Efeito da quercetina sobre o extravasamento plasmático no sistema nervoso dura-mater de ratos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cyrino,Luiz Arthur Rangel
Data de Publicação: 2002
Outros Autores: Häckl,Luciane Pereira Nascimento, Cuttle,Gareth, Nicolau,Mauro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Farmacognosia (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-695X2002000300018
Resumo: Estudos recentes têm demonstrado que os bioflavonóides afetam vários sistemas enzimáticos nos mamíferos. A dura-máter é um tecido que recebe inervação peptidérgica. No cérebro, a inflamação neurogênica envolve a liberação da substância P (SP) por terminais nervosos sensoriais e é modulada pela endopeptidase neutra (NEP) e pela enzima conversora da angiotensina (ECA). Neste estudo, avaliamos o efeito da quercetina, que representa mais de 50% dos bioflavonóides, sobre o extravasamento plasmático induzido pela SP em tecidos selecionados no sistema nervoso central de ratos e dura-máter. Também examinamos o efeito da inibição seletiva das enzimas metabolizadoras da SP (NEP e ECA). A administração de SP (10 nmol/kg e 30 nmol/kg, i.v.) aumentou o extravasamento plasmático de maneira dose dependente na duramáter, não apresentando nenhum efeito nos outros tecidos; este efeito foi potencializado por inibidores seletivos da NEP e da ECA. A quercetina (30 mg/kg v.o.) aumentou o extravasamento plasmático em relação ao controle em todos os tecidos. O prétratamento com quercetina potenciou significativamente o extravasamento plasmático induzido pela SP (10 nmol/kg) na dura-máter. Resultados obtidos com o pré-tratamento com antagonistas específicos para receptores da substância P e bradicinina (NK-1 e B2) sugerem que o aumento do extravasamento plasmático induzido pela quercetina e a potenciação da resposta à SP foram devidos ao acúmulo deste neuropeptídeo na dura-máter.
id SBFGNOSIA-1_e89f55209aebad1316e5b1361be44906
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-695X2002000300018
network_acronym_str SBFGNOSIA-1
network_name_str Revista Brasileira de Farmacognosia (Online)
repository_id_str
spelling Efeito da quercetina sobre o extravasamento plasmático no sistema nervoso dura-mater de ratosEstudos recentes têm demonstrado que os bioflavonóides afetam vários sistemas enzimáticos nos mamíferos. A dura-máter é um tecido que recebe inervação peptidérgica. No cérebro, a inflamação neurogênica envolve a liberação da substância P (SP) por terminais nervosos sensoriais e é modulada pela endopeptidase neutra (NEP) e pela enzima conversora da angiotensina (ECA). Neste estudo, avaliamos o efeito da quercetina, que representa mais de 50% dos bioflavonóides, sobre o extravasamento plasmático induzido pela SP em tecidos selecionados no sistema nervoso central de ratos e dura-máter. Também examinamos o efeito da inibição seletiva das enzimas metabolizadoras da SP (NEP e ECA). A administração de SP (10 nmol/kg e 30 nmol/kg, i.v.) aumentou o extravasamento plasmático de maneira dose dependente na duramáter, não apresentando nenhum efeito nos outros tecidos; este efeito foi potencializado por inibidores seletivos da NEP e da ECA. A quercetina (30 mg/kg v.o.) aumentou o extravasamento plasmático em relação ao controle em todos os tecidos. O prétratamento com quercetina potenciou significativamente o extravasamento plasmático induzido pela SP (10 nmol/kg) na dura-máter. Resultados obtidos com o pré-tratamento com antagonistas específicos para receptores da substância P e bradicinina (NK-1 e B2) sugerem que o aumento do extravasamento plasmático induzido pela quercetina e a potenciação da resposta à SP foram devidos ao acúmulo deste neuropeptídeo na dura-máter.Sociedade Brasileira de Farmacognosia2002-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-695X2002000300018Revista Brasileira de Farmacognosia v.12 suppl.1 2002reponame:Revista Brasileira de Farmacognosia (Online)instname:Sociedade Brasileira de Farmacognosia (SBFgnosia)instacron:SBFGNOSIA10.1590/S0102-695X2002000300018info:eu-repo/semantics/openAccessCyrino,Luiz Arthur RangelHäckl,Luciane Pereira NascimentoCuttle,GarethNicolau,Mauropor2009-10-05T00:00:00Zoai:scielo:S0102-695X2002000300018Revistahttp://www.sbfgnosia.org.br/revista/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprbgnosia@ltf.ufpb.br1981-528X0102-695Xopendoar:2009-10-05T00:00Revista Brasileira de Farmacognosia (Online) - Sociedade Brasileira de Farmacognosia (SBFgnosia)false
