O sítio controlado de geofísica rasa do IAG/USP: instalação e resultados GPR 2D-3D

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Porsani,Jorge Luís
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Borges,Welitom Rodrigues, Rodrigues,Selma Isabel, Hiodo,Francisco Yukio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Geofísica (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-261X2006000100004
Resumo: A interpretação de dados de investigações geofísicas rasas pode ser complexa devido às incertezas a respeito dos alvos em subsuperfície. Para reduzir as ambigüidades e auxiliar a interpretação dos dados geofísicos de superfície foi instalado no campus da USP o Sítio Controlado de Geofísica Rasa do IAG-USP. Diferentes alvos foram instalados em várias profundidades ao longo de 7 linhas. Os alvos instalados no Sítio Controlado simulam alvos encontrados em estudos geotécnicos, ambientais e arqueológicos. Neste artigo são apresentadas as principais etapas envolvidas na construção do Sítio Controlado de Geofísica Rasa do IAG/USP e alguns resultados GPR ao longo de uma linha caracterizada por tambores metálicos vazios. A caracterização geofísica, sob condições controladas de campo, permitiu uma calibração das respostas geofísicas para os tambores metálicos instalados no SCGR-IAG. O perfil GPR de 250 MHz apresentou uma excelente concordância com a modelagem GPR 2D através do método das diferenças finitas no domínio do tempo. A migração-fk melhorou a resolução e o posicionamento espacial dos tambores metálicos. Os resultados GPR 3D na forma de cubo 3D, diagrama de cercas e depth slices, mostraram-se muito importantes para melhorar a caracterização dos alvos em subsuperfície. O SCGR-IAG constitui-se numa ferramenta importante para o Ensino, Pesquisa e Extensão Universitária em Geofísica, e será de grande importância para a nossa comunidade. Com a instalação deste Sítio Controlado, foi dado um importante passo em busca do "Estado da Arte em Geofísica Rasa" no Brasil, onde o desenvolvimento de novos equipamentos, software de modelagem e de inversão poderão ser testados e suas respostas calibradas.
id SBG-3_cd7486170f1660dad5dc133e45b5ad8f
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-261X2006000100004
network_acronym_str SBG-3
network_name_str Revista Brasileira de Geofísica (Online)
repository_id_str
spelling O sítio controlado de geofísica rasa do IAG/USP: instalação e resultados GPR 2D-3DSCGR-IAG/USPSítio Controlado de Geofísica Rasa-IAG/USPGPR-Ground Penetrating RadarModelagem GPR 2DTambores metálicosCubo 3DDiagrama de cercasDepth slicesA interpretação de dados de investigações geofísicas rasas pode ser complexa devido às incertezas a respeito dos alvos em subsuperfície. Para reduzir as ambigüidades e auxiliar a interpretação dos dados geofísicos de superfície foi instalado no campus da USP o Sítio Controlado de Geofísica Rasa do IAG-USP. Diferentes alvos foram instalados em várias profundidades ao longo de 7 linhas. Os alvos instalados no Sítio Controlado simulam alvos encontrados em estudos geotécnicos, ambientais e arqueológicos. Neste artigo são apresentadas as principais etapas envolvidas na construção do Sítio Controlado de Geofísica Rasa do IAG/USP e alguns resultados GPR ao longo de uma linha caracterizada por tambores metálicos vazios. A caracterização geofísica, sob condições controladas de campo, permitiu uma calibração das respostas geofísicas para os tambores metálicos instalados no SCGR-IAG. O perfil GPR de 250 MHz apresentou uma excelente concordância com a modelagem GPR 2D através do método das diferenças finitas no domínio do tempo. A migração-fk melhorou a resolução e o posicionamento espacial dos tambores metálicos. Os resultados GPR 3D na forma de cubo 3D, diagrama de cercas e depth slices, mostraram-se muito importantes para melhorar a caracterização dos alvos em subsuperfície. O SCGR-IAG constitui-se numa ferramenta importante para o Ensino, Pesquisa e Extensão Universitária em Geofísica, e será de grande importância para a nossa comunidade. Com a instalação deste Sítio Controlado, foi dado um importante passo em busca do "Estado da Arte em Geofísica Rasa" no Brasil, onde o desenvolvimento de novos equipamentos, software de modelagem e de inversão poderão ser testados e suas respostas calibradas.Sociedade Brasileira de Geofísica2006-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-261X2006000100004Revista Brasileira de Geofísica v.24 n.1 2006reponame:Revista Brasileira de Geofísica (Online)instname:Sociedade Brasileira de Geofísica (SBG)instacron:SBG10.1590/S0102-261X2006000100004info:eu-repo/semantics/openAccessPorsani,Jorge LuísBorges,Welitom RodriguesRodrigues,Selma IsabelHiodo,Francisco Yukiopor2007-05-15T00:00:00Zoai:scielo:S0102-261X2006000100004Revistahttp://www.scielo.br/rbgONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||sbgf@sbgf.org.br1809-45110102-261Xopendoar:2007-05-15T00:00Revista Brasileira de Geofísica (Online) - Sociedade Brasileira de Geofísica (SBG)false
