A ARITMÉTICA NO ENSINO PRIMÁRIO DE VASSOURAS LIDA A PARTIR DE PROVAS DE ALUNOS: década de 1950

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Salvador, Heloisa Hernandez de Fontes
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de História da Educação Matemática
Texto Completo: http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/208
Resumo: O estudo, baseado no aporte teórico-metodológico da História Cultural,  teve como objetivo analisar a condução do ensino de aritmética no curso primário em Vassouras, cidade histórica localizada na região sul-fluminense, no período de 1950 a 1969. Tal análise foi feita a partir da leitura de provas de alunos encontradas no Arquivo Público da Secretaria Municipal de Educação de Vassouras (APSMEV), sob a salvaguarda da seção do Instituto de Pesquisa Histórica do Arquivo Nacional (IPHAN). Estas fontes foram cotejadas com livros didáticos, que segundo indícios, provavelmente foram utilizados pelos professores do município nesta época, além de legislações, depoimentos orais e outros dados. A pesquisa mostra indícios da adoção de algumas orientações pedagógicas do ensino intuitivo tais como: gradação no grau de dificuldades nos cálculos, levando em consideração o desenvolvimento intelectual dos alunos, problemas envolvendo situações do dia a dia das crianças e o não uso da prova dos nove como recurso  para verificação das operações.   ARITHMETICS IN PRIMARY BROOM TEACHING READING FROM STUDENTS 'TESTS: 1950s ABSTRACTThe study, based on the theoretical and methodological approach of Cultural History, aimed to analyze the conduct of arithmetic teaching in the primary course in Vassouras, a historical city located in the south of the state of Rio de Janeiro, from 1950 to 1969. from reading evidence from students found in the Public Archive of the Municipal Secretary of Education of Vassouras (APSMEV), under the protection of the section of the National Archives Historical ResearchInstitute (IPHAN). These sources were collated with textbooks, which according to evidence, were probably used by the teachers of the municipality at this time, in addition to legislation, oral statements and other data. The research shows evidence of the adoption of some pedagogical orientations of intuitive teaching such as: gradation in the degree of difficulties in calculations, taking into account the intellectual development of students, problems involving everydaysituations of children and non-use of the test of the nine. as a resource for verifying operations.
id SBHMAT_384cdda5d68f52deca3373620976a0aa
oai_identifier_str oai:ojs2.www.histemat.com.br:article/208
network_acronym_str SBHMAT
network_name_str Revista de História da Educação Matemática
repository_id_str
spelling A ARITMÉTICA NO ENSINO PRIMÁRIO DE VASSOURAS LIDA A PARTIR DE PROVAS DE ALUNOS: década de 1950AritméticaProvas de alunosBrasil/VassourasHistória da Educação MatemáticaO estudo, baseado no aporte teórico-metodológico da História Cultural,  teve como objetivo analisar a condução do ensino de aritmética no curso primário em Vassouras, cidade histórica localizada na região sul-fluminense, no período de 1950 a 1969. Tal análise foi feita a partir da leitura de provas de alunos encontradas no Arquivo Público da Secretaria Municipal de Educação de Vassouras (APSMEV), sob a salvaguarda da seção do Instituto de Pesquisa Histórica do Arquivo Nacional (IPHAN). Estas fontes foram cotejadas com livros didáticos, que segundo indícios, provavelmente foram utilizados pelos professores do município nesta época, além de legislações, depoimentos orais e outros dados. A pesquisa mostra indícios da adoção de algumas orientações pedagógicas do ensino intuitivo tais como: gradação no grau de dificuldades nos cálculos, levando em consideração o desenvolvimento intelectual dos alunos, problemas envolvendo situações do dia a dia das crianças e o não uso da prova dos nove como recurso  para verificação das operações.   ARITHMETICS IN PRIMARY BROOM TEACHING READING FROM STUDENTS 'TESTS: 1950s ABSTRACTThe study, based on the theoretical and methodological approach of Cultural History, aimed to analyze the conduct of arithmetic teaching in the primary course in Vassouras, a historical city located in the south of the state of Rio de Janeiro, from 1950 to 1969. from reading evidence from students found in the Public Archive of the Municipal Secretary of Education of Vassouras (APSMEV), under the protection of the section of the National Archives Historical ResearchInstitute (IPHAN). These sources were collated with textbooks, which according to evidence, were probably used by the teachers of the municipality at this time, in addition to legislation, oral statements and other data. The research shows evidence of the adoption of some pedagogical orientations of intuitive teaching such as: gradation in the degree of difficulties in calculations, taking into account the intellectual development of students, problems involving everydaysituations of children and non-use of the test of the nine. as a resource for verifying operations. Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)2019-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/208Revista de História da Educação Matemática; v. 5 n. 3 (2019)2447-6447reponame:Revista de História da Educação Matemáticainstname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)instacron:SBHMATporhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/208/227Copyright (c) 2019 Revista de História da Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessSalvador, Heloisa Hernandez de Fontes2021-03-24T15:44:15Zoai:ojs2.www.histemat.com.br:article/208Revistahttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/indexPRIhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/oairevista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com2447-64472447-6447opendoar:2021-03-24T15:44:15Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)false
