Potenciais interações entre fármacos e produtos à base de valeriana ou alho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alexandre,Rodrigo F.
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Bagatini,Fabíola, Simões,Cláudia M. O.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Farmacognosia (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-695X2008000300021
Resumo: Atualmente, as potenciais interações entre fármacos e plantas medicinais e/ou medicamentos fitoterápicos são objetos de inúmeros estudos. Tais estudos são motivados pelo fato de que a fitoterapia é amplamente utilizada em associação com diversos fármacos. Nesta revisão, as informações sobre as principais interações entre produtos elaborados com valeriana ou alho foram localizadas, avaliadas e sistematizadas. Verificou-se que tais plantas podem alterar os perfis farmacocinéticos e/ou farmacodinâmicos de diversos fármacos, podendo provocar conseqüências graves aos pacientes. A valeriana pode aumentar os efeitos adversos dos benzodiazepínicos, reduzir a biodisponibilidade dos fármacos metabolizados pelo sistema P450-CYP3A4 e provocar hemorragias graves quando utilizada juntamente com anticoagulantes orais e antiplaquetários. O alho pode aumentar a biodisponibilidade dos relaxantes musculares, potencializar os efeitos terapêuticos e adversos dos hipoglicemiantes, provocar hemorragias quando administrado juntamente com anticoagulantes orais e antiplaquetários e reduzir a biodisponibilidade dos anti-retrovirais inibidores de protease. Porém, tais potenciais interações não são consensos na literatura, visto que há limitações metodológicas e diferenças significativas entre os estudos localizados. Mesmo assim, o uso de produtos à base de valeriana ou alho, associado com determinados fármacos, deve ser adequadamente monitorado por um profissional da área da saúde.
id SBFGNOSIA-1_7d4aca2d679fb2d0edc3595a34abfe0d
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-695X2008000300021
network_acronym_str SBFGNOSIA-1
network_name_str Revista Brasileira de Farmacognosia (Online)
repository_id_str
spelling Potenciais interações entre fármacos e produtos à base de valeriana ou alhoValeriana officinalisValerianaceaeAllium sativumLiliaceaeinterações medicamentosasvalerianaalhoAtualmente, as potenciais interações entre fármacos e plantas medicinais e/ou medicamentos fitoterápicos são objetos de inúmeros estudos. Tais estudos são motivados pelo fato de que a fitoterapia é amplamente utilizada em associação com diversos fármacos. Nesta revisão, as informações sobre as principais interações entre produtos elaborados com valeriana ou alho foram localizadas, avaliadas e sistematizadas. Verificou-se que tais plantas podem alterar os perfis farmacocinéticos e/ou farmacodinâmicos de diversos fármacos, podendo provocar conseqüências graves aos pacientes. A valeriana pode aumentar os efeitos adversos dos benzodiazepínicos, reduzir a biodisponibilidade dos fármacos metabolizados pelo sistema P450-CYP3A4 e provocar hemorragias graves quando utilizada juntamente com anticoagulantes orais e antiplaquetários. O alho pode aumentar a biodisponibilidade dos relaxantes musculares, potencializar os efeitos terapêuticos e adversos dos hipoglicemiantes, provocar hemorragias quando administrado juntamente com anticoagulantes orais e antiplaquetários e reduzir a biodisponibilidade dos anti-retrovirais inibidores de protease. Porém, tais potenciais interações não são consensos na literatura, visto que há limitações metodológicas e diferenças significativas entre os estudos localizados. Mesmo assim, o uso de produtos à base de valeriana ou alho, associado com determinados fármacos, deve ser adequadamente monitorado por um profissional da área da saúde.Sociedade Brasileira de Farmacognosia2008-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-695X2008000300021Revista Brasileira de Farmacognosia v.18 n.3 2008reponame:Revista Brasileira de Farmacognosia (Online)instname:Sociedade Brasileira de Farmacognosia (SBFgnosia)instacron:SBFGNOSIA10.1590/S0102-695X2008000300021info:eu-repo/semantics/openAccessAlexandre,Rodrigo F.Bagatini,FabíolaSimões,Cláudia M. O.por2008-10-29T00:00:00Zoai:scielo:S0102-695X2008000300021Revistahttp://www.sbfgnosia.org.br/revista/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprbgnosia@ltf.ufpb.br1981-528X0102-695Xopendoar:2008-10-29T00:00Revista Brasileira de Farmacognosia (Online) - Sociedade Brasileira de Farmacognosia (SBFgnosia)false
dc.title.none.fl_str_mv Potenciais interações entre fármacos e produtos à base de valeriana ou alho
title Potenciais interações entre fármacos e produtos à base de valeriana ou alho
spellingShingle Potenciais interações entre fármacos e produtos à base de valeriana ou alho
Alexandre,Rodrigo F.
