Poliembrionia e atributos morfológicos de sementes de porta-enxertos de citros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte,Fernanda Emilia Vital de Oliveira
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Barros,Daiana dos Reis, Girardi,Eduardo Augusto, Soares Filho,Walter dos Santos, Passos,Orlando Sampaio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista brasileira de fruticultura (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-29452013000100028
Resumo: A poliembrionia é um caráter fundamental no melhoramento genético e na multiplicação comercial de porta-enxertos de citros. Este trabalho avaliou as relações entre poliembrionia e diferentes atributos morfológicos de sementes de 12 genótipos de citros selecionados como porta-enxertos. Foram analisadas 50 sementes por genótipo, quanto a massa, altura, largura, número de embriões, taxa de poliembrionia, grau de dificuldade de extração da testa, coloração da semente, estimada por um matiz das duas notas de cores predominantes, e razão de cor, calculada pela divisão entre a menor e a maior nota do matiz. Os resultados foram submetidos à análise de variância, comparando-se as médias pelo teste de Scott-Knott e determinando-se os coeficientes de correlação de Pearson entre as variáveis (P < 0,05). Os porta-enxertos apresentaram atributos de sementes distintos, podendo ser agrupados em três classes de poliembrionia, destacando-se três seleções de limoeiro 'Cravo' com poliembrionia inferior a 50%, citrandarins como totalmente poliembriônicos e outros híbridos de Poncirus trifoliata com taxas baixas a intermediárias. O grau de dificuldade de extração da testa foi maior nas sementes menores. Na maioria dos genótipos avaliados, o número de embriões por semente correlacionou- se positivamente à massa, altura e largura de sementes e negativamente à razão de cor, sugerindo que a análise de coloração de sementes inteiras pode ser ferramenta alternativa para uma avaliação visual rápida da ocorrência de poliembrionia.
id SBFRU-1_5a363ba803b9034e708eae9e8ef1a6b0
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-29452013000100028
network_acronym_str SBFRU-1
network_name_str Revista brasileira de fruticultura (Online)
repository_id_str
spelling Poliembrionia e atributos morfológicos de sementes de porta-enxertos de citrosCitrus spp.análise de cor da sementemelhoramento genéticomorfologia da sementepoliembrioniapropagaçãoA poliembrionia é um caráter fundamental no melhoramento genético e na multiplicação comercial de porta-enxertos de citros. Este trabalho avaliou as relações entre poliembrionia e diferentes atributos morfológicos de sementes de 12 genótipos de citros selecionados como porta-enxertos. Foram analisadas 50 sementes por genótipo, quanto a massa, altura, largura, número de embriões, taxa de poliembrionia, grau de dificuldade de extração da testa, coloração da semente, estimada por um matiz das duas notas de cores predominantes, e razão de cor, calculada pela divisão entre a menor e a maior nota do matiz. Os resultados foram submetidos à análise de variância, comparando-se as médias pelo teste de Scott-Knott e determinando-se os coeficientes de correlação de Pearson entre as variáveis (P < 0,05). Os porta-enxertos apresentaram atributos de sementes distintos, podendo ser agrupados em três classes de poliembrionia, destacando-se três seleções de limoeiro 'Cravo' com poliembrionia inferior a 50%, citrandarins como totalmente poliembriônicos e outros híbridos de Poncirus trifoliata com taxas baixas a intermediárias. O grau de dificuldade de extração da testa foi maior nas sementes menores. Na maioria dos genótipos avaliados, o número de embriões por semente correlacionou- se positivamente à massa, altura e largura de sementes e negativamente à razão de cor, sugerindo que a análise de coloração de sementes inteiras pode ser ferramenta alternativa para uma avaliação visual rápida da ocorrência de poliembrionia.Sociedade Brasileira de Fruticultura2013-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-29452013000100028Revista Brasileira de Fruticultura v.35 n.1 2013reponame:Revista brasileira de fruticultura (Online)instname:Sociedade Brasileira de Fruticultura (SBF)instacron:SBFRU10.1590/S0100-29452013000100028info:eu-repo/semantics/openAccessDuarte,Fernanda Emilia Vital de OliveiraBarros,Daiana dos ReisGirardi,Eduardo AugustoSoares Filho,Walter dos SantosPassos,Orlando Sampaiopor2013-05-27T00:00:00Zoai:scielo:S0100-29452013000100028Revistahttp://www.scielo.br/rbfhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprbf@fcav.unesp.br||http://rbf.org.br/1806-99670100-2945opendoar:2013-05-27T00:00Revista brasileira de fruticultura (Online) - Sociedade Brasileira de Fruticultura (SBF)false
dc.title.none.fl_str_mv Poliembrionia e atributos morfológicos de sementes de porta-enxertos de citros
title Poliembrionia e atributos morfológicos de sementes de porta-enxertos de citros
spellingShingle Poliembrionia e atributos morfológicos de sementes de porta-enxertos de citros
Duarte,Fernanda Emilia Vital de Oliveira
Citrus spp.
