A INSERÇÃO DA GEOMETRIA DINÂMICA NO ENSINO DA GEOMETRIA: um olhar didático
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de História da Educação Matemática |
Texto Completo: | http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/90 |
Resumo: | As tecnologias são ferramentas a serviço do ensino e da aprendizagem e devem ser utilizadas para melhorar a compreensão dos alunos. Entre os recursos de informática, estão os softwares de geometria dinâmica utilizados na construção de figuras geométricas e como apoio à visualização e ao levantamento de conjeturas. Eles são utilizados no ensino com o propósito de motivar o ensino e a aprendizagem da matemática. Este texto apresenta algumas contribuições dos ambientes de geometria dinâmica no processo de aprendizagem da geometria e relata algumas mudanças trazidas pela geometria dinâmica no ensino de conceitos geométricos e na minha prática docente. Apresento alguns exemplos desenvolvidos durante a disciplina de Geometria ministrada em cursos de formação de professores em Educação Matemática. Tais exemplos privilegiam conteúdos pouco explorados no ensino: as transformações geométricas e as técnicas de representação de objetos espaciais no plano. |
id |
SBHMAT_484741067df52329c219c59076ab6d3a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.histemat.com.br:article/90 |
network_acronym_str |
SBHMAT |
network_name_str |
Revista de História da Educação Matemática |
repository_id_str |
|
spelling |
A INSERÇÃO DA GEOMETRIA DINÂMICA NO ENSINO DA GEOMETRIA: um olhar didáticoEnsino da geometriaGeometria dinâmicaTransformações geométricasAs tecnologias são ferramentas a serviço do ensino e da aprendizagem e devem ser utilizadas para melhorar a compreensão dos alunos. Entre os recursos de informática, estão os softwares de geometria dinâmica utilizados na construção de figuras geométricas e como apoio à visualização e ao levantamento de conjeturas. Eles são utilizados no ensino com o propósito de motivar o ensino e a aprendizagem da matemática. Este texto apresenta algumas contribuições dos ambientes de geometria dinâmica no processo de aprendizagem da geometria e relata algumas mudanças trazidas pela geometria dinâmica no ensino de conceitos geométricos e na minha prática docente. Apresento alguns exemplos desenvolvidos durante a disciplina de Geometria ministrada em cursos de formação de professores em Educação Matemática. Tais exemplos privilegiam conteúdos pouco explorados no ensino: as transformações geométricas e as técnicas de representação de objetos espaciais no plano.Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)2016-10-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/90Revista de História da Educação Matemática; v. 2 n. 2 (2016): NÚMERO ESPECIAL - História do ensino de geometria e de desenho2447-6447reponame:Revista de História da Educação Matemáticainstname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)instacron:SBHMATporhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/90/60Copyright (c) 2016 Revista de História da Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessBongiovanni, Vincenzo2023-12-13T16:23:17Zoai:ojs2.histemat.com.br:article/90Revistahttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/indexPRIhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/oairevista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com2447-64472447-6447opendoar:2023-12-13T16:23:17Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A INSERÇÃO DA GEOMETRIA DINÂMICA NO ENSINO DA GEOMETRIA: um olhar didático |
title |
A INSERÇÃO DA GEOMETRIA DINÂMICA NO ENSINO DA GEOMETRIA: um olhar didático |
spellingShingle |
A INSERÇÃO DA GEOMETRIA DINÂMICA NO ENSINO DA GEOMETRIA: um olhar didático Bongiovanni, Vincenzo Ensino da geometria Geometria dinâmica Transformações geométricas |
title_short |
A INSERÇÃO DA GEOMETRIA DINÂMICA NO ENSINO DA GEOMETRIA: um olhar didático |
title_full |
A INSERÇÃO DA GEOMETRIA DINÂMICA NO ENSINO DA GEOMETRIA: um olhar didático |
title_fullStr |
A INSERÇÃO DA GEOMETRIA DINÂMICA NO ENSINO DA GEOMETRIA: um olhar didático |
title_full_unstemmed |
A INSERÇÃO DA GEOMETRIA DINÂMICA NO ENSINO DA GEOMETRIA: um olhar didático |
title_sort |
A INSERÇÃO DA GEOMETRIA DINÂMICA NO ENSINO DA GEOMETRIA: um olhar didático |
author |
Bongiovanni, Vincenzo |
author_facet |
Bongiovanni, Vincenzo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bongiovanni, Vincenzo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino da geometria Geometria dinâmica Transformações geométricas |
topic |
Ensino da geometria Geometria dinâmica Transformações geométricas |
description |
As tecnologias são ferramentas a serviço do ensino e da aprendizagem e devem ser utilizadas para melhorar a compreensão dos alunos. Entre os recursos de informática, estão os softwares de geometria dinâmica utilizados na construção de figuras geométricas e como apoio à visualização e ao levantamento de conjeturas. Eles são utilizados no ensino com o propósito de motivar o ensino e a aprendizagem da matemática. Este texto apresenta algumas contribuições dos ambientes de geometria dinâmica no processo de aprendizagem da geometria e relata algumas mudanças trazidas pela geometria dinâmica no ensino de conceitos geométricos e na minha prática docente. Apresento alguns exemplos desenvolvidos durante a disciplina de Geometria ministrada em cursos de formação de professores em Educação Matemática. Tais exemplos privilegiam conteúdos pouco explorados no ensino: as transformações geométricas e as técnicas de representação de objetos espaciais no plano. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-10-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/90 |
url |
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/90 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/90/60 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista de História da Educação Matemática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista de História da Educação Matemática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de História da Educação Matemática; v. 2 n. 2 (2016): NÚMERO ESPECIAL - História do ensino de geometria e de desenho 2447-6447 reponame:Revista de História da Educação Matemática instname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) instacron:SBHMAT |
instname_str |
Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
instacron_str |
SBHMAT |
institution |
SBHMAT |
reponame_str |
Revista de História da Educação Matemática |
collection |
Revista de História da Educação Matemática |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com |
_version_ |
1797053462269132800 |