldas,Germana F. R., Silva,Monalisa R., Santos,Nara K. A., Mota,Magaly L., Santos,Paula F. dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Farmacognosia (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-695X2008000400015
Resumo: Tendo em vista que bactérias resistentes a antimicrobianos representam um desafio no tratamento de infecções, é notória a necessidade de encontrar novas substâncias com propriedades antimicrobianas para serem utilizadas no combate a esses microrganismos. Este trabalho relata a avaliação da atividade antibacteriana, toxicidade e identificação dos componentes químicos do óleo essencial de Croton zehntneri (variedade estragol), planta utilizada na medicina popular como calmante e estimulante do apetite. A atividade antimicrobiana e a concentração inibitória mínima (CIM) foram determinadas pelo método de difusão em discos. A avaliação da toxicidade foi realizada frente à Artemia salina com resultado considerado ativo (CL50 < 100 µg/mL). O óleo essencial das folhas apresentou atividade antibacteriana frente a todas as bactérias testadas exceto contra Salmonella typhimurium, sendo o melhor resultado frente a Shigella flexneri com CIM de 50 µg/mL. A análise da composição química foi obtida por cromatografia gasosa acoplada a espectrometria de massa (CG/EM) e permitiu identificar um total de 97,4% dos componentes, com presença majoritária de estragol (76,8%). A presença de tal constituinte nos impulsiona a realização de estudos com outras bactérias, já que o estragol foi anteriormente relatado como sendo responsável por atividades antibacterianas.
id SBFGNOSIA-1_1eb0afbff56d6437b1b527bc3273b5ad
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-695X2008000400015
network_acronym_str SBFGNOSIA-1
network_name_str Revista Brasileira de Farmacognosia (Online)
repository_id_str
spelling Composição química e avaliação da atividade antibacteriana e toxicidade do óleo essencial de Croton zehntneri (variedade estragol)Croton zehntneriEuphorbiaceaeEstragolÓleo essencialAtividade antibacterianaToxicidadeCIMTendo em vista que bactérias resistentes a antimicrobianos representam um desafio no tratamento de infecções, é notória a necessidade de encontrar novas substâncias com propriedades antimicrobianas para serem utilizadas no combate a esses microrganismos. Este trabalho relata a avaliação da atividade antibacteriana, toxicidade e identificação dos componentes químicos do óleo essencial de Croton zehntneri (variedade estragol), planta utilizada na medicina popular como calmante e estimulante do apetite. A atividade antimicrobiana e a concentração inibitória mínima (CIM) foram determinadas pelo método de difusão em discos. A avaliação da toxicidade foi realizada frente à Artemia salina com resultado considerado ativo (CL50 < 100 µg/mL). O óleo essencial das folhas apresentou atividade antibacteriana frente a todas as bactérias testadas exceto contra Salmonella typhimurium, sendo o melhor resultado frente a Shigella flexneri com CIM de 50 µg/mL. A análise da composição química foi obtida por cromatografia gasosa acoplada a espectrometria de massa (CG/EM) e permitiu identificar um total de 97,4% dos componentes, com presença majoritária de estragol (76,8%). A presença de tal constituinte nos impulsiona a realização de estudos com outras bactérias, já que o estragol foi anteriormente relatado como sendo responsável por atividades antibacterianas.Sociedade Brasileira de Farmacognosia2008-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-695X2008000400015Revista Brasileira de Farmacognosia v.18 n.4 2008reponame:Revista Brasileira de Farmacognosia (Online)instname:Sociedade Brasileira de Farmacognosia (SBFgnosia)instacron:SBFGNOSIA10.1590/S0102-695X2008000400015info:eu-repo/semantics/openAccessCosta,José G. M. daRodrigues,Fabíola F. G.Angélico,Elissandra C.Pereira,Carla K. B.Souza,Erlânio O. deCaldas,Germana F. R.Silva,Monalisa R.Santos,Nara K. A.Mota,Magaly L.Santos,Paula F. dospor2009-02-18T00:00:00Zoai:scielo:S0102-695X2008000400015Revistahttp://www.sbfgnosia.org.br/revista/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprbgnosia@ltf.ufpb.br1981-528X0102-695Xopendoar:2009-02-18T00:00Revista Brasileira de Farmacognosia (Online) - Sociedade Brasileira de Farmacognosia (SBFgnosia)false
dc.title.none.fl_str_mv Composição química e avaliação da atividade antibacteriana e toxicidade do óleo essencial de Croton zehntneri (variedade estragol)
title Composição química e avaliação da atividade antibacteriana e toxicidade do óleo essencial de Croton zehntneri (variedade estragol)
spellingShingle Composição química e avaliação da atividade antibacteriana e toxicidade do óleo essencial de Croton zehntneri (variedade estragol)
Costa,José G. M. da
Croton zehntneri
Euphorbiaceae
Estragol
Óleo essencial
Atividade antibacteriana
Toxicidade
CIM
title_short Composição química e avaliação da atividade antibacteriana e toxicidade do óleo essencial de Croton zehntneri (variedade estragol)
title_full Composição química e avaliação da atividade antibacteriana e toxicidade do óleo essencial de Croton zehntneri (variedade estragol)
title_fullStr Composição química e avaliação da atividade antibacteriana e toxicidade do óleo essencial de Croton zehntneri (variedade estragol)
title_full_unstemmed Composição química e avaliação da atividade antibacteriana e toxicidade do óleo essencial de Croton zehntneri (variedade estragol)
title_sort Composição química e avaliação da atividade antibacteriana e toxicidade do óleo essencial de Croton zehntneri (variedade estragol)
author Costa,José G. M. da
author_facet Costa,José G. M. da
Rodrigues,Fabíola F. G.
