Analysis of the Cambridge Cognitive Examination (CAMCOG) applied to people over the age of 80 with or without Alzheimer's
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Geriatrics, Gerontology and Aging (Online) |
Texto Completo: | https://ggaging.com/details/377 |
Resumo: | <p><b>INTRODUÇÃO:</b> O teste <i>Cambridge Cognition Examination</i> (CAMCOG) é uma breve bateria neuropsicológica que avalia a função cognitiva global e as deficiências para o diagnóstico de demência. O crescente envelhecimento da população é bem estabelecido, sendo que os idosos com 80 anos ou mais compõem o estrato populacional que mais cresce. E sabe-se que a idade é um fator importante para os quadros de Doença de Alzheimer (DA). Além disso, existem diferenças cognitivas mesmo quando ocorre o envelhecimento bem-sucedido e são observadas diferenças entre os testes cognitivos conforme a escolaridade.<br> <b>OBJETIVOS:</b> Avaliar os valores do CAMCOG em idosos com 80 anos ou mais portadores e não portadores de DA, comparando a pontuação total; os valores das subescalas quanto as variáveis sexo, faixa etária e escolaridade; os pontos de corte para a discriminação de quadro de DA e não DA para os diversos graus de escolaridade; e se o teste CAMCOG é adequado para avaliação cognitiva desses sujeitos.<br> <b>MÉTODO:</b> Estudo prospectivo através da análise de 713 prontuários de idosos com 80 anos ou mais portadores e não portadores de DA do Instituto de Geriatria e Gerontologia de Jundiaí (SP). Todos os pacientes do estudo passaram por avaliação médica e foram submetidos ao CAMCOG e a exames laboratoriais e de neuroimagem. O <i>software</i> estatístico SPSS 22.0 foi utilizado para as análises descritivas e testes de hipóteses e o R 3.1 foi utilizado para a construção das curvas <i>Receiver Operating Characteristic</i> (ROC). Foi considerado como nível de significância estatística (P) um valor igual ou menor que 0,05. As análises de curvas ROC foram realizadas para comparar a sensibilidade e especificidade do CAMCOG com o propósito de diferenciar os dois grupos nos estratos educacionais. Os dados não paramétricos foram analisados utilizando Mann-Whitney e Kruskal-Wallis conforme o numero de variáveis. Também foi utilizado o modelo de regressão linear multivariado para análise das variáveis dependente e independente.<br> <b>RESULTADOS:</b> Encontrou-se que a maioria dos sujeitos possuía DA (58,8%), eram sexo feminino (65,8%; p < 0,05%) e possuía um nível de escolaridade entre 1 e 4 anos (54,8%; p < 0,05). Quanto maior for o nível de escolaridade também maior será o valor observado no CAMCOG. Além disso, homens têm desempenho superior no teste (p < 0,05). Na avaliação das subescalas em todos os casos tem-se uma diferença estatisticamente significativa entre os pacientes no grupo controle e os pacientes com DA. Os valores obtidos nas subescalas do CAMCOG são maiores para os pacientes do grupo controle, e a diferença é significativa, levando a concluir que pacientes com DA realmente apresentam valores inferiores em todos as subescalas. A análise multivariada mostrou que as variáveis Sexo, Idade, Diagnóstico e Escolaridade influenciam de modo independente o valor do CAMCOG.<br> <b>CONCLUSÕES:</b> O valor do CAMCOG é influenciado de maneira independente pelo gênero (homens têm valores maiores), pela idade (maior idade leva a um pior desempenho), pelo diagnóstico (o diagnóstico DA garante um pior desempenho) e pela escolaridade (maior grau de escolaridade gera a um maior resultado). Não foi possível obter os pontos de corte para o diagnóstico DA para os diferentes graus de escolaridade.</p> |
