ENTRE O PARECER DE RUI BARBOSA E AS REVISTAS PEDAGÓGICAS CARIOCAS E PAULISTAS (1891-1920): um modelo comum para o ensino do Desenho?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guimarães, Marcos Denilson
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Valente, Wagner Rodrigues
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de História da Educação Matemática
Texto Completo: http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/73
Resumo: Neste artigo são apresentados discursos veiculados em revistas pedagógicas cariocas e paulistas, no período de 1891 a 1920 sobre o ensino do Desenho. A esse propósito, interessa-nos identificar possíveis indícios de permanências e rupturas entre essas discussões e o modelo pedagógico do Desenho proposto por Rui Barbosa em 1883. Em outras palavras, questiona-se: é possível que o modelo de Rui Barbosa tenha circulado e ganhado força nas propostas, em particular, dessas revistas? Há nesse conjunto de documentos indícios de um modelo comum de um saber para ensinar Desenho oriundos das indicações apresentadas no Parecer de Rui Barbosa? Como fundamentação teórica baseamo-nos nos conceitos de Chartier (1990) e nos estudos de historiadores da educação. Conclui-se que, e ao que tudo indica, o saber para ensinar Desenho caracterizado pela proposta de Rui Barbosa, em certa medida, é reapresentado nas propostas de ensino divulgadas pelas revistas. A sua defesa por um ensino do desenho de cópia, de invenção e de imitação aproxima-se da defesa do desenho ao natural dominante nas primeiras décadas do século XX. Outros elementos como a menção do ensino do Desenho ligado à formação de profissionais, ao treino do olho e da mão, isto é, à formação de sujeitos e de habilidades, são também fortes indícios de características herdeiras do padrão defendido por Rui Barbosa em seu famoso Parecer. Desse modo, tais resultados apontam para a existência de certo conhecimento das ideias propagadas por Rui Barbosa por parte dos redatores das revistas culminado na aparente existência de um modelo que “ganhou vida” em outros momentos.
id SBHMAT_6169ca50e759d3ca9a5481bf3b715df3
oai_identifier_str oai:ojs2.histemat.com.br:article/73
network_acronym_str SBHMAT
network_name_str Revista de História da Educação Matemática
repository_id_str
spelling ENTRE O PARECER DE RUI BARBOSA E AS REVISTAS PEDAGÓGICAS CARIOCAS E PAULISTAS (1891-1920): um modelo comum para o ensino do Desenho?Rui BarbosaParecerEnsino do DesenhoSaberesRevistas pedagógicasNeste artigo são apresentados discursos veiculados em revistas pedagógicas cariocas e paulistas, no período de 1891 a 1920 sobre o ensino do Desenho. A esse propósito, interessa-nos identificar possíveis indícios de permanências e rupturas entre essas discussões e o modelo pedagógico do Desenho proposto por Rui Barbosa em 1883. Em outras palavras, questiona-se: é possível que o modelo de Rui Barbosa tenha circulado e ganhado força nas propostas, em particular, dessas revistas? Há nesse conjunto de documentos indícios de um modelo comum de um saber para ensinar Desenho oriundos das indicações apresentadas no Parecer de Rui Barbosa? Como fundamentação teórica baseamo-nos nos conceitos de Chartier (1990) e nos estudos de historiadores da educação. Conclui-se que, e ao que tudo indica, o saber para ensinar Desenho caracterizado pela proposta de Rui Barbosa, em certa medida, é reapresentado nas propostas de ensino divulgadas pelas revistas. A sua defesa por um ensino do desenho de cópia, de invenção e de imitação aproxima-se da defesa do desenho ao natural dominante nas primeiras décadas do século XX. Outros elementos como a menção do ensino do Desenho ligado à formação de profissionais, ao treino do olho e da mão, isto é, à formação de sujeitos e de habilidades, são também fortes indícios de características herdeiras do padrão defendido por Rui Barbosa em seu famoso Parecer. Desse modo, tais resultados apontam para a existência de certo conhecimento das ideias propagadas por Rui Barbosa por parte dos redatores das revistas culminado na aparente existência de um modelo que “ganhou vida” em outros momentos.Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)2016-10-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/73Revista de História da Educação Matemática; v. 2 n. 2 (2016): NÚMERO ESPECIAL - História do ensino de geometria e de desenho2447-6447reponame:Revista de História da Educação Matemáticainstname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)instacron:SBHMATporhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/73/54Copyright (c) 2016 Revista de História da Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessGuimarães, Marcos DenilsonValente, Wagner Rodrigues2023-12-13T16:23:19Zoai:ojs2.histemat.com.br:article/73Revistahttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/indexPRIhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/oairevista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com2447-64472447-6447opendoar:2023-12-13T16:23:19Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)false
dc.title.none.fl_str_mv ENTRE O PARECER DE RUI BARBOSA E AS REVISTAS PEDAGÓGICAS CARIOCAS E PAULISTAS (1891-1920): um modelo comum para o ensino do Desenho?
