AS PRÁTICAS INDIVIDUAIS DE ENSINO NA FORMAÇÃO MATEMÁTICA DOS NORMALISTAS DA ESCOLA NORMAL DE CAETITÉ-BA (1926-1942)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de História da Educação Matemática |
Texto Completo: | http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/383 |
Resumo: | Este artigo apresenta uma exposição histórica de um recorte dos resultados da pesquisa de mestrado que se propôs estudar os saberes na formação matemática de discentes da Escola Normal de Caetité-Bahia (1926-1961). Neste texto, analisa-se como aconteceram as Práticas Individuais de Ensino (estágio) e quais suas contribuições para a formação dos normalistas da Escola Normal de Caetité, especialmente no âmbito do ensino de Matemática, no período de 1926 a 1942. Trata-se de uma pesquisa histórica na perspectiva da história cultural, de acordo com Roger Chartier (1990), e as análises reúnem discussões de teóricos que abordam conceitos de saberes a ensinar e para ensinar, Rita Hofstetter e Bernard Schneuwly (2017). Nesse sentido, identificou-se a presença de saberes a ensinar e para ensinar matemática integrados às ações das práticas individuais de ensino. O estudante normalista cumpria um ciclo de preparação para docência: nos dois anos iniciais o curso versava no cumprimento de orientações sobre a cultura geral e o ensino propedêutico, e nos dois últimos anos, intensificava a formação direcionada às práticas escolares e de ensino. Para o ensino da Matemática, naquele período, usavam-se artifícios do método intuitivo, explorando os sentidos, as formas e as experiências das crianças para elaborar e ir aprofundando o entendimento dos conceitos e dos conteúdos matemáticos. |
id |
SBHMAT_43cd8b864f11cd108c554e1d8966b4b1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.www.histemat.com.br:article/383 |
network_acronym_str |
SBHMAT |
network_name_str |
Revista de História da Educação Matemática |
repository_id_str |
|
spelling |
AS PRÁTICAS INDIVIDUAIS DE ENSINO NA FORMAÇÃO MATEMÁTICA DOS NORMALISTAS DA ESCOLA NORMAL DE CAETITÉ-BA (1926-1942)Escola Normal de Caetité-BAEnsino de MatemáticaPráticas Individuais de EnsinoEste artigo apresenta uma exposição histórica de um recorte dos resultados da pesquisa de mestrado que se propôs estudar os saberes na formação matemática de discentes da Escola Normal de Caetité-Bahia (1926-1961). Neste texto, analisa-se como aconteceram as Práticas Individuais de Ensino (estágio) e quais suas contribuições para a formação dos normalistas da Escola Normal de Caetité, especialmente no âmbito do ensino de Matemática, no período de 1926 a 1942. Trata-se de uma pesquisa histórica na perspectiva da história cultural, de acordo com Roger Chartier (1990), e as análises reúnem discussões de teóricos que abordam conceitos de saberes a ensinar e para ensinar, Rita Hofstetter e Bernard Schneuwly (2017). Nesse sentido, identificou-se a presença de saberes a ensinar e para ensinar matemática integrados às ações das práticas individuais de ensino. O estudante normalista cumpria um ciclo de preparação para docência: nos dois anos iniciais o curso versava no cumprimento de orientações sobre a cultura geral e o ensino propedêutico, e nos dois últimos anos, intensificava a formação direcionada às práticas escolares e de ensino. Para o ensino da Matemática, naquele período, usavam-se artifícios do método intuitivo, explorando os sentidos, as formas e as experiências das crianças para elaborar e ir aprofundando o entendimento dos conceitos e dos conteúdos matemáticos.Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)2021-08-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/383Revista de História da Educação Matemática; v. 7 (2021): Fluxo Contínuo; 1-202447-6447reponame:Revista de História da Educação Matemáticainstname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)instacron:SBHMATporhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/383/317Copyright (c) 2021 Revista de História da Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessAraújo, Fabrícia Oliveira deLando, Janice Cassia2021-09-24T14:26:12Zoai:ojs2.www.histemat.com.br:article/383Revistahttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/indexPRIhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/oairevista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com2447-64472447-6447opendoar:2021-09-24T14:26:12Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
