Caracterização geofísica e hidrogeológica do cemitério Bom Jardim, Fortaleza - CE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro,David Lopes de
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Geofísica (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-261X2008000300001
Resumo: Um estudo multidisciplinar, envolvendo dados geofísicos, geológicos, hidrogeológicos e hidroquímicos, foi desenvolvido para a caracterização geoambiental da região do cemitério Bom Jardim em Fortaleza, Ceará - Brasil. O reconhecimento do meio rochoso foi efetuado com base em inúmeras sondagens elétricas verticais (SEV's) e seções GPR e EM-34, além de furos de sondagem com análises composicionais, granulométricas e de condutividade hidráulica das amostras de solo coletadas. A caracterização hidrogeológica da região do cemitério foi baseada na assinatura geofísica do substrato rochoso, nos dados topográficos da área, medidas dos parâmetros hidrogeológicos e análises físico-químicas da água subterrânea, obtidos em poços de monitoramento. A qualidade da água subterrânea local foi avaliada através de análises físico-químicas e microbiológicas para indicadores de contaminação por necro-chorume. Amostragens periódicas permitiram avaliar as influências sazonais nos parâmetros hidrogeológicos do aqüífero ao longo de um ciclo hidrológico completo. Concomitantemente, pretendia-se obter as assinaturas geofísicas de possíveis plumas de contaminação por necro-chorume. Contudo, altos teores de sais dissolvidos e microrganismos estão presentes em todo o aqüífero livre da região, mascarando possíveis contrastes de propriedades elétricas ou eletromagnéticas entre as áreas de maior concentração de necro-chorume na necrópole e nas regiões circunvizinhas.
id SBG-3_760d12b31ef468a97121d212adc27df6
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-261X2008000300001
network_acronym_str SBG-3
network_name_str Revista Brasileira de Geofísica (Online)
repository_id_str
spelling Caracterização geofísica e hidrogeológica do cemitério Bom Jardim, Fortaleza - CEcaracterização geofísicahidrogeologiacemitérioUm estudo multidisciplinar, envolvendo dados geofísicos, geológicos, hidrogeológicos e hidroquímicos, foi desenvolvido para a caracterização geoambiental da região do cemitério Bom Jardim em Fortaleza, Ceará - Brasil. O reconhecimento do meio rochoso foi efetuado com base em inúmeras sondagens elétricas verticais (SEV's) e seções GPR e EM-34, além de furos de sondagem com análises composicionais, granulométricas e de condutividade hidráulica das amostras de solo coletadas. A caracterização hidrogeológica da região do cemitério foi baseada na assinatura geofísica do substrato rochoso, nos dados topográficos da área, medidas dos parâmetros hidrogeológicos e análises físico-químicas da água subterrânea, obtidos em poços de monitoramento. A qualidade da água subterrânea local foi avaliada através de análises físico-químicas e microbiológicas para indicadores de contaminação por necro-chorume. Amostragens periódicas permitiram avaliar as influências sazonais nos parâmetros hidrogeológicos do aqüífero ao longo de um ciclo hidrológico completo. Concomitantemente, pretendia-se obter as assinaturas geofísicas de possíveis plumas de contaminação por necro-chorume. Contudo, altos teores de sais dissolvidos e microrganismos estão presentes em todo o aqüífero livre da região, mascarando possíveis contrastes de propriedades elétricas ou eletromagnéticas entre as áreas de maior concentração de necro-chorume na necrópole e nas regiões circunvizinhas.Sociedade Brasileira de Geofísica2008-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-261X2008000300001Revista Brasileira de Geofísica v.26 n.3 2008reponame:Revista Brasileira de Geofísica (Online)instname:Sociedade Brasileira de Geofísica (SBG)instacron:SBG10.1590/S0102-261X2008000300001info:eu-repo/semantics/openAccessCastro,David Lopes depor2008-12-12T00:00:00Zoai:scielo:S0102-261X2008000300001Revistahttp://www.scielo.br/rbgONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||sbgf@sbgf.org.br1809-45110102-261Xopendoar:2008-12-12T00:00Revista Brasileira de Geofísica (Online) - Sociedade Brasileira de Geofísica (SBG)false
dc.title.none.fl_str_mv Caracterização geofísica e hidrogeológica do cemitério Bom Jardim, Fortaleza - CE
title Caracterização geofísica e hidrogeológica do cemitério Bom Jardim, Fortaleza - CE
spellingShingle Caracterização geofísica e hidrogeológica do cemitério Bom Jardim, Fortaleza - CE
Castro,David Lopes de
caracterização geofísica
hidrogeologia
cemitério
title_short Caracterização geofísica e hidrogeológica do cemitério Bom Jardim, Fortaleza - CE
title_full Caracterização geofísica e hidrogeológica do cemitério Bom Jardim, Fortaleza - CE
title_fullStr Caracterização geofísica e hidrogeológica do cemitério Bom Jardim, Fortaleza - CE
title_full_unstemmed Caracterização geofísica e hidrogeológica do cemitério Bom Jardim, Fortaleza - CE
title_sort Caracterização geofísica e hidrogeológica do cemitério Bom Jardim, Fortaleza - CE
author Castro,David Lopes de
author_facet Castro,David Lopes de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Castro,David Lopes de
dc.subject.por.fl_str_mv caracterização geofísica
hidrogeologia
cemitério
topic caracterização geofísica
hidrogeologia
cemitério
description Um estudo multidisciplinar, envolvendo dados geofísicos, geológicos, hidrogeológicos e hidroquímicos, foi desenvolvido para a caracterização geoambiental da região do cemitério Bom Jardim em Fortaleza, Ceará - Brasil. O reconhecimento do meio rochoso foi efetuado com base em inúmeras sondagens elétricas verticais (SEV's) e seções GPR e EM-34, além de furos de sondagem com análises composicionais, granulométricas e de condutividade hidráulica das amostras de solo coletadas. A caracterização hidrogeológica da região do cemitério foi baseada na assinatura geofísica do substrato rochoso, nos dados topográficos da área, medidas dos parâmetros hidrogeológicos e análises físico-químicas da água subterrânea, obtidos em poços de monitoramento. A qualidade da água subterrânea local foi avaliada através de análises físico-químicas e microbiológicas para indicadores de contaminação por necro-chorume. Amostragens periódicas permitiram avaliar as influências sazonais nos parâmetros hidrogeológicos do aqüífero ao longo de um ciclo hidrológico completo. Concomitantemente, pretendia-se obter as assinaturas geofísicas de possíveis plumas de contaminação por necro-chorume. Contudo, altos teores de sais dissolvidos e microrganismos estão presentes em todo o aqüífero livre da região, mascarando possíveis contrastes de propriedades elétricas ou eletromagnéticas entre as áreas de maior concentração de necro-chorume na necrópole e nas regiões circunvizinhas.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-261X2008000300001
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-261X2008000300001
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0102-261X2008000300001
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Geofísica
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Geofísica
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Geofísica v.26 n.3 2008
reponame:Revista Brasileira de Geofísica (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Geofísica (SBG)
instacron:SBG
instname_str Sociedade Brasileira de Geofísica (SBG)
instacron_str SBG
institution SBG
reponame_str Revista Brasileira de Geofísica (Online)
collection Revista Brasileira de Geofísica (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Geofísica (Online) - Sociedade Brasileira de Geofísica (SBG)
repository.mail.fl_str_mv ||sbgf@sbgf.org.br
_version_ 1754820937222455296