dc.title.none.fl_str_mv O sítio controlado de geofísica rasa do IAG/USP: instalação e resultados GPR 2D-3D
title O sítio controlado de geofísica rasa do IAG/USP: instalação e resultados GPR 2D-3D
spellingShingle O sítio controlado de geofísica rasa do IAG/USP: instalação e resultados GPR 2D-3D
Porsani,Jorge Luís
SCGR-IAG/USP
Sítio Controlado de Geofísica Rasa-IAG/USP
GPR-Ground Penetrating Radar
Modelagem GPR 2D
Tambores metálicos
Cubo 3D
Diagrama de cercas
Depth slices
title_short O sítio controlado de geofísica rasa do IAG/USP: instalação e resultados GPR 2D-3D
title_full O sítio controlado de geofísica rasa do IAG/USP: instalação e resultados GPR 2D-3D
title_fullStr O sítio controlado de geofísica rasa do IAG/USP: instalação e resultados GPR 2D-3D
title_full_unstemmed O sítio controlado de geofísica rasa do IAG/USP: instalação e resultados GPR 2D-3D
title_sort O sítio controlado de geofísica rasa do IAG/USP: instalação e resultados GPR 2D-3D
author Porsani,Jorge Luís
author_facet Porsani,Jorge Luís
Borges,Welitom Rodrigues
Rodrigues,Selma Isabel
Hiodo,Francisco Yukio
author_role author
author2 Borges,Welitom Rodrigues
Rodrigues,Selma Isabel
Hiodo,Francisco Yukio
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Porsani,Jorge Luís
Borges,Welitom Rodrigues
Rodrigues,Selma Isabel
Hiodo,Francisco Yukio
dc.subject.por.fl_str_mv SCGR-IAG/USP
Sítio Controlado de Geofísica Rasa-IAG/USP
GPR-Ground Penetrating Radar
Modelagem GPR 2D
Tambores metálicos
Cubo 3D
Diagrama de cercas
Depth slices
topic SCGR-IAG/USP
Sítio Controlado de Geofísica Rasa-IAG/USP
GPR-Ground Penetrating Radar
Modelagem GPR 2D
Tambores metálicos
Cubo 3D
Diagrama de cercas
Depth slices
description A interpretação de dados de investigações geofísicas rasas pode ser complexa devido às incertezas a respeito dos alvos em subsuperfície. Para reduzir as ambigüidades e auxiliar a interpretação dos dados geofísicos de superfície foi instalado no campus da USP o Sítio Controlado de Geofísica Rasa do IAG-USP. Diferentes alvos foram instalados em várias profundidades ao longo de 7 linhas. Os alvos instalados no Sítio Controlado simulam alvos encontrados em estudos geotécnicos, ambientais e arqueológicos. Neste artigo são apresentadas as principais etapas envolvidas na construção do Sítio Controlado de Geofísica Rasa do IAG/USP e alguns resultados GPR ao longo de uma linha caracterizada por tambores metálicos vazios. A caracterização geofísica, sob condições controladas de campo, permitiu uma calibração das respostas geofísicas para os tambores metálicos instalados no SCGR-IAG. O perfil GPR de 250 MHz apresentou uma excelente concordância com a modelagem GPR 2D através do método das diferenças finitas no domínio do tempo. A migração-fk melhorou a resolução e o posicionamento espacial dos tambores metálicos. Os resultados GPR 3D na forma de cubo 3D, diagrama de cercas e depth slices, mostraram-se muito importantes para melhorar a caracterização dos alvos em subsuperfície. O SCGR-IAG constitui-se numa ferramenta importante para o Ensino, Pesquisa e Extensão Universitária em Geofísica, e será de grande importância para a nossa comunidade. Com a instalação deste Sítio Controlado, foi dado um importante passo em busca do "Estado da Arte em Geofísica Rasa" no Brasil, onde o desenvolvimento de novos equipamentos, software de modelagem e de inversão poderão ser testados e suas respostas calibradas.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-261X2006000100004
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-261X2006000100004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0102-261X2006000100004
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Geofísica
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Geofísica
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Geofísica v.24 n.1 2006
reponame:Revista Brasileira de Geofísica (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Geofísica (SBG)
instacron:SBG
instname_str Sociedade Brasileira de Geofísica (SBG)
instacron_str SBG
institution SBG
reponame_str Revista Brasileira de Geofísica (Online)
collection Revista Brasileira de Geofísica (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Geofísica (Online) - Sociedade Brasileira de Geofísica (SBG)
repository.mail.fl_str_mv ||sbgf@sbgf.org.br
_version_ 1754820936427634688