AS PRÁTICAS INDIVIDUAIS DE ENSINO NA FORMAÇÃO MATEMÁTICA DOS NORMALISTAS DA ESCOLA NORMAL DE CAETITÉ-BA (1926-1942) |
title |
AS PRÁTICAS INDIVIDUAIS DE ENSINO NA FORMAÇÃO MATEMÁTICA DOS NORMALISTAS DA ESCOLA NORMAL DE CAETITÉ-BA (1926-1942) |
spellingShingle |
AS PRÁTICAS INDIVIDUAIS DE ENSINO NA FORMAÇÃO MATEMÁTICA DOS NORMALISTAS DA ESCOLA NORMAL DE CAETITÉ-BA (1926-1942) Araújo, Fabrícia Oliveira de Escola Normal de Caetité-BA Ensino de Matemática Práticas Individuais de Ensino |
title_short |
AS PRÁTICAS INDIVIDUAIS DE ENSINO NA FORMAÇÃO MATEMÁTICA DOS NORMALISTAS DA ESCOLA NORMAL DE CAETITÉ-BA (1926-1942) |
title_full |
AS PRÁTICAS INDIVIDUAIS DE ENSINO NA FORMAÇÃO MATEMÁTICA DOS NORMALISTAS DA ESCOLA NORMAL DE CAETITÉ-BA (1926-1942) |
title_fullStr |
AS PRÁTICAS INDIVIDUAIS DE ENSINO NA FORMAÇÃO MATEMÁTICA DOS NORMALISTAS DA ESCOLA NORMAL DE CAETITÉ-BA (1926-1942) |
title_full_unstemmed |
AS PRÁTICAS INDIVIDUAIS DE ENSINO NA FORMAÇÃO MATEMÁTICA DOS NORMALISTAS DA ESCOLA NORMAL DE CAETITÉ-BA (1926-1942) |
title_sort |
AS PRÁTICAS INDIVIDUAIS DE ENSINO NA FORMAÇÃO MATEMÁTICA DOS NORMALISTAS DA ESCOLA NORMAL DE CAETITÉ-BA (1926-1942) |
author |
Araújo, Fabrícia Oliveira de |
author_facet |
Araújo, Fabrícia Oliveira de Lando, Janice Cassia |
author_role |
author |
author2 |
Lando, Janice Cassia |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araújo, Fabrícia Oliveira de Lando, Janice Cassia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escola Normal de Caetité-BA Ensino de Matemática Práticas Individuais de Ensino |
topic |
Escola Normal de Caetité-BA Ensino de Matemática Práticas Individuais de Ensino |
description |
Este artigo apresenta uma exposição histórica de um recorte dos resultados da pesquisa de mestrado que se propôs estudar os saberes na formação matemática de discentes da Escola Normal de Caetité-Bahia (1926-1961). Neste texto, analisa-se como aconteceram as Práticas Individuais de Ensino (estágio) e quais suas contribuições para a formação dos normalistas da Escola Normal de Caetité, especialmente no âmbito do ensino de Matemática, no período de 1926 a 1942. Trata-se de uma pesquisa histórica na perspectiva da história cultural, de acordo com Roger Chartier (1990), e as análises reúnem discussões de teóricos que abordam conceitos de saberes a ensinar e para ensinar, Rita Hofstetter e Bernard Schneuwly (2017). Nesse sentido, identificou-se a presença de saberes a ensinar e para ensinar matemática integrados às ações das práticas individuais de ensino. O estudante normalista cumpria um ciclo de preparação para docência: nos dois anos iniciais o curso versava no cumprimento de orientações sobre a cultura geral e o ensino propedêutico, e nos dois últimos anos, intensificava a formação direcionada às práticas escolares e de ensino. Para o ensino da Matemática, naquele período, usavam-se artifícios do método intuitivo, explorando os sentidos, as formas e as experiências das crianças para elaborar e ir aprofundando o entendimento dos conceitos e dos conteúdos matemáticos. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-08-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo Avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/383 |
url |
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/383 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/383/317 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista de História da Educação Matemática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista de História da Educação Matemática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de História da Educação Matemática; v. 7 (2021): Fluxo Contínuo; 1-20 2447-6447 reponame:Revista de História da Educação Matemática instname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) instacron:SBHMAT |
instname_str |
Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
instacron_str |
SBHMAT |
institution |
SBHMAT |
reponame_str |
Revista de História da Educação Matemática |
collection |
Revista de História da Educação Matemática |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com |
_version_ |
1797053464703926272 |