title ENTRE O PARECER DE RUI BARBOSA E AS REVISTAS PEDAGÓGICAS CARIOCAS E PAULISTAS (1891-1920): um modelo comum para o ensino do Desenho?
spellingShingle ENTRE O PARECER DE RUI BARBOSA E AS REVISTAS PEDAGÓGICAS CARIOCAS E PAULISTAS (1891-1920): um modelo comum para o ensino do Desenho?
Guimarães, Marcos Denilson
Rui Barbosa
Parecer
Ensino do Desenho
Saberes
Revistas pedagógicas
title_short ENTRE O PARECER DE RUI BARBOSA E AS REVISTAS PEDAGÓGICAS CARIOCAS E PAULISTAS (1891-1920): um modelo comum para o ensino do Desenho?
title_full ENTRE O PARECER DE RUI BARBOSA E AS REVISTAS PEDAGÓGICAS CARIOCAS E PAULISTAS (1891-1920): um modelo comum para o ensino do Desenho?
title_fullStr ENTRE O PARECER DE RUI BARBOSA E AS REVISTAS PEDAGÓGICAS CARIOCAS E PAULISTAS (1891-1920): um modelo comum para o ensino do Desenho?
title_full_unstemmed ENTRE O PARECER DE RUI BARBOSA E AS REVISTAS PEDAGÓGICAS CARIOCAS E PAULISTAS (1891-1920): um modelo comum para o ensino do Desenho?
title_sort ENTRE O PARECER DE RUI BARBOSA E AS REVISTAS PEDAGÓGICAS CARIOCAS E PAULISTAS (1891-1920): um modelo comum para o ensino do Desenho?
author Guimarães, Marcos Denilson
author_facet Guimarães, Marcos Denilson
Valente, Wagner Rodrigues
author_role author
author2 Valente, Wagner Rodrigues
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Guimarães, Marcos Denilson
Valente, Wagner Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Rui Barbosa
Parecer
Ensino do Desenho
Saberes
Revistas pedagógicas
topic Rui Barbosa
Parecer
Ensino do Desenho
Saberes
Revistas pedagógicas
description Neste artigo são apresentados discursos veiculados em revistas pedagógicas cariocas e paulistas, no período de 1891 a 1920 sobre o ensino do Desenho. A esse propósito, interessa-nos identificar possíveis indícios de permanências e rupturas entre essas discussões e o modelo pedagógico do Desenho proposto por Rui Barbosa em 1883. Em outras palavras, questiona-se: é possível que o modelo de Rui Barbosa tenha circulado e ganhado força nas propostas, em particular, dessas revistas? Há nesse conjunto de documentos indícios de um modelo comum de um saber para ensinar Desenho oriundos das indicações apresentadas no Parecer de Rui Barbosa? Como fundamentação teórica baseamo-nos nos conceitos de Chartier (1990) e nos estudos de historiadores da educação. Conclui-se que, e ao que tudo indica, o saber para ensinar Desenho caracterizado pela proposta de Rui Barbosa, em certa medida, é reapresentado nas propostas de ensino divulgadas pelas revistas. A sua defesa por um ensino do desenho de cópia, de invenção e de imitação aproxima-se da defesa do desenho ao natural dominante nas primeiras décadas do século XX. Outros elementos como a menção do ensino do Desenho ligado à formação de profissionais, ao treino do olho e da mão, isto é, à formação de sujeitos e de habilidades, são também fortes indícios de características herdeiras do padrão defendido por Rui Barbosa em seu famoso Parecer. Desse modo, tais resultados apontam para a existência de certo conhecimento das ideias propagadas por Rui Barbosa por parte dos redatores das revistas culminado na aparente existência de um modelo que “ganhou vida” em outros momentos.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-10-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/73
url http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/73
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/73/54
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista de História da Educação Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista de História da Educação Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
dc.source.none.fl_str_mv Revista de História da Educação Matemática; v. 2 n. 2 (2016): NÚMERO ESPECIAL - História do ensino de geometria e de desenho
2447-6447
reponame:Revista de História da Educação Matemática
instname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
instacron:SBHMAT
instname_str Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
instacron_str SBHMAT
institution SBHMAT
reponame_str Revista de História da Educação Matemática
collection Revista de História da Educação Matemática
repository.name.fl_str_mv Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
repository.mail.fl_str_mv revista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com
_version_ 1797053462256549888