Estudo de toxicologia clínica de um fitoterápico a base de associações de plantas, mel e própolis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tavares,Janaina P.
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Martins,Ismael L., Vieira,Ariane S., Lima,Francisco A.V., Bezerra,Fernando A.F., Moraes,Manoel O., Moraes,Maria E.A.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Farmacognosia (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-695X2006000300012
Resumo: O estudo objetivou avaliar a segurança clínica do uso de uma formulação fitoterápica composta da associação de Mikania glomerata, Mentha piperita, Eucalyptus globulus e Copaifera multijuga, incorporadas à própolis e mel para tratar doenças respiratórias. O ensaio clínico consistiu de um estudo aberto, com 26 voluntários adultos de ambos os sexos, que receberam quatro doses orais de 15 mL de Saratosse®, durante 28 dias ininterruptos. Os voluntários foram incluídos somente se considerados saudáveis, após exames clínico e complementares que antecederam o estudo. A avaliação laboratorial incluía análises hematológicas, bioquímicas e sorológicas. A mesma avaliação foi repetida após cada semana de tratamento e no pós-estudo, sete dias após a última administração. Os resultados foram submetidos à Análise de Variância (teste de Dunnett), obtendo-se, a menor diferença significante (p < 0,05). O xarope foi bem tolerado. Alguns eventos adversos foram relatados, sendo classificados como possivelmente ou não atribuídos ao fitoterápico. Os índices de hemoglobina, TGO, TGP, creatinina e leucócitos não apresentaram diferenças significativas em relação ao pré-estudo. Todos os parâmetros laboratoriais estiveram dentro das suas respectivas faixas de normalidade. Os exames clínicos, eletrocardiográficos e laboratoriais não evidenciaram sinais de toxicidade nos órgãos e sistemas avaliados.
id SBFGNOSIA-1_acb1cc82e74d93c4062a610c08431284
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-695X2006000300012
network_acronym_str SBFGNOSIA-1
network_name_str Revista Brasileira de Farmacognosia (Online)
repository_id_str
spelling Estudo de toxicologia clínica de um fitoterápico a base de associações de plantas, mel e própolisFarmacologiatoxicidade de drogasfitoterapiaensaios clínicosO estudo objetivou avaliar a segurança clínica do uso de uma formulação fitoterápica composta da associação de Mikania glomerata, Mentha piperita, Eucalyptus globulus e Copaifera multijuga, incorporadas à própolis e mel para tratar doenças respiratórias. O ensaio clínico consistiu de um estudo aberto, com 26 voluntários adultos de ambos os sexos, que receberam quatro doses orais de 15 mL de Saratosse®, durante 28 dias ininterruptos. Os voluntários foram incluídos somente se considerados saudáveis, após exames clínico e complementares que antecederam o estudo. A avaliação laboratorial incluía análises hematológicas, bioquímicas e sorológicas. A mesma avaliação foi repetida após cada semana de tratamento e no pós-estudo, sete dias após a última administração. Os resultados foram submetidos à Análise de Variância (teste de Dunnett), obtendo-se, a menor diferença significante (p < 0,05). O xarope foi bem tolerado. Alguns eventos adversos foram relatados, sendo classificados como possivelmente ou não atribuídos ao fitoterápico. Os índices de hemoglobina, TGO, TGP, creatinina e leucócitos não apresentaram diferenças significativas em relação ao pré-estudo. Todos os parâmetros laboratoriais estiveram dentro das suas respectivas faixas de normalidade. Os exames clínicos, eletrocardiográficos e laboratoriais não evidenciaram sinais de toxicidade nos órgãos e sistemas avaliados.Sociedade Brasileira de Farmacognosia2006-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-695X2006000300012Revista Brasileira de Farmacognosia v.16 n.3 2006reponame:Revista Brasileira de Farmacognosia (Online)instname:Sociedade Brasileira de Farmacognosia (SBFgnosia)instacron:SBFGNOSIA10.1590/S0102-695X2006000300012info:eu-repo/semantics/openAccessTavares,Janaina P.Martins,Ismael L.Vieira,Ariane S.Lima,Francisco A.V.Bezerra,Fernando A.F.Moraes,Manoel O.Moraes,Maria E.A.por2008-01-28T00:00:00Zoai:scielo:S0102-695X2006000300012Revistahttp://www.sbfgnosia.org.br/revista/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprbgnosia@ltf.ufpb.br1981-528X0102-695Xopendoar:2008-01-28T00:00Revista Brasileira de Farmacognosia (Online) - Sociedade Brasileira de Farmacognosia (SBFgnosia)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudo de toxicologia clínica de um fitoterápico a base de associações de plantas, mel e própolis
title Estudo de toxicologia clínica de um fitoterápico a base de associações de plantas, mel e própolis
spellingShingle Estudo de toxicologia clínica de um fitoterápico a base de associações de plantas, mel e própolis
Tavares,Janaina P.
