FOTOGRAFIA, HISTÓRIA E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: Apontamentos para pesquisas sobre a cultura escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de História da Educação Matemática |
Texto Completo: | http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/195 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é apresentar alguns apontamentos iniciais sobre possíveis significados da fotografia e sua função, enquanto documento histórico, nas pesquisas no campo de História da Educação Matemática que tomam a cultura escolar como objeto de estudo. A fotografia vem participando da construção de narrativas históricas mais recentes e vem ganhando espaço nas áreas das ciências humanas, no entanto, ainda são poucas as produções em História da Educação Matemática. Neste sentido, são abordados alguns elementos que poderão subsidiar o processo de leitura de fotografias, que se dá na interação de três componentes: o autor/fotógrafo, a imagem fotografada /texto e um leitor, lembrando que fotografia, enquanto fonte histórica, dialoga com outras fontes: escritas, orais e também com outras fotografias e imagens. O processo de leitura de uma fotografia passa por diferentes momentos: a crença inicial oriunda de um primeiro olhar; a problematização gerada pelas questões de fundo que orientam a pesquisa e que se complexificam com a interpretação da imagem e seu conteúdo; a desmontagem da fotografia por meio da construção de significados construídos conforme a ideologia de cada momento e por fim, quiçá, por meio da sensibilidade e de um esforço de compreensão dos documentos e contexto histórico de produção a reconstrução de realidades possíveis. |
id |
SBHMAT_382014e754f64dd19183f7f27aaf2254 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.histemat.com.br:article/195 |
network_acronym_str |
SBHMAT |
network_name_str |
Revista de História da Educação Matemática |
repository_id_str |
|
spelling |
FOTOGRAFIA, HISTÓRIA E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: Apontamentos para pesquisas sobre a cultura escolarHistória da Educação MatemáticaImagemLeitura de FotografiasO objetivo deste artigo é apresentar alguns apontamentos iniciais sobre possíveis significados da fotografia e sua função, enquanto documento histórico, nas pesquisas no campo de História da Educação Matemática que tomam a cultura escolar como objeto de estudo. A fotografia vem participando da construção de narrativas históricas mais recentes e vem ganhando espaço nas áreas das ciências humanas, no entanto, ainda são poucas as produções em História da Educação Matemática. Neste sentido, são abordados alguns elementos que poderão subsidiar o processo de leitura de fotografias, que se dá na interação de três componentes: o autor/fotógrafo, a imagem fotografada /texto e um leitor, lembrando que fotografia, enquanto fonte histórica, dialoga com outras fontes: escritas, orais e também com outras fotografias e imagens. O processo de leitura de uma fotografia passa por diferentes momentos: a crença inicial oriunda de um primeiro olhar; a problematização gerada pelas questões de fundo que orientam a pesquisa e que se complexificam com a interpretação da imagem e seu conteúdo; a desmontagem da fotografia por meio da construção de significados construídos conforme a ideologia de cada momento e por fim, quiçá, por meio da sensibilidade e de um esforço de compreensão dos documentos e contexto histórico de produção a reconstrução de realidades possíveis.Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)2018-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/195Revista de História da Educação Matemática; v. 4 n. 1 (2018)2447-6447reponame:Revista de História da Educação Matemáticainstname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)instacron:SBHMATporhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/195/144Copyright (c) 2018 Revista de História da Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessDalcin, Andréia2023-12-13T15:07:46Zoai:ojs2.histemat.com.br:article/195Revistahttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/indexPRIhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/oairevista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com2447-64472447-6447opendoar:2023-12-13T15:07:46Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
FOTOGRAFIA, HISTÓRIA E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: Apontamentos para pesquisas sobre a cultura escolar |
title |
FOTOGRAFIA, HISTÓRIA E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: Apontamentos para pesquisas sobre a cultura escolar |
spellingShingle |
FOTOGRAFIA, HISTÓRIA E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: Apontamentos para pesquisas sobre a cultura escolar Dalcin, Andréia História da Educação Matemática Imagem Leitura de Fotografias |
title_short |
FOTOGRAFIA, HISTÓRIA E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: Apontamentos para pesquisas sobre a cultura escolar |
title_full |
FOTOGRAFIA, HISTÓRIA E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: Apontamentos para pesquisas sobre a cultura escolar |
title_fullStr |
FOTOGRAFIA, HISTÓRIA E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: Apontamentos para pesquisas sobre a cultura escolar |
title_full_unstemmed |
FOTOGRAFIA, HISTÓRIA E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: Apontamentos para pesquisas sobre a cultura escolar |
title_sort |
FOTOGRAFIA, HISTÓRIA E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: Apontamentos para pesquisas sobre a cultura escolar |
author |
Dalcin, Andréia |
author_facet |
Dalcin, Andréia |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dalcin, Andréia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História da Educação Matemática Imagem Leitura de Fotografias |
topic |
História da Educação Matemática Imagem Leitura de Fotografias |
description |
O objetivo deste artigo é apresentar alguns apontamentos iniciais sobre possíveis significados da fotografia e sua função, enquanto documento histórico, nas pesquisas no campo de História da Educação Matemática que tomam a cultura escolar como objeto de estudo. A fotografia vem participando da construção de narrativas históricas mais recentes e vem ganhando espaço nas áreas das ciências humanas, no entanto, ainda são poucas as produções em História da Educação Matemática. Neste sentido, são abordados alguns elementos que poderão subsidiar o processo de leitura de fotografias, que se dá na interação de três componentes: o autor/fotógrafo, a imagem fotografada /texto e um leitor, lembrando que fotografia, enquanto fonte histórica, dialoga com outras fontes: escritas, orais e também com outras fotografias e imagens. O processo de leitura de uma fotografia passa por diferentes momentos: a crença inicial oriunda de um primeiro olhar; a problematização gerada pelas questões de fundo que orientam a pesquisa e que se complexificam com a interpretação da imagem e seu conteúdo; a desmontagem da fotografia por meio da construção de significados construídos conforme a ideologia de cada momento e por fim, quiçá, por meio da sensibilidade e de um esforço de compreensão dos documentos e contexto histórico de produção a reconstrução de realidades possíveis. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-05-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/195 |
url |
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/195 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/195/144 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista de História da Educação Matemática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista de História da Educação Matemática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de História da Educação Matemática; v. 4 n. 1 (2018) 2447-6447 reponame:Revista de História da Educação Matemática instname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) instacron:SBHMAT |
instname_str |
Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
instacron_str |
SBHMAT |
institution |
SBHMAT |
reponame_str |
Revista de História da Educação Matemática |
collection |
Revista de História da Educação Matemática |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com |
_version_ |
1816702033682497537 |