Valeriana officinalis
Valerianaceae
Allium sativum
Liliaceae
interações medicamentosas
valeriana
alho
title_short Potenciais interações entre fármacos e produtos à base de valeriana ou alho
title_full Potenciais interações entre fármacos e produtos à base de valeriana ou alho
title_fullStr Potenciais interações entre fármacos e produtos à base de valeriana ou alho
title_full_unstemmed Potenciais interações entre fármacos e produtos à base de valeriana ou alho
title_sort Potenciais interações entre fármacos e produtos à base de valeriana ou alho
author Alexandre,Rodrigo F.
author_facet Alexandre,Rodrigo F.
Bagatini,Fabíola
Simões,Cláudia M. O.
author_role author
author2 Bagatini,Fabíola
Simões,Cláudia M. O.
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alexandre,Rodrigo F.
Bagatini,Fabíola
Simões,Cláudia M. O.
dc.subject.por.fl_str_mv Valeriana officinalis
Valerianaceae
Allium sativum
Liliaceae
interações medicamentosas
valeriana
alho
topic Valeriana officinalis
Valerianaceae
Allium sativum
Liliaceae
interações medicamentosas
valeriana
alho
description Atualmente, as potenciais interações entre fármacos e plantas medicinais e/ou medicamentos fitoterápicos são objetos de inúmeros estudos. Tais estudos são motivados pelo fato de que a fitoterapia é amplamente utilizada em associação com diversos fármacos. Nesta revisão, as informações sobre as principais interações entre produtos elaborados com valeriana ou alho foram localizadas, avaliadas e sistematizadas. Verificou-se que tais plantas podem alterar os perfis farmacocinéticos e/ou farmacodinâmicos de diversos fármacos, podendo provocar conseqüências graves aos pacientes. A valeriana pode aumentar os efeitos adversos dos benzodiazepínicos, reduzir a biodisponibilidade dos fármacos metabolizados pelo sistema P450-CYP3A4 e provocar hemorragias graves quando utilizada juntamente com anticoagulantes orais e antiplaquetários. O alho pode aumentar a biodisponibilidade dos relaxantes musculares, potencializar os efeitos terapêuticos e adversos dos hipoglicemiantes, provocar hemorragias quando administrado juntamente com anticoagulantes orais e antiplaquetários e reduzir a biodisponibilidade dos anti-retrovirais inibidores de protease. Porém, tais potenciais interações não são consensos na literatura, visto que há limitações metodológicas e diferenças significativas entre os estudos localizados. Mesmo assim, o uso de produtos à base de valeriana ou alho, associado com determinados fármacos, deve ser adequadamente monitorado por um profissional da área da saúde.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-695X2008000300021
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-695X2008000300021
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0102-695X2008000300021
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Farmacognosia
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Farmacognosia
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Farmacognosia v.18 n.3 2008
reponame:Revista Brasileira de Farmacognosia (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Farmacognosia (SBFgnosia)
instacron:SBFGNOSIA
instname_str Sociedade Brasileira de Farmacognosia (SBFgnosia)
instacron_str SBFGNOSIA
institution SBFGNOSIA
reponame_str Revista Brasileira de Farmacognosia (Online)
collection Revista Brasileira de Farmacognosia (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Farmacognosia (Online) - Sociedade Brasileira de Farmacognosia (SBFgnosia)
repository.mail.fl_str_mv rbgnosia@ltf.ufpb.br
_version_ 1752122463053938688