Farmacologia
toxicidade de drogas
fitoterapia
ensaios clínicos
title_short Estudo de toxicologia clínica de um fitoterápico a base de associações de plantas, mel e própolis
title_full Estudo de toxicologia clínica de um fitoterápico a base de associações de plantas, mel e própolis
title_fullStr Estudo de toxicologia clínica de um fitoterápico a base de associações de plantas, mel e própolis
title_full_unstemmed Estudo de toxicologia clínica de um fitoterápico a base de associações de plantas, mel e própolis
title_sort Estudo de toxicologia clínica de um fitoterápico a base de associações de plantas, mel e própolis
author Tavares,Janaina P.
author_facet Tavares,Janaina P.
Martins,Ismael L.
Vieira,Ariane S.
Lima,Francisco A.V.
Bezerra,Fernando A.F.
Moraes,Manoel O.
Moraes,Maria E.A.
author_role author
author2 Martins,Ismael L.
Vieira,Ariane S.
Lima,Francisco A.V.
Bezerra,Fernando A.F.
Moraes,Manoel O.
Moraes,Maria E.A.
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tavares,Janaina P.
Martins,Ismael L.
Vieira,Ariane S.
Lima,Francisco A.V.
Bezerra,Fernando A.F.
Moraes,Manoel O.
Moraes,Maria E.A.
dc.subject.por.fl_str_mv Farmacologia
toxicidade de drogas
fitoterapia
ensaios clínicos
topic Farmacologia
toxicidade de drogas
fitoterapia
ensaios clínicos
description O estudo objetivou avaliar a segurança clínica do uso de uma formulação fitoterápica composta da associação de Mikania glomerata, Mentha piperita, Eucalyptus globulus e Copaifera multijuga, incorporadas à própolis e mel para tratar doenças respiratórias. O ensaio clínico consistiu de um estudo aberto, com 26 voluntários adultos de ambos os sexos, que receberam quatro doses orais de 15 mL de Saratosse®, durante 28 dias ininterruptos. Os voluntários foram incluídos somente se considerados saudáveis, após exames clínico e complementares que antecederam o estudo. A avaliação laboratorial incluía análises hematológicas, bioquímicas e sorológicas. A mesma avaliação foi repetida após cada semana de tratamento e no pós-estudo, sete dias após a última administração. Os resultados foram submetidos à Análise de Variância (teste de Dunnett), obtendo-se, a menor diferença significante (p < 0,05). O xarope foi bem tolerado. Alguns eventos adversos foram relatados, sendo classificados como possivelmente ou não atribuídos ao fitoterápico. Os índices de hemoglobina, TGO, TGP, creatinina e leucócitos não apresentaram diferenças significativas em relação ao pré-estudo. Todos os parâmetros laboratoriais estiveram dentro das suas respectivas faixas de normalidade. Os exames clínicos, eletrocardiográficos e laboratoriais não evidenciaram sinais de toxicidade nos órgãos e sistemas avaliados.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-695X2006000300012
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-695X2006000300012
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0102-695X2006000300012
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Farmacognosia
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Farmacognosia
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Farmacognosia v.16 n.3 2006
reponame:Revista Brasileira de Farmacognosia (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Farmacognosia (SBFgnosia)
instacron:SBFGNOSIA
instname_str Sociedade Brasileira de Farmacognosia (SBFgnosia)
instacron_str SBFGNOSIA
institution SBFGNOSIA
reponame_str Revista Brasileira de Farmacognosia (Online)
collection Revista Brasileira de Farmacognosia (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Farmacognosia (Online) - Sociedade Brasileira de Farmacognosia (SBFgnosia)
repository.mail.fl_str_mv rbgnosia@ltf.ufpb.br
_version_ 1752122462165794816