75 ANOS DE HISTÓRIA DO ENSINO MÉDIO NO BRASIL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de História da Educação Matemática |
Texto Completo: | http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/243 |
Resumo: | Este trabalho apresenta a história do Ensino Médio como etapa de aprendizagem que antecede o Ensino Superior. Estuda a constituição desse segmento no início dos anos 1900, analisa outras reformas educacionais e verifica os principais pontos da reforma de 2017. Busca também entender como a Matemática é ensinada nos períodos estudados. Os dados foram produzidos por uma pesquisa bibliográfica que integra uma tese defendida em 2018. O artigo apresenta o Ensino Médio como um segmento que, no Brasil, nunca teve uma identidade definida, prevalecendo a dicotomia entre a formação propedêutica e a profissionalizante. Essa etapa de ensino passou, em 2017, por meio de Medida Provisória, por alterações profundas, mas é preciso ainda observar se elas resultaram na almejada permanência dos adolescentes nos estudos. |
id |
SBHMAT_1b7bb0bc48a849cd48cfbd71ebd25ce4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.www.histemat.com.br:article/243 |
network_acronym_str |
SBHMAT |
network_name_str |
Revista de História da Educação Matemática |
repository_id_str |
|
spelling |
75 ANOS DE HISTÓRIA DO ENSINO MÉDIO NO BRASILHistória do Ensino MédioMatemática do Ensino MédioEnsino MédioEste trabalho apresenta a história do Ensino Médio como etapa de aprendizagem que antecede o Ensino Superior. Estuda a constituição desse segmento no início dos anos 1900, analisa outras reformas educacionais e verifica os principais pontos da reforma de 2017. Busca também entender como a Matemática é ensinada nos períodos estudados. Os dados foram produzidos por uma pesquisa bibliográfica que integra uma tese defendida em 2018. O artigo apresenta o Ensino Médio como um segmento que, no Brasil, nunca teve uma identidade definida, prevalecendo a dicotomia entre a formação propedêutica e a profissionalizante. Essa etapa de ensino passou, em 2017, por meio de Medida Provisória, por alterações profundas, mas é preciso ainda observar se elas resultaram na almejada permanência dos adolescentes nos estudos.Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)2018-12-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/243Revista de História da Educação Matemática; v. 4 n. 3 (2018)2447-6447reponame:Revista de História da Educação Matemáticainstname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)instacron:SBHMATporhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/243/188Copyright (c) 2018 Revista de História da Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessKleine, Martha Regina Egéa2021-03-24T18:10:43Zoai:ojs2.www.histemat.com.br:article/243Revistahttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/indexPRIhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/oairevista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com2447-64472447-6447opendoar:2021-03-24T18:10:43Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
75 ANOS DE HISTÓRIA DO ENSINO MÉDIO NO BRASIL |
title |
75 ANOS DE HISTÓRIA DO ENSINO MÉDIO NO BRASIL |
spellingShingle |
75 ANOS DE HISTÓRIA DO ENSINO MÉDIO NO BRASIL Kleine, Martha Regina Egéa História do Ensino Médio Matemática do Ensino Médio Ensino Médio |
title_short |
75 ANOS DE HISTÓRIA DO ENSINO MÉDIO NO BRASIL |
title_full |
75 ANOS DE HISTÓRIA DO ENSINO MÉDIO NO BRASIL |
title_fullStr |
75 ANOS DE HISTÓRIA DO ENSINO MÉDIO NO BRASIL |
title_full_unstemmed |
75 ANOS DE HISTÓRIA DO ENSINO MÉDIO NO BRASIL |
title_sort |
75 ANOS DE HISTÓRIA DO ENSINO MÉDIO NO BRASIL |
author |
Kleine, Martha Regina Egéa |
author_facet |
Kleine, Martha Regina Egéa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kleine, Martha Regina Egéa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História do Ensino Médio Matemática do Ensino Médio Ensino Médio |
topic |
História do Ensino Médio Matemática do Ensino Médio Ensino Médio |
description |
Este trabalho apresenta a história do Ensino Médio como etapa de aprendizagem que antecede o Ensino Superior. Estuda a constituição desse segmento no início dos anos 1900, analisa outras reformas educacionais e verifica os principais pontos da reforma de 2017. Busca também entender como a Matemática é ensinada nos períodos estudados. Os dados foram produzidos por uma pesquisa bibliográfica que integra uma tese defendida em 2018. O artigo apresenta o Ensino Médio como um segmento que, no Brasil, nunca teve uma identidade definida, prevalecendo a dicotomia entre a formação propedêutica e a profissionalizante. Essa etapa de ensino passou, em 2017, por meio de Medida Provisória, por alterações profundas, mas é preciso ainda observar se elas resultaram na almejada permanência dos adolescentes nos estudos. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo Avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/243 |
url |
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/243 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/243/188 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista de História da Educação Matemática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista de História da Educação Matemática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de História da Educação Matemática; v. 4 n. 3 (2018) 2447-6447 reponame:Revista de História da Educação Matemática instname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) instacron:SBHMAT |
instname_str |
Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
instacron_str |
SBHMAT |
institution |
SBHMAT |
reponame_str |
Revista de História da Educação Matemática |
collection |
Revista de História da Educação Matemática |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com |
_version_ |
1797053464268767232 |