OS PROBLEMAS DE ARITMÉTICA NOS LIVROS DIDÁTICOS: finalidades de uso (1890-1920)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de História da Educação Matemática |
Texto Completo: | http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/502 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo mostrar o espaço ocupado pelos problemas de aritmética na marcha do ensino de matemática. Para tanto foram analisadas as finalidades de seu emprego em cinco livros didáticos que tiveram suas edições no período de 1890 a 1920 e circularam no período do método intuitivo. Tal método apresentava suas críticas ao método anterior, o tradicional. A análise das obras resultou na categorização de quatro finalidades principais de uso dos problemas de aritmética: explorar, instruir, aplicar e verificar, constatando-se que a díade, instruir e aplicar, foi muito significativa no período. Muito embora explorar e verificar não representassem um padrão em todas as obras, também tiveram uma representatividade importante, uma vez que todas elas juntas caracterizam o novo papel de uso dos problemas de aritmética na marcha do ensino: o papel de ensinar aritmética |
id |
SBHMAT_082efa4fa849a080b3da87e18accf8a4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.www.histemat.com.br:article/502 |
network_acronym_str |
SBHMAT |
network_name_str |
Revista de História da Educação Matemática |
repository_id_str |
|
spelling |
OS PROBLEMAS DE ARITMÉTICA NOS LIVROS DIDÁTICOS: finalidades de uso (1890-1920)Problemas de aritméticaAritméticaFinalidadesEste artigo tem como objetivo mostrar o espaço ocupado pelos problemas de aritmética na marcha do ensino de matemática. Para tanto foram analisadas as finalidades de seu emprego em cinco livros didáticos que tiveram suas edições no período de 1890 a 1920 e circularam no período do método intuitivo. Tal método apresentava suas críticas ao método anterior, o tradicional. A análise das obras resultou na categorização de quatro finalidades principais de uso dos problemas de aritmética: explorar, instruir, aplicar e verificar, constatando-se que a díade, instruir e aplicar, foi muito significativa no período. Muito embora explorar e verificar não representassem um padrão em todas as obras, também tiveram uma representatividade importante, uma vez que todas elas juntas caracterizam o novo papel de uso dos problemas de aritmética na marcha do ensino: o papel de ensinar aritméticaSociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)2022-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/502Revista de História da Educação Matemática; v. 8 (2022): Fluxo Contínuo; 1-152447-6447reponame:Revista de História da Educação Matemáticainstname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)instacron:SBHMATporhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/502/427Copyright (c) 2022 Revista de História da Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessPavarin, Karina2022-08-02T02:37:44Zoai:ojs2.www.histemat.com.br:article/502Revistahttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/indexPRIhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/oairevista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com2447-64472447-6447opendoar:2022-08-02T02:37:44Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
OS PROBLEMAS DE ARITMÉTICA NOS LIVROS DIDÁTICOS: finalidades de uso (1890-1920) |
title |
OS PROBLEMAS DE ARITMÉTICA NOS LIVROS DIDÁTICOS: finalidades de uso (1890-1920) |
spellingShingle |
OS PROBLEMAS DE ARITMÉTICA NOS LIVROS DIDÁTICOS: finalidades de uso (1890-1920) Pavarin, Karina Problemas de aritmética Aritmética Finalidades |
title_short |
OS PROBLEMAS DE ARITMÉTICA NOS LIVROS DIDÁTICOS: finalidades de uso (1890-1920) |
title_full |
OS PROBLEMAS DE ARITMÉTICA NOS LIVROS DIDÁTICOS: finalidades de uso (1890-1920) |
title_fullStr |
OS PROBLEMAS DE ARITMÉTICA NOS LIVROS DIDÁTICOS: finalidades de uso (1890-1920) |
title_full_unstemmed |
OS PROBLEMAS DE ARITMÉTICA NOS LIVROS DIDÁTICOS: finalidades de uso (1890-1920) |
title_sort |
OS PROBLEMAS DE ARITMÉTICA NOS LIVROS DIDÁTICOS: finalidades de uso (1890-1920) |
author |
Pavarin, Karina |
author_facet |
Pavarin, Karina |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pavarin, Karina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Problemas de aritmética Aritmética Finalidades |
topic |
Problemas de aritmética Aritmética Finalidades |
description |
Este artigo tem como objetivo mostrar o espaço ocupado pelos problemas de aritmética na marcha do ensino de matemática. Para tanto foram analisadas as finalidades de seu emprego em cinco livros didáticos que tiveram suas edições no período de 1890 a 1920 e circularam no período do método intuitivo. Tal método apresentava suas críticas ao método anterior, o tradicional. A análise das obras resultou na categorização de quatro finalidades principais de uso dos problemas de aritmética: explorar, instruir, aplicar e verificar, constatando-se que a díade, instruir e aplicar, foi muito significativa no período. Muito embora explorar e verificar não representassem um padrão em todas as obras, também tiveram uma representatividade importante, uma vez que todas elas juntas caracterizam o novo papel de uso dos problemas de aritmética na marcha do ensino: o papel de ensinar aritmética |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-08-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/502 |
url |
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/502 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/502/427 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista de História da Educação Matemática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista de História da Educação Matemática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de História da Educação Matemática; v. 8 (2022): Fluxo Contínuo; 1-15 2447-6447 reponame:Revista de História da Educação Matemática instname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) instacron:SBHMAT |
instname_str |
Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
instacron_str |
SBHMAT |
institution |
SBHMAT |
reponame_str |
Revista de História da Educação Matemática |
collection |
Revista de História da Educação Matemática |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com |
_version_ |
1797053464951390208 |