HISTÓRIA DA DISCIPLINA ÁLGEBRA LINEAR: primeiras aproximações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Eduardo Gonçalves
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de História da Educação Matemática
Texto Completo: http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/221
Resumo: Nesse artigo são dados os primeiros passos em direção à construção de uma trajetória histórica da disciplina de Álgebra Linear (AL) no Brasil. Iniciamos essa construção observando o plano internacional, buscando compreender, por um lado, alguns contextos que ajudaram a dar uma configuração aos atuais programas e ementas das disciplinas e, por outro, como se deu a incorporação dos temas da AL nos primeiros livros didáticos estrangeiros. Num primeiro momento, descrevemos as motivações da pesquisa, bem como do tipo de fonte histórica utilizada para desenvolvê-la. Num segundo momento, fizemos um apanhado dos primeiros indícios do seu surgimento e de alguns contextos que ajudaram a constituir a AL como disciplina em outros países para, em seguida, fazermos uma análise acerca de como seus conteúdos foram se incorporando aos primeiros livros didáticos. Concluímos que inicialmente a AL estava presente em livros didáticos de Álgebra Moderna (AM) e que, paulatinamente houve um movimento de descolamento, gerando textos de AL independentes, apesar de ainda hoje, em muitos textos, persistir esse padrão. Além disso, desde seu nascedouro, a AL sempre foi frequentada por diversos tipos de profissionais, gerando assim um direcionamento com vistas a aplicações, tanto nas pesquisas nessa área, como no seu ensino, descolando-se do caráter algébrico que se orienta numa tendência estruturalista.
id SBHMAT_045a51fb47bfb6100b2723a38098021e
oai_identifier_str oai:ojs2.histemat.com.br:article/221
network_acronym_str SBHMAT
network_name_str Revista de História da Educação Matemática
repository_id_str
spelling HISTÓRIA DA DISCIPLINA ÁLGEBRA LINEAR: primeiras aproximaçõesÁlgebra ModernaLivros DidáticosDisciplina AcadêmicaÁlgebra Linear Nesse artigo são dados os primeiros passos em direção à construção de uma trajetória histórica da disciplina de Álgebra Linear (AL) no Brasil. Iniciamos essa construção observando o plano internacional, buscando compreender, por um lado, alguns contextos que ajudaram a dar uma configuração aos atuais programas e ementas das disciplinas e, por outro, como se deu a incorporação dos temas da AL nos primeiros livros didáticos estrangeiros. Num primeiro momento, descrevemos as motivações da pesquisa, bem como do tipo de fonte histórica utilizada para desenvolvê-la. Num segundo momento, fizemos um apanhado dos primeiros indícios do seu surgimento e de alguns contextos que ajudaram a constituir a AL como disciplina em outros países para, em seguida, fazermos uma análise acerca de como seus conteúdos foram se incorporando aos primeiros livros didáticos. Concluímos que inicialmente a AL estava presente em livros didáticos de Álgebra Moderna (AM) e que, paulatinamente houve um movimento de descolamento, gerando textos de AL independentes, apesar de ainda hoje, em muitos textos, persistir esse padrão. Além disso, desde seu nascedouro, a AL sempre foi frequentada por diversos tipos de profissionais, gerando assim um direcionamento com vistas a aplicações, tanto nas pesquisas nessa área, como no seu ensino, descolando-se do caráter algébrico que se orienta numa tendência estruturalista. Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)2018-10-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/221Revista de História da Educação Matemática; v. 4 n. 2 (2018)2447-6447reponame:Revista de História da Educação Matemáticainstname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)instacron:SBHMATporhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/221/167Copyright (c) 2018 Revista de História da Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Eduardo Gonçalves2023-12-13T15:00:51Zoai:ojs2.histemat.com.br:article/221Revistahttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/indexPRIhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/oairevista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com2447-64472447-6447opendoar:2023-12-13T15:00:51Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)false
dc.title.none.fl_str_mv HISTÓRIA DA DISCIPLINA ÁLGEBRA LINEAR: primeiras aproximações
title HISTÓRIA DA DISCIPLINA ÁLGEBRA LINEAR: primeiras aproximações
spellingShingle HISTÓRIA DA DISCIPLINA ÁLGEBRA LINEAR: primeiras aproximações
Santos, Eduardo Gonçalves
Álgebra Moderna
Livros Didáticos
Disciplina Acadêmica
Álgebra Linear
title_short HISTÓRIA DA DISCIPLINA ÁLGEBRA LINEAR: primeiras aproximações
title_full HISTÓRIA DA DISCIPLINA ÁLGEBRA LINEAR: primeiras aproximações
title_fullStr HISTÓRIA DA DISCIPLINA ÁLGEBRA LINEAR: primeiras aproximações
title_full_unstemmed HISTÓRIA DA DISCIPLINA ÁLGEBRA LINEAR: primeiras aproximações
title_sort HISTÓRIA DA DISCIPLINA ÁLGEBRA LINEAR: primeiras aproximações
author Santos, Eduardo Gonçalves
author_facet Santos, Eduardo Gonçalves
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Eduardo Gonçalves
dc.subject.por.fl_str_mv Álgebra Moderna
Livros Didáticos
Disciplina Acadêmica
Álgebra Linear
topic Álgebra Moderna
Livros Didáticos
Disciplina Acadêmica
Álgebra Linear
description Nesse artigo são dados os primeiros passos em direção à construção de uma trajetória histórica da disciplina de Álgebra Linear (AL) no Brasil. Iniciamos essa construção observando o plano internacional, buscando compreender, por um lado, alguns contextos que ajudaram a dar uma configuração aos atuais programas e ementas das disciplinas e, por outro, como se deu a incorporação dos temas da AL nos primeiros livros didáticos estrangeiros. Num primeiro momento, descrevemos as motivações da pesquisa, bem como do tipo de fonte histórica utilizada para desenvolvê-la. Num segundo momento, fizemos um apanhado dos primeiros indícios do seu surgimento e de alguns contextos que ajudaram a constituir a AL como disciplina em outros países para, em seguida, fazermos uma análise acerca de como seus conteúdos foram se incorporando aos primeiros livros didáticos. Concluímos que inicialmente a AL estava presente em livros didáticos de Álgebra Moderna (AM) e que, paulatinamente houve um movimento de descolamento, gerando textos de AL independentes, apesar de ainda hoje, em muitos textos, persistir esse padrão. Além disso, desde seu nascedouro, a AL sempre foi frequentada por diversos tipos de profissionais, gerando assim um direcionamento com vistas a aplicações, tanto nas pesquisas nessa área, como no seu ensino, descolando-se do caráter algébrico que se orienta numa tendência estruturalista.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/221
url http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/221
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/221/167
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista de História da Educação Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista de História da Educação Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
dc.source.none.fl_str_mv Revista de História da Educação Matemática; v. 4 n. 2 (2018)
2447-6447
reponame:Revista de História da Educação Matemática
instname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
instacron:SBHMAT
instname_str Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
instacron_str SBHMAT
institution SBHMAT
reponame_str Revista de História da Educação Matemática
collection Revista de História da Educação Matemática
repository.name.fl_str_mv Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
repository.mail.fl_str_mv revista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com
_version_ 1797053462714777600