FERRAMENTAS DAS OFICINAS E O ENSINO DE ARITMÉTICA DA ESCOLA DE APRENDIZES ARTÍFICES DE SANTA CATARINA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de História da Educação Matemática |
Texto Completo: | http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/248 |
Resumo: | A Escola de Aprendizes Artífices de Santa Catarina tem seu destaque por estar inserida em um contexto em que o governo federal, em conjunto com os estados, implementa uma rede de ensino profissional em nível primário. O curso primário destas escolas de alguma forma estava associado às oficinas oferecendo elementos teóricos que pudessem dar sentido às práticas de alguns ofícios. A partir disto temos a intenção de investigar quais as potencialidades das ferramentas das oficinas como material didático que mobilizam saberes a ensinar aritmética. Para tanto, buscamos investigar os relatórios emitidos pelo Ministério da Agricultura Industria e Comércio, pelos diretores da Escola de Aprendizes Artífices de Santa Catarina e livros didáticos que foram indicados para o ensino de aritmética dessas instituições. Utilizamos como referencial teórico-metodológico a concepção de saberes a ensinar com a intenção de estabelecer aproximações entre os conhecimentos do curso primário e das oficinas. Como resultado, entendemos que algumas ferramentas utilizadas para as práticas das oficinas, e no ofício escolhido pelo aluno, são capazes de encarnar, ou ainda, mobilizar alguns saberes a ensinar aritmética presentes no curso primário, principalmente aqueles relacionados a medidas. |
id |
SBHMAT_6ebc708d00c1d7de2ec30dcaf35aee00 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.www.histemat.com.br:article/248 |
network_acronym_str |
SBHMAT |
network_name_str |
Revista de História da Educação Matemática |
repository_id_str |
|
spelling |
FERRAMENTAS DAS OFICINAS E O ENSINO DE ARITMÉTICA DA ESCOLA DE APRENDIZES ARTÍFICES DE SANTA CATARINAEscola de Aprendizes ArtíficesSaberes a ensinar aritméticaHistória da educação matemáticaA Escola de Aprendizes Artífices de Santa Catarina tem seu destaque por estar inserida em um contexto em que o governo federal, em conjunto com os estados, implementa uma rede de ensino profissional em nível primário. O curso primário destas escolas de alguma forma estava associado às oficinas oferecendo elementos teóricos que pudessem dar sentido às práticas de alguns ofícios. A partir disto temos a intenção de investigar quais as potencialidades das ferramentas das oficinas como material didático que mobilizam saberes a ensinar aritmética. Para tanto, buscamos investigar os relatórios emitidos pelo Ministério da Agricultura Industria e Comércio, pelos diretores da Escola de Aprendizes Artífices de Santa Catarina e livros didáticos que foram indicados para o ensino de aritmética dessas instituições. Utilizamos como referencial teórico-metodológico a concepção de saberes a ensinar com a intenção de estabelecer aproximações entre os conhecimentos do curso primário e das oficinas. Como resultado, entendemos que algumas ferramentas utilizadas para as práticas das oficinas, e no ofício escolhido pelo aluno, são capazes de encarnar, ou ainda, mobilizar alguns saberes a ensinar aritmética presentes no curso primário, principalmente aqueles relacionados a medidas.Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)2019-05-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/248Revista de História da Educação Matemática; v. 5 n. 1 (2019)2447-6447reponame:Revista de História da Educação Matemáticainstname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)instacron:SBHMATporhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/248/193Copyright (c) 2019 Revista de História da Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessBarbaresco, Cleber SchaeferCosta, David Antonio da2021-03-24T16:59:13Zoai:ojs2.www.histemat.com.br:article/248Revistahttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/indexPRIhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/oairevista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com2447-64472447-6447opendoar:2021-03-24T16:59:13Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
FERRAMENTAS DAS OFICINAS E O ENSINO DE ARITMÉTICA DA ESCOLA DE APRENDIZES ARTÍFICES DE SANTA CATARINA |
title |
FERRAMENTAS DAS OFICINAS E O ENSINO DE ARITMÉTICA DA ESCOLA DE APRENDIZES ARTÍFICES DE SANTA CATARINA |
spellingShingle |
FERRAMENTAS DAS OFICINAS E O ENSINO DE ARITMÉTICA DA ESCOLA DE APRENDIZES ARTÍFICES DE SANTA CATARINA Barbaresco, Cleber Schaefer Escola de Aprendizes Artífices Saberes a ensinar aritmética História da educação matemática |
title_short |
FERRAMENTAS DAS OFICINAS E O ENSINO DE ARITMÉTICA DA ESCOLA DE APRENDIZES ARTÍFICES DE SANTA CATARINA |
title_full |
FERRAMENTAS DAS OFICINAS E O ENSINO DE ARITMÉTICA DA ESCOLA DE APRENDIZES ARTÍFICES DE SANTA CATARINA |
title_fullStr |
FERRAMENTAS DAS OFICINAS E O ENSINO DE ARITMÉTICA DA ESCOLA DE APRENDIZES ARTÍFICES DE SANTA CATARINA |
title_full_unstemmed |
FERRAMENTAS DAS OFICINAS E O ENSINO DE ARITMÉTICA DA ESCOLA DE APRENDIZES ARTÍFICES DE SANTA CATARINA |
title_sort |
FERRAMENTAS DAS OFICINAS E O ENSINO DE ARITMÉTICA DA ESCOLA DE APRENDIZES ARTÍFICES DE SANTA CATARINA |
author |
Barbaresco, Cleber Schaefer |
author_facet |
Barbaresco, