A ESCOLA ATIVA NOS GRUPOS ESCOLARES CATARINENSES: o programa de Aritmética de 1946

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, David Antonio
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de História da Educação Matemática
Texto Completo: http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/35
Resumo: Este texto tem como objetivo caracterizar alguns aspectos da escola ativa nos grupos escolares catarinenses vistos no programa de Aritmética de 1946. Adota-se como ferramental teórico-metodológico a História Cultural representada nas ideias de Julia e outros referencias da História da Educação. O texto produzido, cotejado com a legislação catarinense tomada como fonte privilegiada, permitiu identificar características do ideário da Escola Nova desde os tempos da Reforma Trindade, 1935, intensificando sua presença no programa de 1946. No entanto, ainda que este movimento tenha sido gradualmente intensificado, também foi observado a permanência da característica da Pedagogia Moderna, representada pelo método intuitivo. De fato, nota-se um deslocamento gradativo direcionado para a escola ativa caracterizado pela ênfase dada ao ensino no trabalho pelo aluno.
id SBHMAT_5448f165a77cc528ed939e90473c06d2
oai_identifier_str oai:ojs2.www.histemat.com.br:article/35
network_acronym_str SBHMAT
network_name_str Revista de História da Educação Matemática
repository_id_str
spelling A ESCOLA ATIVA NOS GRUPOS ESCOLARES CATARINENSES: o programa de Aritmética de 1946AritméticaEscola ativaPrograma de ensinoEste texto tem como objetivo caracterizar alguns aspectos da escola ativa nos grupos escolares catarinenses vistos no programa de Aritmética de 1946. Adota-se como ferramental teórico-metodológico a História Cultural representada nas ideias de Julia e outros referencias da História da Educação. O texto produzido, cotejado com a legislação catarinense tomada como fonte privilegiada, permitiu identificar características do ideário da Escola Nova desde os tempos da Reforma Trindade, 1935, intensificando sua presença no programa de 1946. No entanto, ainda que este movimento tenha sido gradualmente intensificado, também foi observado a permanência da característica da Pedagogia Moderna, representada pelo método intuitivo. De fato, nota-se um deslocamento gradativo direcionado para a escola ativa caracterizado pela ênfase dada ao ensino no trabalho pelo aluno.Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)2016-05-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/35Revista de História da Educação Matemática; v. 2 n. 1 (2016)2447-6447reponame:Revista de História da Educação Matemáticainstname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)instacron:SBHMATporhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/35/42Copyright (c) 2016 Revista de História da Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessCosta, David Antonio2021-04-06T19:07:27Zoai:ojs2.www.histemat.com.br:article/35Revistahttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/indexPRIhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/oairevista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com2447-64472447-6447opendoar:2021-04-06T19:07:27Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)false
dc.title.none.fl_str_mv A ESCOLA ATIVA NOS GRUPOS ESCOLARES CATARINENSES: o programa de Aritmética de 1946
title A ESCOLA ATIVA NOS GRUPOS ESCOLARES CATARINENSES: o programa de Aritmética de 1946
spellingShingle A ESCOLA ATIVA NOS GRUPOS ESCOLARES CATARINENSES: o programa de Aritmética de 1946
Costa, David Antonio
Aritmética
Escola ativa
Programa de ensino
title_short A ESCOLA ATIVA NOS GRUPOS ESCOLARES CATARINENSES: o programa de Aritmética de 1946
title_full A ESCOLA ATIVA NOS GRUPOS ESCOLARES CATARINENSES: o programa de Aritmética de 1946
title_fullStr A ESCOLA ATIVA NOS GRUPOS ESCOLARES CATARINENSES: o programa de Aritmética de 1946
title_full_unstemmed A ESCOLA ATIVA NOS GRUPOS ESCOLARES CATARINENSES: o programa de Aritmética de 1946
title_sort A ESCOLA ATIVA NOS GRUPOS ESCOLARES CATARINENSES: o programa de Aritmética de 1946
author Costa, David Antonio
author_facet Costa, David Antonio
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, David Antonio
dc.subject.por.fl_str_mv Aritmética
Escola ativa
Programa de ensino
topic Aritmética
Escola ativa
Programa de ensino
description Este texto tem como objetivo caracterizar alguns aspectos da escola ativa nos grupos escolares catarinenses vistos no programa de Aritmética de 1946. Adota-se como ferramental teórico-metodológico a História Cultural representada nas ideias de Julia e outros referencias da História da Educação. O texto produzido, cotejado com a legislação catarinense tomada como fonte privilegiada, permitiu identificar características do ideário da Escola Nova desde os tempos da Reforma Trindade, 1935, intensificando sua presença no programa de 1946. No entanto, ainda que este movimento tenha sido gradualmente intensificado, também foi observado a permanência da característica da Pedagogia Moderna, representada pelo método intuitivo. De fato, nota-se um deslocamento gradativo direcionado para a escola ativa caracterizado pela ênfase dada ao ensino no trabalho pelo aluno.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-05-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/35
url http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/35
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/35/42
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista de História da Educação Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista de História da Educação Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
dc.source.none.fl_str_mv Revista de História da Educação Matemática; v. 2 n. 1 (2016)
2447-6447
reponame:Revista de História da Educação Matemática
instname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
instacron:SBHMAT
instname_str Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
instacron_str SBHMAT
institution SBHMAT
reponame_str Revista de História da Educação Matemática
collection Revista de História da Educação Matemática
repository.name.fl_str_mv Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
repository.mail.fl_str_mv revista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com
_version_ 1797053463799005184