SINTÉTICO OU ANALÍTICO: como ensinar problemas de aritmética? (São Paulo, 1920)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de História da Educação Matemática |
Texto Completo: | http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/141 |
Resumo: | Este texto tem como objetivo observar de que maneira os diferentes métodos, analítico e sintético permeavam as orientações de como os professores deveriam ensinar problemas aritméticos. Para tal feito utilizaremos os artigos das revistas pedagógicas paulistas da década de 1920 e um caderno de problemas de 1937. A fim de guiar nosso olhar utilizaremos como pressupostos teórico-metodológicos os conceitos advindos da História Cultural como representação e apropriação (Chartier, 2010) e cultura escolar (Julia, 2001). Observou-se que o método sintético e o analítico que estavam presentes nas discussões sobre melhor maneira de alfabetizar também estavam presentes nas orientações para o ensino de aritmética na escola primária e que os discursos eram utilizados como forma de legitimar o poder de determinado grupo. Ao analisar o caderno de problemas de 1937 verificamos que os problemas aritméticos são utilizados para ensinar um conteúdo escolar. |
id |
SBHMAT_165ecfb7099df0d60903fc17ef391c5d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.www.histemat.com.br:article/141 |
network_acronym_str |
SBHMAT |
network_name_str |
Revista de História da Educação Matemática |
repository_id_str |
|
spelling |
SINTÉTICO OU ANALÍTICO: como ensinar problemas de aritmética? (São Paulo, 1920)Métodos de ensinoProblemas de aritméticaRevistas PedagógicasEste texto tem como objetivo observar de que maneira os diferentes métodos, analítico e sintético permeavam as orientações de como os professores deveriam ensinar problemas aritméticos. Para tal feito utilizaremos os artigos das revistas pedagógicas paulistas da década de 1920 e um caderno de problemas de 1937. A fim de guiar nosso olhar utilizaremos como pressupostos teórico-metodológicos os conceitos advindos da História Cultural como representação e apropriação (Chartier, 2010) e cultura escolar (Julia, 2001). Observou-se que o método sintético e o analítico que estavam presentes nas discussões sobre melhor maneira de alfabetizar também estavam presentes nas orientações para o ensino de aritmética na escola primária e que os discursos eram utilizados como forma de legitimar o poder de determinado grupo. Ao analisar o caderno de problemas de 1937 verificamos que os problemas aritméticos são utilizados para ensinar um conteúdo escolar.Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)2017-06-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/141Revista de História da Educação Matemática; v. 3 n. 1 (2017)2447-6447reponame:Revista de História da Educação Matemáticainstname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)instacron:SBHMATporhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/141/97Copyright (c) 2017 Revista de História da Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessSOUZA, ANDREIA FERNANDES DE2021-03-30T19:14:45Zoai:ojs2.www.histemat.com.br:article/141Revistahttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/indexPRIhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/oairevista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com2447-64472447-6447opendoar:2021-03-30T19:14:45Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
SINTÉTICO OU ANALÍTICO: como ensinar problemas de aritmética? (São Paulo, 1920) |
title |
SINTÉTICO OU ANALÍTICO: como ensinar problemas de aritmética? (São Paulo, 1920) |
spellingShingle |
SINTÉTICO OU ANALÍTICO: como ensinar problemas de aritmética? (São Paulo, 1920) SOUZA, ANDREIA FERNANDES DE Métodos de ensino Problemas de aritmética Revistas Pedagógicas |
title_short |
SINTÉTICO OU ANALÍTICO: como ensinar problemas de aritmética? (São Paulo, 1920) |
title_full |
SINTÉTICO OU ANALÍTICO: como ensinar problemas de aritmética? (São Paulo, 1920) |
title_fullStr |
SINTÉTICO OU ANALÍTICO: como ensinar problemas de aritmética? (São Paulo, 1920) |
title_full_unstemmed |
SINTÉTICO OU ANALÍTICO: como ensinar problemas de aritmética? (São Paulo, 1920) |
title_sort |
SINTÉTICO OU ANALÍTICO: como ensinar problemas de aritmética? (São Paulo, 1920) |
author |
SOUZA, ANDREIA FERNANDES DE |
author_facet |
SOUZA, ANDREIA FERNANDES DE |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SOUZA, ANDREIA FERNANDES DE |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Métodos de ensino Problemas de aritmética Revistas Pedagógicas |
topic |
Métodos de ensino Problemas de aritmética Revistas Pedagógicas |
description |
Este texto tem como objetivo observar de que maneira os diferentes métodos, analítico e sintético permeavam as orientações de como os professores deveriam ensinar problemas aritméticos. Para tal feito utilizaremos os artigos das revistas pedagógicas paulistas da década de 1920 e um caderno de problemas de 1937. A fim de guiar nosso olhar utilizaremos como pressupostos teórico-metodológicos os conceitos advindos da História Cultural como representação e apropriação (Chartier, 2010) e cultura escolar (Julia, 2001). Observou-se que o método sintético e o analítico que estavam presentes nas discussões sobre melhor maneira de alfabetizar também estavam presentes nas orientações para o ensino de aritmética na escola primária e que os discursos eram utilizados como forma de legitimar o poder de determinado grupo. Ao analisar o caderno de problemas de 1937 verificamos que os problemas aritméticos são utilizados para ensinar um conteúdo escolar. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-06-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/141 |
url |
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/141 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/141/97 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista de História da Educação Matemática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista de História da Educação Matemática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de História da Educação Matemática; v. 3 n. 1 (2017) 2447-6447 reponame:Revista de História da Educação Matemática instname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) instacron:SBHMAT |
instname_str |
Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
instacron_str |
SBHMAT |
institution |
SBHMAT |
reponame_str |
Revista de História da Educação Matemática |
collection |
Revista de História da Educação Matemática |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com |
_version_ |
1797053464161812480 |