Atividade antimicrobiana do extrato bruto etanólico de raízes e partes aéreas de Ottonia martiana Miq. (Piperaceae)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunico,M. M.
Data de Publicação: 2004
Outros Autores: Carvalho,J. L. S., Kerber,V. A., Higaskino,C. E. K., Cruz Almeida,S. C., Miguel,M. D., Miguel,O. G.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Farmacognosia (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-695X2004000200002
Resumo: Ottonia martiana Miq., Piperaceae, conhecida na medicina popular brasileira como "anestésia", é um arbusto característico da Floresta Atlântica. Devido à ação anestésica sobre a mucosa oral, raízes e partes aéreas são popularmente utilizadas em dores de dente, na forma de alcoolaturas (bochechos) ou pela mastigação de fragmentos de partes da planta. Como os microrganismos estão adquirindo resistência aos antibióticos tradicionais, a procura por novos agentes antimicrobianos, a partir de plantas, vem sendo intensificada. Nesta perspectiva, avaliou-se o efeito antimicrobiano do extrato bruto etanólico dos órgãos totais desta espécie (EBEtOH) frente às bactérias Enterococcus faecium (ATCC 6569), Enterobacter aerogenes (ATCC 13048) e Pseudomonas aeruginosa (ATCC 15442), utilizando-se os métodos de difusão em ágar e bioautografia. Os resultados obtidos por difusão em ágar mostraram que o EBEtOH de O. martiana apresenta potencial antibacteriano contra E. faecium, evidenciado pelo aparecimento de zonas de inibição de crescimento no respectivo bioautograma e não demonstraram ação antimicrobiana contra as outras cepas testadas.
id SBFGNOSIA-1_cba509bd50fd8aa1b6cbe7ba9ea124ec
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-695X2004000200002
network_acronym_str SBFGNOSIA-1
network_name_str Revista Brasileira de Farmacognosia (Online)
repository_id_str
spelling Atividade antimicrobiana do extrato bruto etanólico de raízes e partes aéreas de Ottonia martiana Miq. (Piperaceae)Ottonia martianaEnterococcus faeciumEnterobacter aerogenesPseudomonas aeruginosabioautografiaOttonia martiana Miq., Piperaceae, conhecida na medicina popular brasileira como "anestésia", é um arbusto característico da Floresta Atlântica. Devido à ação anestésica sobre a mucosa oral, raízes e partes aéreas são popularmente utilizadas em dores de dente, na forma de alcoolaturas (bochechos) ou pela mastigação de fragmentos de partes da planta. Como os microrganismos estão adquirindo resistência aos antibióticos tradicionais, a procura por novos agentes antimicrobianos, a partir de plantas, vem sendo intensificada. Nesta perspectiva, avaliou-se o efeito antimicrobiano do extrato bruto etanólico dos órgãos totais desta espécie (EBEtOH) frente às bactérias Enterococcus faecium (ATCC 6569), Enterobacter aerogenes (ATCC 13048) e Pseudomonas aeruginosa (ATCC 15442), utilizando-se os métodos de difusão em ágar e bioautografia. Os resultados obtidos por difusão em ágar mostraram que o EBEtOH de O. martiana apresenta potencial antibacteriano contra E. faecium, evidenciado pelo aparecimento de zonas de inibição de crescimento no respectivo bioautograma e não demonstraram ação antimicrobiana contra as outras cepas testadas.Sociedade Brasileira de Farmacognosia2004-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-695X2004000200002Revista Brasileira de Farmacognosia v.14 n.2 2004reponame:Revista Brasileira de Farmacognosia (Online)instname:Sociedade Brasileira de Farmacognosia (SBFgnosia)instacron:SBFGNOSIA10.1590/S0102-695X2004000200002info:eu-repo/semantics/openAccessCunico,M. M.Carvalho,J. L. S.Kerber,V. A.Higaskino,C. E. K.Cruz Almeida,S. C.Miguel,M. D.Miguel,O. G.por2008-09-23T00:00:00Zoai:scielo:S0102-695X2004000200002Revistahttp://www.sbfgnosia.org.br/revista/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprbgnosia@ltf.ufpb.br1981-528X0102-695Xopendoar:2008-09-23T00:00Revista Brasileira de Farmacognosia (Online) - Sociedade Brasileira de Farmacognosia (SBFgnosia)false
dc.title.none.fl_str_mv Atividade antimicrobiana do extrato bruto etanólico de raízes e partes aéreas de Ottonia martiana Miq. (Piperaceae)
title Atividade antimicrobiana do extrato bruto etanólico de raízes e partes aéreas de Ottonia martiana Miq. (Piperaceae)
spellingShingle Atividade antimicrobiana do extrato bruto etanólico de raízes e partes aéreas de Ottonia martiana Miq. (Piperaceae)
Cunico,M. M.
