DO DESENHO À GEOMETRIA: saberes geométricos na escola primária da Bahia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Desquivel, Marcio Oliveira
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Sant'Ana, Claudinei de Camargo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de História da Educação Matemática
Texto Completo: http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/72
Resumo: O trabalho em questão é resultado de pesquisa que analisa o processo de implantação, mudanças e permanências dos saberes geométricos para a escola de ensino primário na Bahia, no período compreendido entre os anos 1835 e 1925.  O recorte temporal adotado demarca a instalação da Assembleia Legislativa Provincial da Bahia e o consequente estabelecimento da primeira legislação educacional da província; e a Lei nº 1846 de 14 de agosto de 1925, que reforma a Instrução Pública do Estado sob a direção de Anísio Spínola Teixeira. Para realização da pesquisa, analisaram-se leis e decretos promulgados no período; documentos encontrados nos arquivos públicos do estado e de municípios da Bahia; livros didáticos e manuais encontrados nas bibliotecas do estado e das antigas escolas normais; revistas pedagógicas e exames escolares. Os pressupostos teórico-metodológicos adotados para a condução das análises foram os da História Cultural, de Roger Chartier (1990), e os da História das Disciplinas Escolares, de André Chervel (1990). É possível, nessa perspectiva, compreender as representações assumidas para o ensino de geometria para escola de ensino primário como fruto de um contínuo processo de interpretação e apropriação dos discursos. Os resultados apontam para uma progressiva definição de papeis distintos para o Desenho e a Geometria na escola de ensino primário na Bahia. 
id SBHMAT_3b5e434dfd6fbbc30d5db19460518886
oai_identifier_str oai:ojs2.histemat.com.br:article/72
network_acronym_str SBHMAT
network_name_str Revista de História da Educação Matemática
repository_id_str
spelling DO DESENHO À GEOMETRIA: saberes geométricos na escola primária da BahiaHistória das disciplinasEnsino de Desenho e GeometriaBahiaO trabalho em questão é resultado de pesquisa que analisa o processo de implantação, mudanças e permanências dos saberes geométricos para a escola de ensino primário na Bahia, no período compreendido entre os anos 1835 e 1925.  O recorte temporal adotado demarca a instalação da Assembleia Legislativa Provincial da Bahia e o consequente estabelecimento da primeira legislação educacional da província; e a Lei nº 1846 de 14 de agosto de 1925, que reforma a Instrução Pública do Estado sob a direção de Anísio Spínola Teixeira. Para realização da pesquisa, analisaram-se leis e decretos promulgados no período; documentos encontrados nos arquivos públicos do estado e de municípios da Bahia; livros didáticos e manuais encontrados nas bibliotecas do estado e das antigas escolas normais; revistas pedagógicas e exames escolares. Os pressupostos teórico-metodológicos adotados para a condução das análises foram os da História Cultural, de Roger Chartier (1990), e os da História das Disciplinas Escolares, de André Chervel (1990). É possível, nessa perspectiva, compreender as representações assumidas para o ensino de geometria para escola de ensino primário como fruto de um contínuo processo de interpretação e apropriação dos discursos. Os resultados apontam para uma progressiva definição de papeis distintos para o Desenho e a Geometria na escola de ensino primário na Bahia. Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)2016-10-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/72Revista de História da Educação Matemática; v. 2 n. 2 (2016): NÚMERO ESPECIAL - História do ensino de geometria e de desenho2447-6447reponame:Revista de História da Educação Matemáticainstname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)instacron:SBHMATporhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/72/56Copyright (c) 2016 Revista de História da Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessDesquivel, Marcio OliveiraSant'Ana, Claudinei de Camargo2023-12-13T16:23:19Zoai:ojs2.histemat.com.br:article/72Revistahttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/indexPRIhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/oairevista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com2447-64472447-6447opendoar:2023-12-13T16:23:19Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)false
dc.title.none.fl_str_mv DO DESENHO À GEOMETRIA: saberes geométricos na escola primária da Bahia
title DO DESENHO À GEOMETRIA: saberes geométricos na escola primária da Bahia
spellingShingle DO DESENHO À GEOMETRIA: saberes geométricos na escola primária da Bahia
Desquivel, Marcio Oliveira
História das disciplinas
Ensino de Desenho e Geometria
Bahia
title_short DO DESENHO À GEOMETRIA: saberes geométricos na escola primária da Bahia
title_full DO DESENHO À GEOMETRIA: saberes geométricos na escola primária da Bahia
title_fullStr DO DESENHO À GEOMETRIA: saberes geométricos na escola primária da Bahia
title_full_unstemmed DO DESENHO À GEOMETRIA: saberes geométricos na escola primária da Bahia
title_sort DO DESENHO À GEOMETRIA: saberes geométricos na escola primária da Bahia
author Desquivel, Marcio Oliveira
author_facet Desquivel, Marcio Oliveira
Sant'Ana, Claudinei de Camargo
author_role author
author2 Sant'Ana, Claudinei de Camargo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Desquivel, Marcio Oliveira
Sant'Ana, Claudinei de Camargo
dc.subject.por.fl_str_mv História das disciplinas
Ensino de Desenho e Geometria
Bahia
topic História das disciplinas
Ensino de Desenho e Geometria
Bahia
description O trabalho em questão é resultado de pesquisa que analisa o processo de implantação, mudanças e permanências dos saberes geométricos para a escola de ensino primário na Bahia, no período compreendido entre os anos 1835 e 1925.  O recorte temporal adotado demarca a instalação da Assembleia Legislativa Provincial da Bahia e o consequente estabelecimento da primeira legislação educacional da província; e a Lei nº 1846 de 14 de agosto de 1925, que reforma a Instrução Pública do Estado sob a direção de Anísio Spínola Teixeira. Para realização da pesquisa, analisaram-se leis e decretos promulgados no período; documentos encontrados nos arquivos públicos do estado e de municípios da Bahia; livros didáticos e manuais encontrados nas bibliotecas do estado e das antigas escolas normais; revistas pedagógicas e exames escolares. Os pressupostos teórico-metodológicos adotados para a condução das análises foram os da História Cultural, de Roger Chartier (1990), e os da História das Disciplinas Escolares, de André Chervel (1990). É possível, nessa perspectiva, compreender as representações assumidas para o ensino de geometria para escola de ensino primário como fruto de um contínuo processo de interpretação e apropriação dos discursos. Os resultados apontam para uma progressiva definição de papeis distintos para o Desenho e a Geometria na escola de ensino primário na Bahia. 
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-10-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/72
url http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/72
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/72/56
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista de História da Educação Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista de História da Educação Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
dc.source.none.fl_str_mv Revista de História da Educação Matemática; v. 2 n. 2 (2016): NÚMERO ESPECIAL - História do ensino de geometria e de desenho
2447-6447
reponame:Revista de História da Educação Matemática
instname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
instacron:SBHMAT
instname_str Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
instacron_str SBHMAT
institution SBHMAT
reponame_str Revista de História da Educação Matemática
collection Revista de História da Educação Matemática
repository.name.fl_str_mv Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
repository.mail.fl_str_mv revista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com
_version_ 1797053462254452736