Cateterismo cardíaco esquerdo: lacunas nas informações transmitidas aos pacientes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cavalcanti,Taciana de Castilhos
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Sarmento-Leite,Rogério, Gottschall,Carlos A. M., Quadros,Alexandre Schaan de, Goldmeier,Sílvia, Souza,Emiliane Nogueira de, Moraes,Maria Antonieta Pereira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Cardiologia Invasiva (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2179-83972008000200015
Resumo: INTRODUÇÃO: A prática dos procedimentos na Cardiologia Intervencionista está marcada por grandes avanços, mas o mesmo não se verifica no trato das informações e conhecimento dos pacientes acerca do tema. É imperativa a necessidade de consolidar as orientações transmitidas aos pacientes, instruindo-os sobre os benefícios alcançados pela sua compreensão sobre os exames invasivos. OBJETIVO: Verificar o conhecimento dos pacientes submetidos a cateterismo cardíaco em um hospital especializado em Cardiologia. MÉTODO: Estudo transversal realizado por meio de entrevistas envolvendo 11 questões relacionadas ao entendimento do paciente sobre sua doença, sobre os benefícios e complicações potenciais do exame, e sobre os cuidados na sua recuperação. Um escore foi criado e definido um ponto de corte de > 8 acertos para considerar conhecimento satisfatório. RESULTADOS: Foram avaliados 148 pacientes, com média de idade de 60 ± 10 anos, sendo a maioria (55,4%) do sexo masculino, dos quais 67,6% estavam sendo submetidos a cateterismo cardíaco pela primeira vez. A média de acertos foi de 5,7 ± 2,0 questões e 17,6% dos pacientes obtiveram pontuação considerada como conhecimento satisfatório. Pacientes com maior renda e escolaridade apresentaram melhor desempenho do conhecimento. CONCLUSÃO: Os resultados do estudo permitem concluir que os pacientes demonstraram conhecimento insatisfatório acerca do cateterismo cardíaco ambulatorial, evidenciando a importância de ampliar a atuação das equipes de saúde como forma de reduzir esse cenário de desinformação.
id SBHCI-1_9324c5766c55f599d246137cce39804b
oai_identifier_str oai:scielo:S2179-83972008000200015
network_acronym_str SBHCI-1
network_name_str Revista Brasileira de Cardiologia Invasiva (Online)
repository_id_str
spelling Cateterismo cardíaco esquerdo: lacunas nas informações transmitidas aos pacientesCateterismo cardíacoConhecimentoPesquisa em avaliação de enfermagemINTRODUÇÃO: A prática dos procedimentos na Cardiologia Intervencionista está marcada por grandes avanços, mas o mesmo não se verifica no trato das informações e conhecimento dos pacientes acerca do tema. É imperativa a necessidade de consolidar as orientações transmitidas aos pacientes, instruindo-os sobre os benefícios alcançados pela sua compreensão sobre os exames invasivos. OBJETIVO: Verificar o conhecimento dos pacientes submetidos a cateterismo cardíaco em um hospital especializado em Cardiologia. MÉTODO: Estudo transversal realizado por meio de entrevistas envolvendo 11 questões relacionadas ao entendimento do paciente sobre sua doença, sobre os benefícios e complicações potenciais do exame, e sobre os cuidados na sua recuperação. Um escore foi criado e definido um ponto de corte de > 8 acertos para considerar conhecimento satisfatório. RESULTADOS: Foram avaliados 148 pacientes, com média de idade de 60 ± 10 anos, sendo a maioria (55,4%) do sexo masculino, dos quais 67,6% estavam sendo submetidos a cateterismo cardíaco pela primeira vez. A média de acertos foi de 5,7 ± 2,0 questões e 17,6% dos pacientes obtiveram pontuação considerada como conhecimento satisfatório. Pacientes com maior renda e escolaridade apresentaram melhor desempenho do conhecimento. CONCLUSÃO: Os resultados do estudo permitem concluir que os pacientes demonstraram conhecimento insatisfatório acerca do cateterismo cardíaco ambulatorial, evidenciando a importância de ampliar a atuação das equipes de saúde como forma de reduzir esse cenário de desinformação.Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista - SBHCI2008-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2179-83972008000200015Revista Brasileira de Cardiologia Invasiva v.16 n.2 2008reponame:Revista Brasileira de Cardiologia Invasiva (Online)instname:Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista (SBHCI)instacron:SBHCI10.1590/S2179-83972008000200015info:eu-repo/semantics/openAccessCavalcanti,Taciana de CastilhosSarmento-Leite,RogérioGottschall,Carlos A. M.Quadros,Alexandre Schaan deGoldmeier,SílviaSouza,Emiliane Nogueira deMoraes,Maria Antonieta Pereirapor2012-08-14T00:00:00Zoai:scielo:S2179-83972008000200015Revistahttp://www.rbci.org.brONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||sbhci@sbhci.org.br2179-83970104-1843opendoar:2012-08-14T00:00Revista Brasileira de Cardiologia Invasiva (Online) - Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista (SBHCI)false
