ESTUDO DAS PERCEPÇÕES DE APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NOS PRIMEIROS ANOS: um olhar para os pedagogos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mometti, Carlos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de História da Educação Matemática
Texto Completo: http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/512
Resumo: A área de pesquisa em formação de professores que ensinam Matemática tem produzido, nos últimos três decênios, muitos estudos sobre a prática pedagógica, dos conteúdos ensinados e suas especificidades, como também aspectos relacionados às questões de gênero e equidade na formação. Contudo, pouco se tem visto sobre metodologias para ensinar Matemática, de uma perspectiva epistemológica, nessa área de pesquisa. Nesse sentido, buscamos com este artigo apresentar um estudo em torno das percepções de aprendizagem da Matemática evidenciadas por um grupo de docentes pedagogos que atuam nos primeiros anos do ensino fundamental. Assim, a fonte de informação para o presente trabalho foi um curso de formação continuada desenvolvido ao longo do ano de 2020 com professores pedagogos, acerca das metodologias de ensinar Matemática nos anos iniciais. Como dados, foram selecionados os discursos enunciados por cinco dos professores participantes, tendo como procedimento de análise a interpretação das bases ideológicas que fundamentaram os referidos discursos, embasada pela perspectiva francesa de análise discursiva. Como resultados, percebemos que os docentes participantes do trabalho compreendiam a aprendizagem de seus alunos, no contexto selecionado, a partir das concepções de ensino construtivista e tradicionalista, associando aprendizagem com metodologia. Isso significa que os professores participantes não expressavam de modo claro o que compreendiam por aprendizagem, e sua distinção da metodologia de ensino.
id SBHMAT_5cdf4ec7657853a735c96b83e9b12bf5
oai_identifier_str oai:ojs2.www.histemat.com.br:article/512
network_acronym_str SBHMAT
network_name_str Revista de História da Educação Matemática
repository_id_str
spelling ESTUDO DAS PERCEPÇÕES DE APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NOS PRIMEIROS ANOS: um olhar para os pedagogosAnálise do discursoAnos IniciaisMetodologiaEducação MatemáticaPedagogosA área de pesquisa em formação de professores que ensinam Matemática tem produzido, nos últimos três decênios, muitos estudos sobre a prática pedagógica, dos conteúdos ensinados e suas especificidades, como também aspectos relacionados às questões de gênero e equidade na formação. Contudo, pouco se tem visto sobre metodologias para ensinar Matemática, de uma perspectiva epistemológica, nessa área de pesquisa. Nesse sentido, buscamos com este artigo apresentar um estudo em torno das percepções de aprendizagem da Matemática evidenciadas por um grupo de docentes pedagogos que atuam nos primeiros anos do ensino fundamental. Assim, a fonte de informação para o presente trabalho foi um curso de formação continuada desenvolvido ao longo do ano de 2020 com professores pedagogos, acerca das metodologias de ensinar Matemática nos anos iniciais. Como dados, foram selecionados os discursos enunciados por cinco dos professores participantes, tendo como procedimento de análise a interpretação das bases ideológicas que fundamentaram os referidos discursos, embasada pela perspectiva francesa de análise discursiva. Como resultados, percebemos que os docentes participantes do trabalho compreendiam a aprendizagem de seus alunos, no contexto selecionado, a partir das concepções de ensino construtivista e tradicionalista, associando aprendizagem com metodologia. Isso significa que os professores participantes não expressavam de modo claro o que compreendiam por aprendizagem, e sua distinção da metodologia de ensino.Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)2022-09-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/512Revista de História da Educação Matemática; v. 8 (2022): Fluxo Contínuo; 1-212447-6447reponame:Revista de História da Educação Matemáticainstname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)instacron:SBHMATporhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/512/432Copyright (c) 2022 Revista de História da Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessMometti, Carlos2022-09-21T04:13:36Zoai:ojs2.www.histemat.com.br:article/512Revistahttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/indexPRIhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/oairevista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com2447-64472447-6447opendoar:2022-09-21T04:13:36Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)false
dc.title.none.fl_str_mv ESTUDO DAS PERCEPÇÕES DE APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NOS PRIMEIROS ANOS: um olhar para os pedagogos
title ESTUDO DAS PERCEPÇÕES DE APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NOS PRIMEIROS ANOS: um olhar para os pedagogos
spellingShingle ESTUDO DAS PERCEPÇÕES DE APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NOS PRIMEIROS ANOS: um olhar para os pedagogos
Mometti, Carlos
Análise do discurso
Anos Iniciais
Metodologia
Educação Matemática
Pedagogos
title_short ESTUDO DAS PERCEPÇÕES DE APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NOS PRIMEIROS ANOS: um olhar para os pedagogos
title_full ESTUDO DAS PERCEPÇÕES DE APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NOS PRIMEIROS ANOS: um olhar para os pedagogos
title_fullStr ESTUDO DAS PERCEPÇÕES DE APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NOS PRIMEIROS ANOS: um olhar para os pedagogos
title_full_unstemmed ESTUDO DAS PERCEPÇÕES DE APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NOS PRIMEIROS ANOS: um olhar para os pedagogos
title_sort ESTUDO DAS PERCEPÇÕES DE APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NOS PRIMEIROS ANOS: um olhar para os pedagogos
author Mometti, Carlos
author_facet Mometti, Carlos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mometti, Carlos
dc.subject.por.fl_str_mv Análise do discurso
Anos Iniciais
Metodologia
Educação Matemática
Pedagogos
topic Análise do discurso
Anos Iniciais
Metodologia
Educação Matemática
Pedagogos
description A área de pesquisa em formação de professores que ensinam Matemática tem produzido, nos últimos três decênios, muitos estudos sobre a prática pedagógica, dos conteúdos ensinados e suas especificidades, como também aspectos relacionados às questões de gênero e equidade na formação. Contudo, pouco se tem visto sobre metodologias para ensinar Matemática, de uma perspectiva epistemológica, nessa área de pesquisa. Nesse sentido, buscamos com este artigo apresentar um estudo em torno das percepções de aprendizagem da Matemática evidenciadas por um grupo de docentes pedagogos que atuam nos primeiros anos do ensino fundamental. Assim, a fonte de informação para o presente trabalho foi um curso de formação continuada desenvolvido ao longo do ano de 2020 com professores pedagogos, acerca das metodologias de ensinar Matemática nos anos iniciais. Como dados, foram selecionados os discursos enunciados por cinco dos professores participantes, tendo como procedimento de análise a interpretação das bases ideológicas que fundamentaram os referidos discursos, embasada pela perspectiva francesa de análise discursiva. Como resultados, percebemos que os docentes participantes do trabalho compreendiam a aprendizagem de seus alunos, no contexto selecionado, a partir das concepções de ensino construtivista e tradicionalista, associando aprendizagem com metodologia. Isso significa que os professores participantes não expressavam de modo claro o que compreendiam por aprendizagem, e sua distinção da metodologia de ensino.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/512
url http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/512
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/512/432
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista de História da Educação Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista de História da Educação Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
dc.source.none.fl_str_mv Revista de História da Educação Matemática; v. 8 (2022): Fluxo Contínuo; 1-21
2447-6447
reponame:Revista de História da Educação Matemática
instname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
instacron:SBHMAT
instname_str Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
instacron_str SBHMAT
institution SBHMAT
reponame_str Revista de História da Educação Matemática
collection Revista de História da Educação Matemática
repository.name.fl_str_mv Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
repository.mail.fl_str_mv revista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com
_version_ 1797053464957681664