A INOVAÇÃO PERMEANDO PRÁTICAS CONSOLIDADAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA DA ESCOLA PRIMÁRIA PARANAENSE (1960-1970)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Portela, Mariliza Simonete
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Novaes, Barbara Winiarski Diesel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de História da Educação Matemática
Texto Completo: http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/64
Resumo: Trata-se de um estudo histórico que tem por objetivo discutir o misto de conservação e inovação nas orientações de ensino, em programas oficiais, guias pedagógicos ou manuais de orientação didática e produção de materiais didáticos para o ensino de matemática na escola primária paranaense na década de 1960, período marcado pela consolidação da vaga pedagógica da escola nova, pela penetração do ideário do Movimento da Matemática Moderna, divulgação de teorias piagetianas e tecnicismo. O presente estudo mostrou que hibridismos que ocorreram nas propostas inovadoras do ensino de matemática no estado do Paraná podem ser interpretados como uma resposta às recomendações presentes nos documentos oficiais do ensino primário. Os professores primários que participaram do NEDEM possuíam filtros, eram experientes, críticos, atuavam como professores do ensino primário e formadores de normalistas. Alguns trabalhavam na secretaria de educação. Os protagonistas deram espaço para a entrada do novo, espaço que não é ocupado na sua totalidade. As práticas mesclam-se dando ao ensino outro teor. Não abandonariam por completo as práticas consolidadas vindas da escola nova, mas sim, incorporariam novos elementos dos movimentos de reforma que ocorriam na década de 1960.
id SBHMAT_48244ce5f5aaf8f8c441ccf0d2fe2add
oai_identifier_str oai:ojs2.www.histemat.com.br:article/64
network_acronym_str SBHMAT
network_name_str Revista de História da Educação Matemática
repository_id_str
spelling A INOVAÇÃO PERMEANDO PRÁTICAS CONSOLIDADAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA DA ESCOLA PRIMÁRIA PARANAENSE (1960-1970)Matemática no ensino primárioMateriais pedagógicosNEDEMTrata-se de um estudo histórico que tem por objetivo discutir o misto de conservação e inovação nas orientações de ensino, em programas oficiais, guias pedagógicos ou manuais de orientação didática e produção de materiais didáticos para o ensino de matemática na escola primária paranaense na década de 1960, período marcado pela consolidação da vaga pedagógica da escola nova, pela penetração do ideário do Movimento da Matemática Moderna, divulgação de teorias piagetianas e tecnicismo. O presente estudo mostrou que hibridismos que ocorreram nas propostas inovadoras do ensino de matemática no estado do Paraná podem ser interpretados como uma resposta às recomendações presentes nos documentos oficiais do ensino primário. Os professores primários que participaram do NEDEM possuíam filtros, eram experientes, críticos, atuavam como professores do ensino primário e formadores de normalistas. Alguns trabalhavam na secretaria de educação. Os protagonistas deram espaço para a entrada do novo, espaço que não é ocupado na sua totalidade. As práticas mesclam-se dando ao ensino outro teor. Não abandonariam por completo as práticas consolidadas vindas da escola nova, mas sim, incorporariam novos elementos dos movimentos de reforma que ocorriam na década de 1960.Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)2016-05-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/64Revista de História da Educação Matemática; v. 2 n. 1 (2016)2447-6447reponame:Revista de História da Educação Matemáticainstname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)instacron:SBHMATporhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/64/45Copyright (c) 2016 Revista de História da Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessPortela, Mariliza SimoneteNovaes, Barbara Winiarski Diesel2021-04-06T19:13:18Zoai:ojs2.www.histemat.com.br:article/64Revistahttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/indexPRIhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/oairevista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com2447-64472447-6447opendoar:2021-04-06T19:13:18Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)false
dc.title.none.fl_str_mv A INOVAÇÃO PERMEANDO PRÁTICAS CONSOLIDADAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA DA ESCOLA PRIMÁRIA PARANAENSE (1960-1970)
title A INOVAÇÃO PERMEANDO PRÁTICAS CONSOLIDADAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA DA ESCOLA PRIMÁRIA PARANAENSE (1960-1970)
spellingShingle A INOVAÇÃO PERMEANDO PRÁTICAS CONSOLIDADAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA DA ESCOLA PRIMÁRIA PARANAENSE (1960-1970)
Portela, Mariliza Simonete
Matemática no ensino primário
Materiais pedagógicos
NEDEM
title_short A INOVAÇÃO PERMEANDO PRÁTICAS CONSOLIDADAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA DA ESCOLA PRIMÁRIA PARANAENSE (1960-1970)
title_full A INOVAÇÃO PERMEANDO PRÁTICAS CONSOLIDADAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA DA ESCOLA PRIMÁRIA PARANAENSE (1960-1970)
title_fullStr A INOVAÇÃO PERMEANDO PRÁTICAS CONSOLIDADAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA DA ESCOLA PRIMÁRIA PARANAENSE (1960-1970)
title_full_unstemmed A INOVAÇÃO PERMEANDO PRÁTICAS CONSOLIDADAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA DA ESCOLA PRIMÁRIA PARANAENSE (1960-1970)
title_sort A INOVAÇÃO PERMEANDO PRÁTICAS CONSOLIDADAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA DA ESCOLA PRIMÁRIA PARANAENSE (1960-1970)
author Portela, Mariliza Simonete
author_facet Portela, Mariliza Simonete
Novaes, Barbara Winiarski Diesel
author_role author
author2 Novaes, Barbara Winiarski Diesel
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Portela, Mariliza Simonete
Novaes, Barbara Winiarski Diesel
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática no ensino primário
Materiais pedagógicos
NEDEM
topic Matemática no ensino primário
Materiais pedagógicos
NEDEM
description Trata-se de um estudo histórico que tem por objetivo discutir o misto de conservação e inovação nas orientações de ensino, em programas oficiais, guias pedagógicos ou manuais de orientação didática e produção de materiais didáticos para o ensino de matemática na escola primária paranaense na década de 1960, período marcado pela consolidação da vaga pedagógica da escola nova, pela penetração do ideário do Movimento da Matemática Moderna, divulgação de teorias piagetianas e tecnicismo. O presente estudo mostrou que hibridismos que ocorreram nas propostas inovadoras do ensino de matemática no estado do Paraná podem ser interpretados como uma resposta às recomendações presentes nos documentos oficiais do ensino primário. Os professores primários que participaram do NEDEM possuíam filtros, eram experientes, críticos, atuavam como professores do ensino primário e formadores de normalistas. Alguns trabalhavam na secretaria de educação. Os protagonistas deram espaço para a entrada do novo, espaço que não é ocupado na sua totalidade. As práticas mesclam-se dando ao ensino outro teor. Não abandonariam por completo as práticas consolidadas vindas da escola nova, mas sim, incorporariam novos elementos dos movimentos de reforma que ocorriam na década de 1960.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-05-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/64
url http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/64
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/64/45
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista de História da Educação Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista de História da Educação Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
dc.source.none.fl_str_mv Revista de História da Educação Matemática; v. 2 n. 1 (2016)
2447-6447
reponame:Revista de História da Educação Matemática
instname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
instacron:SBHMAT
instname_str Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
instacron_str SBHMAT
institution SBHMAT
reponame_str Revista de História da Educação Matemática
collection Revista de História da Educação Matemática
repository.name.fl_str_mv Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
repository.mail.fl_str_mv revista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com
_version_ 1797053463822073856