A INSERÇÃO DA GEOMETRIA DINÂMICA NO ENSINO DA GEOMETRIA: um olhar didático

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bongiovanni, Vincenzo
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de História da Educação Matemática
Texto Completo: http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/90
Resumo: As tecnologias são ferramentas a serviço do ensino e da aprendizagem e devem ser utilizadas para melhorar a compreensão dos alunos. Entre os recursos de informática, estão os softwares de geometria dinâmica utilizados na construção de figuras geométricas e como apoio à visualização e ao levantamento de conjeturas. Eles são utilizados no ensino com o propósito de motivar o ensino e a aprendizagem da matemática. Este texto apresenta algumas contribuições dos ambientes de geometria dinâmica no processo de aprendizagem da geometria e relata algumas mudanças trazidas pela geometria dinâmica no ensino de conceitos geométricos e na minha prática docente. Apresento alguns exemplos desenvolvidos durante a disciplina de Geometria ministrada em cursos de formação de professores em Educação Matemática. Tais exemplos privilegiam conteúdos pouco explorados no ensino: as transformações geométricas e as técnicas de representação de objetos espaciais no plano.
id SBHMAT_484741067df52329c219c59076ab6d3a
oai_identifier_str oai:ojs2.histemat.com.br:article/90
network_acronym_str SBHMAT
network_name_str Revista de História da Educação Matemática
repository_id_str
spelling A INSERÇÃO DA GEOMETRIA DINÂMICA NO ENSINO DA GEOMETRIA: um olhar didáticoEnsino da geometriaGeometria dinâmicaTransformações geométricasAs tecnologias são ferramentas a serviço do ensino e da aprendizagem e devem ser utilizadas para melhorar a compreensão dos alunos. Entre os recursos de informática, estão os softwares de geometria dinâmica utilizados na construção de figuras geométricas e como apoio à visualização e ao levantamento de conjeturas. Eles são utilizados no ensino com o propósito de motivar o ensino e a aprendizagem da matemática. Este texto apresenta algumas contribuições dos ambientes de geometria dinâmica no processo de aprendizagem da geometria e relata algumas mudanças trazidas pela geometria dinâmica no ensino de conceitos geométricos e na minha prática docente. Apresento alguns exemplos desenvolvidos durante a disciplina de Geometria ministrada em cursos de formação de professores em Educação Matemática. Tais exemplos privilegiam conteúdos pouco explorados no ensino: as transformações geométricas e as técnicas de representação de objetos espaciais no plano.Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)2016-10-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/90Revista de História da Educação Matemática; v. 2 n. 2 (2016): NÚMERO ESPECIAL - História do ensino de geometria e de desenho2447-6447reponame:Revista de História da Educação Matemáticainstname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)instacron:SBHMATporhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/90/60Copyright (c) 2016 Revista de História da Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessBongiovanni, Vincenzo2023-12-13T16:23:17Zoai:ojs2.histemat.com.br:article/90Revistahttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/indexPRIhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/oairevista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com2447-64472447-6447opendoar:2023-12-13T16:23:17Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)false
dc.title.none.fl_str_mv A INSERÇÃO DA GEOMETRIA DINÂMICA NO ENSINO DA GEOMETRIA: um olhar didático
title A INSERÇÃO DA GEOMETRIA DINÂMICA NO ENSINO DA GEOMETRIA: um olhar didático
spellingShingle A INSERÇÃO DA GEOMETRIA DINÂMICA NO ENSINO DA GEOMETRIA: um olhar didático
Bongiovanni, Vincenzo
Ensino da geometria
Geometria dinâmica
Transformações geométricas
title_short A INSERÇÃO DA GEOMETRIA DINÂMICA NO ENSINO DA GEOMETRIA: um olhar didático
title_full A INSERÇÃO DA GEOMETRIA DINÂMICA NO ENSINO DA GEOMETRIA: um olhar didático
title_fullStr A INSERÇÃO DA GEOMETRIA DINÂMICA NO ENSINO DA GEOMETRIA: um olhar didático
title_full_unstemmed A INSERÇÃO DA GEOMETRIA DINÂMICA NO ENSINO DA GEOMETRIA: um olhar didático
title_sort A INSERÇÃO DA GEOMETRIA DINÂMICA NO ENSINO DA GEOMETRIA: um olhar didático
author Bongiovanni, Vincenzo
author_facet Bongiovanni, Vincenzo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bongiovanni, Vincenzo
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino da geometria
Geometria dinâmica
Transformações geométricas
topic Ensino da geometria
Geometria dinâmica
Transformações geométricas
description As tecnologias são ferramentas a serviço do ensino e da aprendizagem e devem ser utilizadas para melhorar a compreensão dos alunos. Entre os recursos de informática, estão os softwares de geometria dinâmica utilizados na construção de figuras geométricas e como apoio à visualização e ao levantamento de conjeturas. Eles são utilizados no ensino com o propósito de motivar o ensino e a aprendizagem da matemática. Este texto apresenta algumas contribuições dos ambientes de geometria dinâmica no processo de aprendizagem da geometria e relata algumas mudanças trazidas pela geometria dinâmica no ensino de conceitos geométricos e na minha prática docente. Apresento alguns exemplos desenvolvidos durante a disciplina de Geometria ministrada em cursos de formação de professores em Educação Matemática. Tais exemplos privilegiam conteúdos pouco explorados no ensino: as transformações geométricas e as técnicas de representação de objetos espaciais no plano.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-10-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/90
url http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/90
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/90/60
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista de História da Educação Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista de História da Educação Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
dc.source.none.fl_str_mv Revista de História da Educação Matemática; v. 2 n. 2 (2016): NÚMERO ESPECIAL - História do ensino de geometria e de desenho
2447-6447
reponame:Revista de História da Educação Matemática
instname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
instacron:SBHMAT
instname_str Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
instacron_str SBHMAT
institution SBHMAT
reponame_str Revista de História da Educação Matemática
collection Revista de História da Educação Matemática
repository.name.fl_str_mv Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
repository.mail.fl_str_mv revista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com
_version_ 1797053462269132800