UMA COMUNIDADE DOS CANTOS: notas de uma experiência em campo como expressão de uma educação (matemática) dos sentidos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gondim, Diego de Matos
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Miarka, Roger
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de História da Educação Matemática
Texto Completo: http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/273
Resumo: Neste ensaio, apresenta-se uma experiência imagética realizada durante uma oficina com crianças de uma escola quilombola no interior do estado de São Paulo. Dessa experiência, o artigo se divide em duas partes. Na primeira, apresenta uma exposição de imagens não representativas. Na segunda, opera com as imagens para problematizar o aprender como produção que emerge do encontro com uma matéria do mundo. Nesse processo, opera-se com filosofias contemporâneas para propor uma educação (matemática) dos sentidos que se expressa na ocupação e fissura de territórios educacionais já constituídos.
id SBHMAT_5dbe053afb9e831b4203048d15a9c14e
oai_identifier_str oai:ojs2.histemat.com.br:article/273
network_acronym_str SBHMAT
network_name_str Revista de História da Educação Matemática
repository_id_str
spelling UMA COMUNIDADE DOS CANTOS: notas de uma experiência em campo como expressão de uma educação (matemática) dos sentidosComunidade QuilombolaMandiraEducação MatemáticaFilosofia da DiferençaFotografia Neste ensaio, apresenta-se uma experiência imagética realizada durante uma oficina com crianças de uma escola quilombola no interior do estado de São Paulo. Dessa experiência, o artigo se divide em duas partes. Na primeira, apresenta uma exposição de imagens não representativas. Na segunda, opera com as imagens para problematizar o aprender como produção que emerge do encontro com uma matéria do mundo. Nesse processo, opera-se com filosofias contemporâneas para propor uma educação (matemática) dos sentidos que se expressa na ocupação e fissura de territórios educacionais já constituídos. Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)2019-10-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/273Revista de História da Educação Matemática; v. 5 n. 2 (2019)2447-6447reponame:Revista de História da Educação Matemáticainstname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)instacron:SBHMATporhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/273/212Copyright (c) 2019 Revista de História da Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessGondim, Diego de MatosMiarka, Roger2023-12-13T14:35:39Zoai:ojs2.histemat.com.br:article/273Revistahttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/indexPRIhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/oairevista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com2447-64472447-6447opendoar:2023-12-13T14:35:39Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)false
dc.title.none.fl_str_mv UMA COMUNIDADE DOS CANTOS: notas de uma experiência em campo como expressão de uma educação (matemática) dos sentidos
title UMA COMUNIDADE DOS CANTOS: notas de uma experiência em campo como expressão de uma educação (matemática) dos sentidos
spellingShingle UMA COMUNIDADE DOS CANTOS: notas de uma experiência em campo como expressão de uma educação (matemática) dos sentidos
Gondim, Diego de Matos
Comunidade Quilombola
Mandira
Educação Matemática
Filosofia da Diferença
Fotografia
title_short UMA COMUNIDADE DOS CANTOS: notas de uma experiência em campo como expressão de uma educação (matemática) dos sentidos
title_full UMA COMUNIDADE DOS CANTOS: notas de uma experiência em campo como expressão de uma educação (matemática) dos sentidos
title_fullStr UMA COMUNIDADE DOS CANTOS: notas de uma experiência em campo como expressão de uma educação (matemática) dos sentidos
title_full_unstemmed UMA COMUNIDADE DOS CANTOS: notas de uma experiência em campo como expressão de uma educação (matemática) dos sentidos
title_sort UMA COMUNIDADE DOS CANTOS: notas de uma experiência em campo como expressão de uma educação (matemática) dos sentidos
author Gondim, Diego de Matos
author_facet Gondim, Diego de Matos
Miarka, Roger
author_role author
author2 Miarka, Roger
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gondim, Diego de Matos
Miarka, Roger
dc.subject.por.fl_str_mv Comunidade Quilombola
Mandira
Educação Matemática
Filosofia da Diferença
Fotografia
topic Comunidade Quilombola
Mandira
Educação Matemática
Filosofia da Diferença
Fotografia
description Neste ensaio, apresenta-se uma experiência imagética realizada durante uma oficina com crianças de uma escola quilombola no interior do estado de São Paulo. Dessa experiência, o artigo se divide em duas partes. Na primeira, apresenta uma exposição de imagens não representativas. Na segunda, opera com as imagens para problematizar o aprender como produção que emerge do encontro com uma matéria do mundo. Nesse processo, opera-se com filosofias contemporâneas para propor uma educação (matemática) dos sentidos que se expressa na ocupação e fissura de territórios educacionais já constituídos.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/273
url http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/273
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/273/212
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista de História da Educação Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista de História da Educação Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
dc.source.none.fl_str_mv Revista de História da Educação Matemática; v. 5 n. 2 (2019)
2447-6447
reponame:Revista de História da Educação Matemática
instname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
instacron:SBHMAT
instname_str Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
instacron_str SBHMAT
institution SBHMAT
reponame_str Revista de História da Educação Matemática
collection Revista de História da Educação Matemática
repository.name.fl_str_mv Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
repository.mail.fl_str_mv revista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com
_version_ 1797053462798663680