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Analysis of the Cambridge Cognitive Examination (CAMCOG) applied to people over the age of 80 with or without Alzheimer'sdoença de Alzheimer testes neuropsicológicos idoso de 80 anos ou mais.<p><b>INTRODUÇÃO:</b> O teste <i>Cambridge Cognition Examination</i> (CAMCOG) é uma breve bateria neuropsicológica que avalia a função cognitiva global e as deficiências para o diagnóstico de demência. O crescente envelhecimento da população é bem estabelecido, sendo que os idosos com 80 anos ou mais compõem o estrato populacional que mais cresce. E sabe-se que a idade é um fator importante para os quadros de Doença de Alzheimer (DA). Além disso, existem diferenças cognitivas mesmo quando ocorre o envelhecimento bem-sucedido e são observadas diferenças entre os testes cognitivos conforme a escolaridade.<br> <b>OBJETIVOS:</b> Avaliar os valores do CAMCOG em idosos com 80 anos ou mais portadores e não portadores de DA, comparando a pontuação total; os valores das subescalas quanto as variáveis sexo, faixa etária e escolaridade; os pontos de corte para a discriminação de quadro de DA e não DA para os diversos graus de escolaridade; e se o teste CAMCOG é adequado para avaliação cognitiva desses sujeitos.<br> <b>MÉTODO:</b> Estudo prospectivo através da análise de 713 prontuários de idosos com 80 anos ou mais portadores e não portadores de DA do Instituto de Geriatria e Gerontologia de Jundiaí (SP). Todos os pacientes do estudo passaram por avaliação médica e foram submetidos ao CAMCOG e a exames laboratoriais e de neuroimagem. O <i>software</i> estatístico SPSS 22.0 foi utilizado para as análises descritivas e testes de hipóteses e o R 3.1 foi utilizado para a construção das curvas <i>Receiver Operating Characteristic</i> (ROC). Foi considerado como nível de significância estatística (P) um valor igual ou menor que 0,05. As análises de curvas ROC foram realizadas para comparar a sensibilidade e especificidade do CAMCOG com o propósito de diferenciar os dois grupos nos estratos educacionais. Os dados não paramétricos foram analisados utilizando Mann-Whitney e Kruskal-Wallis conforme o numero de variáveis. Também foi utilizado o modelo de regressão linear multivariado para análise das variáveis dependente e independente.<br> <b>RESULTADOS:</b> Encontrou-se que a maioria dos sujeitos possuía DA (58,8%), eram sexo feminino (65,8%; p < 0,05%) e possuía um nível de escolaridade entre 1 e 4 anos (54,8%; p < 0,05). Quanto maior for o nível de escolaridade também maior será o valor observado no CAMCOG. Além disso, homens têm desempenho superior no teste (p < 0,05). Na avaliação das subescalas em todos os casos tem-se uma diferença estatisticamente significativa entre os pacientes no grupo controle e os pacientes com DA. Os valores obtidos nas subescalas do CAMCOG são maiores para os pacientes do grupo controle, e a diferença é significativa, levando a concluir que pacientes com DA realmente apresentam valores inferiores em todos as subescalas. A análise multivariada mostrou que as variáveis Sexo, Idade, Diagnóstico e Escolaridade influenciam de modo independente o valor do CAMCOG.<br> <b>CONCLUSÕES:</b> O valor do CAMCOG é influenciado de maneira independente pelo gênero (homens têm valores maiores), pela idade (maior idade leva a um pior desempenho), pelo diagnóstico (o diagnóstico DA garante um pior desempenho) e pela escolaridade (maior grau de escolaridade gera a um maior resultado). Não foi possível obter os pontos de corte para o diagnóstico DA para os diferentes graus de escolaridade.</p>Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia2016-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttps://ggaging.com/details/377Geriatrics, Gerontology and Aging v.10 n.3 2016reponame:Geriatrics, Gerontology and Aging (Online)instname:Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologiainstacron:SBGGinfo:eu-repo/semantics/openAccess Romano,Lucas Gabriel Maltoni Martinelli,José Eduardoeng2016-07-01T00:00:00Zoai:ggaging.com:377Revistahttp://sbgg.org.br/publicacoes-cientificas/revista-geriatria-gerontologia/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpexecutiveditors@ggaging.com||nacional@sbgg.org.br2447-21232447-2115opendoar:2016-07-01T00:00Geriatrics, Gerontology and Aging (Online) - Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologiafalse |
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