análise de cor da semente
melhoramento genético
morfologia da semente
poliembrionia
propagação
title_short Poliembrionia e atributos morfológicos de sementes de porta-enxertos de citros
title_full Poliembrionia e atributos morfológicos de sementes de porta-enxertos de citros
title_fullStr Poliembrionia e atributos morfológicos de sementes de porta-enxertos de citros
title_full_unstemmed Poliembrionia e atributos morfológicos de sementes de porta-enxertos de citros
title_sort Poliembrionia e atributos morfológicos de sementes de porta-enxertos de citros
author Duarte,Fernanda Emilia Vital de Oliveira
author_facet Duarte,Fernanda Emilia Vital de Oliveira
Barros,Daiana dos Reis
Girardi,Eduardo Augusto
Soares Filho,Walter dos Santos
Passos,Orlando Sampaio
author_role author
author2 Barros,Daiana dos Reis
Girardi,Eduardo Augusto
Soares Filho,Walter dos Santos
Passos,Orlando Sampaio
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Duarte,Fernanda Emilia Vital de Oliveira
Barros,Daiana dos Reis
Girardi,Eduardo Augusto
Soares Filho,Walter dos Santos
Passos,Orlando Sampaio
dc.subject.por.fl_str_mv Citrus spp.
análise de cor da semente
melhoramento genético
morfologia da semente
poliembrionia
propagação
topic Citrus spp.
análise de cor da semente
melhoramento genético
morfologia da semente
poliembrionia
propagação
description A poliembrionia é um caráter fundamental no melhoramento genético e na multiplicação comercial de porta-enxertos de citros. Este trabalho avaliou as relações entre poliembrionia e diferentes atributos morfológicos de sementes de 12 genótipos de citros selecionados como porta-enxertos. Foram analisadas 50 sementes por genótipo, quanto a massa, altura, largura, número de embriões, taxa de poliembrionia, grau de dificuldade de extração da testa, coloração da semente, estimada por um matiz das duas notas de cores predominantes, e razão de cor, calculada pela divisão entre a menor e a maior nota do matiz. Os resultados foram submetidos à análise de variância, comparando-se as médias pelo teste de Scott-Knott e determinando-se os coeficientes de correlação de Pearson entre as variáveis (P < 0,05). Os porta-enxertos apresentaram atributos de sementes distintos, podendo ser agrupados em três classes de poliembrionia, destacando-se três seleções de limoeiro 'Cravo' com poliembrionia inferior a 50%, citrandarins como totalmente poliembriônicos e outros híbridos de Poncirus trifoliata com taxas baixas a intermediárias. O grau de dificuldade de extração da testa foi maior nas sementes menores. Na maioria dos genótipos avaliados, o número de embriões por semente correlacionou- se positivamente à massa, altura e largura de sementes e negativamente à razão de cor, sugerindo que a análise de coloração de sementes inteiras pode ser ferramenta alternativa para uma avaliação visual rápida da ocorrência de poliembrionia.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-29452013000100028
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-29452013000100028
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0100-29452013000100028
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Fruticultura
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Fruticultura
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Fruticultura v.35 n.1 2013
reponame:Revista brasileira de fruticultura (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Fruticultura (SBF)
instacron:SBFRU
instname_str Sociedade Brasileira de Fruticultura (SBF)
instacron_str SBFRU
institution SBFRU
reponame_str Revista brasileira de fruticultura (Online)
collection Revista brasileira de fruticultura (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista brasileira de fruticultura (Online) - Sociedade Brasileira de Fruticultura (SBF)
repository.mail.fl_str_mv rbf@fcav.unesp.br||http://rbf.org.br/
_version_ 1752122491538505728