A CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE NÚMERO NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO DE 1º GRAU NO PARANÁ NA DÉCADA DE 1970
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de História da Educação Matemática |
Texto Completo: | http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/568 |
Resumo: | Neste texto apresentamos uma análise em relação aos saberes relativos ao conceito de número nas séries iniciais no estado do Paraná na década de 1970, tanto o que diz respeito ao conteúdo quanto aos encaminhamentos didático-metodológicos que circularam nos cursos de capacitação e aperfeiçoamento dos professores primários. O estudo apoiou-se na História Cultural (Certeau, 1982; Chartier, 1990), mobilizou os conceitos de saberes a e para ensinar de Hofstetter e Schneuwly (2017), no conceito de número (Piaget, 1975, 1981; Dienes, 1967, 1975). Os documentos oficiais orientavam que o “ensino” do conceito de número fosse organizado por uma sequência de atividades baseadas em experiências envolvendo situações concretas, com a utilização de variados materiais manipulativos. Para ensinar o número, percebemos uma ênfase na Teoria de Conjuntos, seguida de orientações para o planejamento de atividades sequenciadas, para atingir as habilidades mentais como: classificar, seriar, ordenar, corresponder e conservar. A proposta metodológica paranaense enfatizava que as atividades deveriam despertar o interesse das crianças para a matemática e o ensino deveria ser gradativo respeitando as fases do desenvolvimento do aluno, ou seja, saberes inerentes às etapas do desenvolvimento do pensamento, do saber sobre o uso pedagógico de materiais e saberes sobre os processos necessários à construção do conceito de número. Uma característica que merece destaque se refere ao fato de observar que no período delimitado neste estudo, a partir das fontes, uma abordagem híbrida que combinava aspectos da teoria piagetiana e elementos da matemática moderna quanto ao “ensino” do conceito de número. |
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A CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE NÚMERO NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO DE 1º GRAU NO PARANÁ NA DÉCADA DE 1970Ensino da MatemáticaEnsino 1º GrauConceito de NúmeroTeoria de ConjuntosNeste texto apresentamos uma análise em relação aos saberes relativos ao conceito de número nas séries iniciais no estado do Paraná na década de 1970, tanto o que diz respeito ao conteúdo quanto aos encaminhamentos didático-metodológicos que circularam nos cursos de capacitação e aperfeiçoamento dos professores primários. O estudo apoiou-se na História Cultural (Certeau, 1982; Chartier, 1990), mobilizou os conceitos de saberes a e para ensinar de Hofstetter e Schneuwly (2017), no conceito de número (Piaget, 1975, 1981; Dienes, 1967, 1975). Os documentos oficiais orientavam que o “ensino” do conceito de número fosse organizado por uma sequência de atividades baseadas em experiências envolvendo situações concretas, com a utilização de variados materiais manipulativos. Para ensinar o número, percebemos uma ênfase na Teoria de Conjuntos, seguida de orientações para o planejamento de atividades sequenciadas, para atingir as habilidades mentais como: classificar, seriar, ordenar, corresponder e conservar. A proposta metodológica paranaense enfatizava que as atividades deveriam despertar o interesse das crianças para a matemática e o ensino deveria ser gradativo respeitando as fases do desenvolvimento do aluno, ou seja, saberes inerentes às etapas do desenvolvimento do pensamento, do saber sobre o uso pedagógico de materiais e saberes sobre os processos necessários à construção do conceito de número. Uma característica que merece destaque se refere ao fato de observar que no período delimitado neste estudo, a partir das fontes, uma abordagem híbrida que combinava aspectos da teoria piagetiana e elementos da matemática moderna quanto ao “ensino” do conceito de número.Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)2023-11-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/568Revista de História da Educação Matemática; v. 9 (2023): Fluxo Contínuo; 1-202447-6447reponame:Revista de História da Educação Matemáticainstname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)instacron:SBHMATporhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/568/513Costa, Reginaldo Rodrigues daZelak, Marilene Cardosoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-13T16:39:24Zoai:ojs2.histemat.com.br:article/568Revistahttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/indexPRIhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/oairevista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com2447-64472447-6447opendoar:2023-12-13T16:39:24Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)false |
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