Evaporitos como recursos minerais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva,Maria A. M. da
Data de Publicação: 2000
Outros Autores: Schreiber,B. Charlotte, Santos,Carla L. dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Geofísica (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-261X2000000300011
Resumo: Evaporitos são rochas sedimentares comumente formadas em ambientes de sedimentação de baixo aporte de terrígenos, submetidos a clima seco onde as taxas de evaporação das águas são elevadas permitindo a formação de uma salmoura a partir da qual minerais evaporíticos se formam. O potencial econômico dessas rochas é enorme, valendo salientar que o cloreto de sódio ou sal de cozinha é um dos minerais evaporíticos de maior importância para o ser humano. Além disso, os evaporitos costumam estar associados a ambientes altamente produtivos em matéria orgânica e no registro geológico é conhecida a associação de campos gigantes de petróleo e seqüências espessas de evaporitos. Neste texto, iremos abordar os mecanismos mais importantes de formação dos evaporitos e seus ambientes deposicionais, apresentando os depósitos mais importantes onde evaporitos são economicamente explorados, e a importante relação com o petróleo. Ao final, serão discutidos os aspectos mais importantes dos evaporitos Aptianos, formados durante a fase golfo da evolução do Oceano Atlântico Sul, e que apresentam na sua porção relativa à bacia de Sergipe, importantes jazidas de silvinita, carnalita e taquidrita.
id SBG-3_e38d2c81139a374b1dedda2f7e4e199a
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-261X2000000300011
network_acronym_str SBG-3
network_name_str Revista Brasileira de Geofísica (Online)
repository_id_str
spelling Evaporitos como recursos mineraisRochas sedimentaresEvaporitosBacia de SergipeRecursos mineraisOceano Atlântico SulEvaporitos são rochas sedimentares comumente formadas em ambientes de sedimentação de baixo aporte de terrígenos, submetidos a clima seco onde as taxas de evaporação das águas são elevadas permitindo a formação de uma salmoura a partir da qual minerais evaporíticos se formam. O potencial econômico dessas rochas é enorme, valendo salientar que o cloreto de sódio ou sal de cozinha é um dos minerais evaporíticos de maior importância para o ser humano. Além disso, os evaporitos costumam estar associados a ambientes altamente produtivos em matéria orgânica e no registro geológico é conhecida a associação de campos gigantes de petróleo e seqüências espessas de evaporitos. Neste texto, iremos abordar os mecanismos mais importantes de formação dos evaporitos e seus ambientes deposicionais, apresentando os depósitos mais importantes onde evaporitos são economicamente explorados, e a importante relação com o petróleo. Ao final, serão discutidos os aspectos mais importantes dos evaporitos Aptianos, formados durante a fase golfo da evolução do Oceano Atlântico Sul, e que apresentam na sua porção relativa à bacia de Sergipe, importantes jazidas de silvinita, carnalita e taquidrita.Sociedade Brasileira de Geofísica2000-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-261X2000000300011Revista Brasileira de Geofísica v.18 n.3 2000reponame:Revista Brasileira de Geofísica (Online)instname:Sociedade Brasileira de Geofísica (SBG)instacron:SBG10.1590/S0102-261X2000000300011info:eu-repo/semantics/openAccessSilva,Maria A. M. daSchreiber,B. CharlotteSantos,Carla L. dospor2002-07-24T00:00:00Zoai:scielo:S0102-261X2000000300011Revistahttp://www.scielo.br/rbgONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||sbgf@sbgf.org.br1809-45110102-261Xopendoar:2002-07-24T00:00Revista Brasileira de Geofísica (Online) - Sociedade Brasileira de Geofísica (SBG)false
dc.title.none.fl_str_mv Evaporitos como recursos minerais
title Evaporitos como recursos minerais
spellingShingle Evaporitos como recursos minerais
Silva,Maria A. M. da
Rochas sedimentares
Evaporitos
Bacia de Sergipe
Recursos minerais
Oceano Atlântico Sul
title_short Evaporitos como recursos minerais
title_full Evaporitos como recursos minerais
title_fullStr Evaporitos como recursos minerais
title_full_unstemmed Evaporitos como recursos minerais
title_sort Evaporitos como recursos minerais
author Silva,Maria A. M. da
author_facet Silva,Maria A. M. da
Schreiber,B. Charlotte
Santos,Carla L. dos
author_role author
author2 Schreiber,B. Charlotte
Santos,Carla L. dos
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva,Maria A. M. da
Schreiber,B. Charlotte
Santos,Carla L. dos
dc.subject.por.fl_str_mv Rochas sedimentares
Evaporitos
Bacia de Sergipe
Recursos minerais
Oceano Atlântico Sul
topic Rochas sedimentares
Evaporitos
Bacia de Sergipe
Recursos minerais
Oceano Atlântico Sul
description Evaporitos são rochas sedimentares comumente formadas em ambientes de sedimentação de baixo aporte de terrígenos, submetidos a clima seco onde as taxas de evaporação das águas são elevadas permitindo a formação de uma salmoura a partir da qual minerais evaporíticos se formam. O potencial econômico dessas rochas é enorme, valendo salientar que o cloreto de sódio ou sal de cozinha é um dos minerais evaporíticos de maior importância para o ser humano. Além disso, os evaporitos costumam estar associados a ambientes altamente produtivos em matéria orgânica e no registro geológico é conhecida a associação de campos gigantes de petróleo e seqüências espessas de evaporitos. Neste texto, iremos abordar os mecanismos mais importantes de formação dos evaporitos e seus ambientes deposicionais, apresentando os depósitos mais importantes onde evaporitos são economicamente explorados, e a importante relação com o petróleo. Ao final, serão discutidos os aspectos mais importantes dos evaporitos Aptianos, formados durante a fase golfo da evolução do Oceano Atlântico Sul, e que apresentam na sua porção relativa à bacia de Sergipe, importantes jazidas de silvinita, carnalita e taquidrita.
publishDate 2000
dc.date.none.fl_str_mv 2000-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-261X2000000300011
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-261X2000000300011
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0102-261X2000000300011
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Geofísica
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Geofísica
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Geofísica v.18 n.3 2000
reponame:Revista Brasileira de Geofísica (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Geofísica (SBG)
instacron:SBG
instname_str Sociedade Brasileira de Geofísica (SBG)
instacron_str SBG
institution SBG
reponame_str Revista Brasileira de Geofísica (Online)
collection Revista Brasileira de Geofísica (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Geofísica (Online) - Sociedade Brasileira de Geofísica (SBG)
repository.mail.fl_str_mv ||sbgf@sbgf.org.br
_version_ 1754820935945289728