dc.title.none.fl_str_mv Efeito da quercetina sobre o extravasamento plasmático no sistema nervoso dura-mater de ratos
title Efeito da quercetina sobre o extravasamento plasmático no sistema nervoso dura-mater de ratos
spellingShingle Efeito da quercetina sobre o extravasamento plasmático no sistema nervoso dura-mater de ratos
Cyrino,Luiz Arthur Rangel
title_short Efeito da quercetina sobre o extravasamento plasmático no sistema nervoso dura-mater de ratos
title_full Efeito da quercetina sobre o extravasamento plasmático no sistema nervoso dura-mater de ratos
title_fullStr Efeito da quercetina sobre o extravasamento plasmático no sistema nervoso dura-mater de ratos
title_full_unstemmed Efeito da quercetina sobre o extravasamento plasmático no sistema nervoso dura-mater de ratos
title_sort Efeito da quercetina sobre o extravasamento plasmático no sistema nervoso dura-mater de ratos
author Cyrino,Luiz Arthur Rangel
author_facet Cyrino,Luiz Arthur Rangel
Häckl,Luciane Pereira Nascimento
Cuttle,Gareth
Nicolau,Mauro
author_role author
author2 Häckl,Luciane Pereira Nascimento
Cuttle,Gareth
Nicolau,Mauro
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cyrino,Luiz Arthur Rangel
Häckl,Luciane Pereira Nascimento
Cuttle,Gareth
Nicolau,Mauro
description Estudos recentes têm demonstrado que os bioflavonóides afetam vários sistemas enzimáticos nos mamíferos. A dura-máter é um tecido que recebe inervação peptidérgica. No cérebro, a inflamação neurogênica envolve a liberação da substância P (SP) por terminais nervosos sensoriais e é modulada pela endopeptidase neutra (NEP) e pela enzima conversora da angiotensina (ECA). Neste estudo, avaliamos o efeito da quercetina, que representa mais de 50% dos bioflavonóides, sobre o extravasamento plasmático induzido pela SP em tecidos selecionados no sistema nervoso central de ratos e dura-máter. Também examinamos o efeito da inibição seletiva das enzimas metabolizadoras da SP (NEP e ECA). A administração de SP (10 nmol/kg e 30 nmol/kg, i.v.) aumentou o extravasamento plasmático de maneira dose dependente na duramáter, não apresentando nenhum efeito nos outros tecidos; este efeito foi potencializado por inibidores seletivos da NEP e da ECA. A quercetina (30 mg/kg v.o.) aumentou o extravasamento plasmático em relação ao controle em todos os tecidos. O prétratamento com quercetina potenciou significativamente o extravasamento plasmático induzido pela SP (10 nmol/kg) na dura-máter. Resultados obtidos com o pré-tratamento com antagonistas específicos para receptores da substância P e bradicinina (NK-1 e B2) sugerem que o aumento do extravasamento plasmático induzido pela quercetina e a potenciação da resposta à SP foram devidos ao acúmulo deste neuropeptídeo na dura-máter.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-695X2002000300018
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-695X2002000300018
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0102-695X2002000300018
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Farmacognosia
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Farmacognosia
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Farmacognosia v.12 suppl.1 2002
reponame:Revista Brasileira de Farmacognosia (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Farmacognosia (SBFgnosia)
instacron:SBFGNOSIA
instname_str Sociedade Brasileira de Farmacognosia (SBFgnosia)
instacron_str SBFGNOSIA
institution SBFGNOSIA
reponame_str Revista Brasileira de Farmacognosia (Online)
collection Revista Brasileira de Farmacognosia (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Farmacognosia (Online) - Sociedade Brasileira de Farmacognosia (SBFgnosia)
repository.mail.fl_str_mv rbgnosia@ltf.ufpb.br
_version_ 1752122461221027840