Angélico,Elissandra C.
Pereira,Carla K. B.
Souza,Erlânio O. de
Caldas,Germana F. R.
Silva,Monalisa R.
Santos,Nara K. A.
Mota,Magaly L.
Santos,Paula F. dos
author_role author
author2 Rodrigues,Fabíola F. G.
Angélico,Elissandra C.
Pereira,Carla K. B.
Souza,Erlânio O. de
Caldas,Germana F. R.
Silva,Monalisa R.
Santos,Nara K. A.
Mota,Magaly L.
Santos,Paula F. dos
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa,José G. M. da
Rodrigues,Fabíola F. G.
Angélico,Elissandra C.
Pereira,Carla K. B.
Souza,Erlânio O. de
Caldas,Germana F. R.
Silva,Monalisa R.
Santos,Nara K. A.
Mota,Magaly L.
Santos,Paula F. dos
dc.subject.por.fl_str_mv Croton zehntneri
Euphorbiaceae
Estragol
Óleo essencial
Atividade antibacteriana
Toxicidade
CIM
topic Croton zehntneri
Euphorbiaceae
Estragol
Óleo essencial
Atividade antibacteriana
Toxicidade
CIM
description Tendo em vista que bactérias resistentes a antimicrobianos representam um desafio no tratamento de infecções, é notória a necessidade de encontrar novas substâncias com propriedades antimicrobianas para serem utilizadas no combate a esses microrganismos. Este trabalho relata a avaliação da atividade antibacteriana, toxicidade e identificação dos componentes químicos do óleo essencial de Croton zehntneri (variedade estragol), planta utilizada na medicina popular como calmante e estimulante do apetite. A atividade antimicrobiana e a concentração inibitória mínima (CIM) foram determinadas pelo método de difusão em discos. A avaliação da toxicidade foi realizada frente à Artemia salina com resultado considerado ativo (CL50 < 100 µg/mL). O óleo essencial das folhas apresentou atividade antibacteriana frente a todas as bactérias testadas exceto contra Salmonella typhimurium, sendo o melhor resultado frente a Shigella flexneri com CIM de 50 µg/mL. A análise da composição química foi obtida por cromatografia gasosa acoplada a espectrometria de massa (CG/EM) e permitiu identificar um total de 97,4% dos componentes, com presença majoritária de estragol (76,8%). A presença de tal constituinte nos impulsiona a realização de estudos com outras bactérias, já que o estragol foi anteriormente relatado como sendo responsável por atividades antibacterianas.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-695X2008000400015
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-695X2008000400015
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0102-695X2008000400015
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Farmacognosia
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Farmacognosia
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Farmacognosia v.18 n.4 2008
reponame:Revista Brasileira de Farmacognosia (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Farmacognosia (SBFgnosia)
instacron:SBFGNOSIA
instname_str Sociedade Brasileira de Farmacognosia (SBFgnosia)
instacron_str SBFGNOSIA
institution SBFGNOSIA
reponame_str Revista Brasileira de Farmacognosia (Online)
collection Revista Brasileira de Farmacognosia (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Farmacognosia (Online) - Sociedade Brasileira de Farmacognosia (SBFgnosia)
repository.mail.fl_str_mv rbgnosia@ltf.ufpb.br
_version_ 1752122463078055936