dc.title.none.fl_str_mv A ARITMÉTICA NO ENSINO PRIMÁRIO DE VASSOURAS LIDA A PARTIR DE PROVAS DE ALUNOS: década de 1950
title A ARITMÉTICA NO ENSINO PRIMÁRIO DE VASSOURAS LIDA A PARTIR DE PROVAS DE ALUNOS: década de 1950
spellingShingle A ARITMÉTICA NO ENSINO PRIMÁRIO DE VASSOURAS LIDA A PARTIR DE PROVAS DE ALUNOS: década de 1950
Salvador, Heloisa Hernandez de Fontes
Aritmética
Provas de alunos
Brasil/Vassouras
História da Educação Matemática
title_short A ARITMÉTICA NO ENSINO PRIMÁRIO DE VASSOURAS LIDA A PARTIR DE PROVAS DE ALUNOS: década de 1950
title_full A ARITMÉTICA NO ENSINO PRIMÁRIO DE VASSOURAS LIDA A PARTIR DE PROVAS DE ALUNOS: década de 1950
title_fullStr A ARITMÉTICA NO ENSINO PRIMÁRIO DE VASSOURAS LIDA A PARTIR DE PROVAS DE ALUNOS: década de 1950
title_full_unstemmed A ARITMÉTICA NO ENSINO PRIMÁRIO DE VASSOURAS LIDA A PARTIR DE PROVAS DE ALUNOS: década de 1950
title_sort A ARITMÉTICA NO ENSINO PRIMÁRIO DE VASSOURAS LIDA A PARTIR DE PROVAS DE ALUNOS: década de 1950
author Salvador, Heloisa Hernandez de Fontes
author_facet Salvador, Heloisa Hernandez de Fontes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Salvador, Heloisa Hernandez de Fontes
dc.subject.por.fl_str_mv Aritmética
Provas de alunos
Brasil/Vassouras
História da Educação Matemática
topic Aritmética
Provas de alunos
Brasil/Vassouras
História da Educação Matemática
description O estudo, baseado no aporte teórico-metodológico da História Cultural,  teve como objetivo analisar a condução do ensino de aritmética no curso primário em Vassouras, cidade histórica localizada na região sul-fluminense, no período de 1950 a 1969. Tal análise foi feita a partir da leitura de provas de alunos encontradas no Arquivo Público da Secretaria Municipal de Educação de Vassouras (APSMEV), sob a salvaguarda da seção do Instituto de Pesquisa Histórica do Arquivo Nacional (IPHAN). Estas fontes foram cotejadas com livros didáticos, que segundo indícios, provavelmente foram utilizados pelos professores do município nesta época, além de legislações, depoimentos orais e outros dados. A pesquisa mostra indícios da adoção de algumas orientações pedagógicas do ensino intuitivo tais como: gradação no grau de dificuldades nos cálculos, levando em consideração o desenvolvimento intelectual dos alunos, problemas envolvendo situações do dia a dia das crianças e o não uso da prova dos nove como recurso  para verificação das operações.   ARITHMETICS IN PRIMARY BROOM TEACHING READING FROM STUDENTS 'TESTS: 1950s ABSTRACTThe study, based on the theoretical and methodological approach of Cultural History, aimed to analyze the conduct of arithmetic teaching in the primary course in Vassouras, a historical city located in the south of the state of Rio de Janeiro, from 1950 to 1969. from reading evidence from students found in the Public Archive of the Municipal Secretary of Education of Vassouras (APSMEV), under the protection of the section of the National Archives Historical ResearchInstitute (IPHAN). These sources were collated with textbooks, which according to evidence, were probably used by the teachers of the municipality at this time, in addition to legislation, oral statements and other data. The research shows evidence of the adoption of some pedagogical orientations of intuitive teaching such as: gradation in the degree of difficulties in calculations, taking into account the intellectual development of students, problems involving everydaysituations of children and non-use of the test of the nine. as a resource for verifying operations.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/208
url http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/208
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/208/227
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista de História da Educação Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista de História da Educação Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
dc.source.none.fl_str_mv Revista de História da Educação Matemática; v. 5 n. 3 (2019)
2447-6447
reponame:Revista de História da Educação Matemática
instname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
instacron:SBHMAT
instname_str Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
instacron_str SBHMAT
institution SBHMAT
reponame_str Revista de História da Educação Matemática
collection Revista de História da Educação Matemática
repository.name.fl_str_mv Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
repository.mail.fl_str_mv revista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com
_version_ 1797053464226824192