Ottonia martiana
Enterococcus faecium
Enterobacter aerogenes
Pseudomonas aeruginosa
bioautografia
title_short Atividade antimicrobiana do extrato bruto etanólico de raízes e partes aéreas de Ottonia martiana Miq. (Piperaceae)
title_full Atividade antimicrobiana do extrato bruto etanólico de raízes e partes aéreas de Ottonia martiana Miq. (Piperaceae)
title_fullStr Atividade antimicrobiana do extrato bruto etanólico de raízes e partes aéreas de Ottonia martiana Miq. (Piperaceae)
title_full_unstemmed Atividade antimicrobiana do extrato bruto etanólico de raízes e partes aéreas de Ottonia martiana Miq. (Piperaceae)
title_sort Atividade antimicrobiana do extrato bruto etanólico de raízes e partes aéreas de Ottonia martiana Miq. (Piperaceae)
author Cunico,M. M.
author_facet Cunico,M. M.
Carvalho,J. L. S.
Kerber,V. A.
Higaskino,C. E. K.
Cruz Almeida,S. C.
Miguel,M. D.
Miguel,O. G.
author_role author
author2 Carvalho,J. L. S.
Kerber,V. A.
Higaskino,C. E. K.
Cruz Almeida,S. C.
Miguel,M. D.
Miguel,O. G.
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cunico,M. M.
Carvalho,J. L. S.
Kerber,V. A.
Higaskino,C. E. K.
Cruz Almeida,S. C.
Miguel,M. D.
Miguel,O. G.
dc.subject.por.fl_str_mv Ottonia martiana
Enterococcus faecium
Enterobacter aerogenes
Pseudomonas aeruginosa
bioautografia
topic Ottonia martiana
Enterococcus faecium
Enterobacter aerogenes
Pseudomonas aeruginosa
bioautografia
description Ottonia martiana Miq., Piperaceae, conhecida na medicina popular brasileira como "anestésia", é um arbusto característico da Floresta Atlântica. Devido à ação anestésica sobre a mucosa oral, raízes e partes aéreas são popularmente utilizadas em dores de dente, na forma de alcoolaturas (bochechos) ou pela mastigação de fragmentos de partes da planta. Como os microrganismos estão adquirindo resistência aos antibióticos tradicionais, a procura por novos agentes antimicrobianos, a partir de plantas, vem sendo intensificada. Nesta perspectiva, avaliou-se o efeito antimicrobiano do extrato bruto etanólico dos órgãos totais desta espécie (EBEtOH) frente às bactérias Enterococcus faecium (ATCC 6569), Enterobacter aerogenes (ATCC 13048) e Pseudomonas aeruginosa (ATCC 15442), utilizando-se os métodos de difusão em ágar e bioautografia. Os resultados obtidos por difusão em ágar mostraram que o EBEtOH de O. martiana apresenta potencial antibacteriano contra E. faecium, evidenciado pelo aparecimento de zonas de inibição de crescimento no respectivo bioautograma e não demonstraram ação antimicrobiana contra as outras cepas testadas.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-695X2004000200002
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-695X2004000200002
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0102-695X2004000200002
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Farmacognosia
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Farmacognosia
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Farmacognosia v.14 n.2 2004
reponame:Revista Brasileira de Farmacognosia (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Farmacognosia (SBFgnosia)
instacron:SBFGNOSIA
instname_str Sociedade Brasileira de Farmacognosia (SBFgnosia)
instacron_str SBFGNOSIA
institution SBFGNOSIA
reponame_str Revista Brasileira de Farmacognosia (Online)
collection Revista Brasileira de Farmacognosia (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Farmacognosia (Online) - Sociedade Brasileira de Farmacognosia (SBFgnosia)
repository.mail.fl_str_mv rbgnosia@ltf.ufpb.br
_version_ 1752122461646749696