dc.title.none.fl_str_mv Cateterismo cardíaco esquerdo: lacunas nas informações transmitidas aos pacientes
title Cateterismo cardíaco esquerdo: lacunas nas informações transmitidas aos pacientes
spellingShingle Cateterismo cardíaco esquerdo: lacunas nas informações transmitidas aos pacientes
Cavalcanti,Taciana de Castilhos
Cateterismo cardíaco
Conhecimento
Pesquisa em avaliação de enfermagem
title_short Cateterismo cardíaco esquerdo: lacunas nas informações transmitidas aos pacientes
title_full Cateterismo cardíaco esquerdo: lacunas nas informações transmitidas aos pacientes
title_fullStr Cateterismo cardíaco esquerdo: lacunas nas informações transmitidas aos pacientes
title_full_unstemmed Cateterismo cardíaco esquerdo: lacunas nas informações transmitidas aos pacientes
title_sort Cateterismo cardíaco esquerdo: lacunas nas informações transmitidas aos pacientes
author Cavalcanti,Taciana de Castilhos
author_facet Cavalcanti,Taciana de Castilhos
Sarmento-Leite,Rogério
Gottschall,Carlos A. M.
Quadros,Alexandre Schaan de
Goldmeier,Sílvia
Souza,Emiliane Nogueira de
Moraes,Maria Antonieta Pereira
author_role author
author2 Sarmento-Leite,Rogério
Gottschall,Carlos A. M.
Quadros,Alexandre Schaan de
Goldmeier,Sílvia
Souza,Emiliane Nogueira de
Moraes,Maria Antonieta Pereira
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cavalcanti,Taciana de Castilhos
Sarmento-Leite,Rogério
Gottschall,Carlos A. M.
Quadros,Alexandre Schaan de
Goldmeier,Sílvia
Souza,Emiliane Nogueira de
Moraes,Maria Antonieta Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Cateterismo cardíaco
Conhecimento
Pesquisa em avaliação de enfermagem
topic Cateterismo cardíaco
Conhecimento
Pesquisa em avaliação de enfermagem
description INTRODUÇÃO: A prática dos procedimentos na Cardiologia Intervencionista está marcada por grandes avanços, mas o mesmo não se verifica no trato das informações e conhecimento dos pacientes acerca do tema. É imperativa a necessidade de consolidar as orientações transmitidas aos pacientes, instruindo-os sobre os benefícios alcançados pela sua compreensão sobre os exames invasivos. OBJETIVO: Verificar o conhecimento dos pacientes submetidos a cateterismo cardíaco em um hospital especializado em Cardiologia. MÉTODO: Estudo transversal realizado por meio de entrevistas envolvendo 11 questões relacionadas ao entendimento do paciente sobre sua doença, sobre os benefícios e complicações potenciais do exame, e sobre os cuidados na sua recuperação. Um escore foi criado e definido um ponto de corte de > 8 acertos para considerar conhecimento satisfatório. RESULTADOS: Foram avaliados 148 pacientes, com média de idade de 60 ± 10 anos, sendo a maioria (55,4%) do sexo masculino, dos quais 67,6% estavam sendo submetidos a cateterismo cardíaco pela primeira vez. A média de acertos foi de 5,7 ± 2,0 questões e 17,6% dos pacientes obtiveram pontuação considerada como conhecimento satisfatório. Pacientes com maior renda e escolaridade apresentaram melhor desempenho do conhecimento. CONCLUSÃO: Os resultados do estudo permitem concluir que os pacientes demonstraram conhecimento insatisfatório acerca do cateterismo cardíaco ambulatorial, evidenciando a importância de ampliar a atuação das equipes de saúde como forma de reduzir esse cenário de desinformação.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2179-83972008000200015
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2179-83972008000200015
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S2179-83972008000200015
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista - SBHCI
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista - SBHCI
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Cardiologia Invasiva v.16 n.2 2008
reponame:Revista Brasileira de Cardiologia Invasiva (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista (SBHCI)
instacron:SBHCI
instname_str Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista (SBHCI)
instacron_str SBHCI
institution SBHCI
reponame_str Revista Brasileira de Cardiologia Invasiva (Online)
collection Revista Brasileira de Cardiologia Invasiva (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Cardiologia Invasiva (Online) - Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista (SBHCI)
repository.mail.fl_str_mv ||sbhci@sbhci.org.br
_version_ 1752122251419844608