Migração em duas etapas de dados ordenados em afastamento comum

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pestana,R. da Cruz
Data de Publicação: 1997
Outros Autores: Costa,M. S.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Geofísica (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-261X1997000300001
Resumo: Este trabalho apresenta um método de migração antes do empilhamento de dados sísmicos ordenados em afastamento comum e ponto médio para meios com variação vertical e lateral de velocidade. A continuação descendente do campo de onda P (t, y, h, z = 0), transformado para o domínio (ômega, k y, k h), é realizada através da equação de migraçao de raiz quadrada dupla, e a integral dos números de onda de afastamento (k h) é computada através do método de fase estacionária. A extrapolação de cada seção de afastamento constante é realizada de forma recursiva e em duas etapas. Na primeira etapa, o campo de onda é continuado para baixo, no domínio ômega - k y, usando-se uma velocidade média equivalente até o nível de profundidade desejado, e em seguida uma correção do tipo "split-step" é aplicada nos dados convertidos para o domínio ômega - y, visando compensar as variações laterais existentes no campo de velocidade. O método foi testado em dados sintéticos gerados a partir de modelos com variação lateral e vertical de velocidade. A migração em duas etapas de dados ordenados em afastamento comum é computacionalmente eficiente e os resultados obtidos demonstram que o método funciona corretamente em meios com variação vertical de velocidade, contudo, a sua eficácia é limitada em dados com grandes afastamentos e fortes variações laterais de velocidade.
id SBG-3_11653528d954b0d37f4f9c526b2f6080
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-261X1997000300001
network_acronym_str SBG-3
network_name_str Revista Brasileira de Geofísica (Online)
repository_id_str
spelling Migração em duas etapas de dados ordenados em afastamento comumMigração antes do empilhamentoOndas planasAfastamento comumEste trabalho apresenta um método de migração antes do empilhamento de dados sísmicos ordenados em afastamento comum e ponto médio para meios com variação vertical e lateral de velocidade. A continuação descendente do campo de onda P (t, y, h, z = 0), transformado para o domínio (ômega, k y, k h), é realizada através da equação de migraçao de raiz quadrada dupla, e a integral dos números de onda de afastamento (k h) é computada através do método de fase estacionária. A extrapolação de cada seção de afastamento constante é realizada de forma recursiva e em duas etapas. Na primeira etapa, o campo de onda é continuado para baixo, no domínio ômega - k y, usando-se uma velocidade média equivalente até o nível de profundidade desejado, e em seguida uma correção do tipo "split-step" é aplicada nos dados convertidos para o domínio ômega - y, visando compensar as variações laterais existentes no campo de velocidade. O método foi testado em dados sintéticos gerados a partir de modelos com variação lateral e vertical de velocidade. A migração em duas etapas de dados ordenados em afastamento comum é computacionalmente eficiente e os resultados obtidos demonstram que o método funciona corretamente em meios com variação vertical de velocidade, contudo, a sua eficácia é limitada em dados com grandes afastamentos e fortes variações laterais de velocidade.Sociedade Brasileira de Geofísica1997-11-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-261X1997000300001Revista Brasileira de Geofísica v.15 n.3 1997reponame:Revista Brasileira de Geofísica (Online)instname:Sociedade Brasileira de Geofísica (SBG)instacron:SBG10.1590/S0102-261X1997000300001info:eu-repo/semantics/openAccessPestana,R. da CruzCosta,M. S.por2001-06-08T00:00:00Zoai:scielo:S0102-261X1997000300001Revistahttp://www.scielo.br/rbgONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||sbgf@sbgf.org.br1809-45110102-261Xopendoar:2001-06-08T00:00Revista Brasileira de Geofísica (Online) - Sociedade Brasileira de Geofísica (SBG)false
dc.title.none.fl_str_mv Migração em duas etapas de dados ordenados em afastamento comum
title Migração em duas etapas de dados ordenados em afastamento comum
spellingShingle Migração em duas etapas de dados ordenados em afastamento comum
Pestana,R. da Cruz
Migração antes do empilhamento
Ondas planas
Afastamento comum
title_short Migração em duas etapas de dados ordenados em afastamento comum
title_full Migração em duas etapas de dados ordenados em afastamento comum
title_fullStr Migração em duas etapas de dados ordenados em afastamento comum
title_full_unstemmed Migração em duas etapas de dados ordenados em afastamento comum
title_sort Migração em duas etapas de dados ordenados em afastamento comum
author Pestana,R. da Cruz
author_facet Pestana,R. da Cruz
Costa,M. S.
author_role author
author2 Costa,M. S.
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pestana,R. da Cruz
Costa,M. S.
dc.subject.por.fl_str_mv Migração antes do empilhamento
Ondas planas
Afastamento comum
topic Migração antes do empilhamento
Ondas planas
Afastamento comum
description Este trabalho apresenta um método de migração antes do empilhamento de dados sísmicos ordenados em afastamento comum e ponto médio para meios com variação vertical e lateral de velocidade. A continuação descendente do campo de onda P (t, y, h, z = 0), transformado para o domínio (ômega, k y, k h), é realizada através da equação de migraçao de raiz quadrada dupla, e a integral dos números de onda de afastamento (k h) é computada através do método de fase estacionária. A extrapolação de cada seção de afastamento constante é realizada de forma recursiva e em duas etapas. Na primeira etapa, o campo de onda é continuado para baixo, no domínio ômega - k y, usando-se uma velocidade média equivalente até o nível de profundidade desejado, e em seguida uma correção do tipo "split-step" é aplicada nos dados convertidos para o domínio ômega - y, visando compensar as variações laterais existentes no campo de velocidade. O método foi testado em dados sintéticos gerados a partir de modelos com variação lateral e vertical de velocidade. A migração em duas etapas de dados ordenados em afastamento comum é computacionalmente eficiente e os resultados obtidos demonstram que o método funciona corretamente em meios com variação vertical de velocidade, contudo, a sua eficácia é limitada em dados com grandes afastamentos e fortes variações laterais de velocidade.
publishDate 1997
dc.date.none.fl_str_mv 1997-11-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-261X1997000300001
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-261X1997000300001
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0102-261X1997000300001
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Geofísica
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Geofísica
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Geofísica v.15 n.3 1997
reponame:Revista Brasileira de Geofísica (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Geofísica (SBG)
instacron:SBG
instname_str Sociedade Brasileira de Geofísica (SBG)
instacron_str SBG
institution SBG
reponame_str Revista Brasileira de Geofísica (Online)
collection Revista Brasileira de Geofísica (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Geofísica (Online) - Sociedade Brasileira de Geofísica (SBG)
repository.mail.fl_str_mv ||sbgf@sbgf.org.br
_version_ 1754820935856160768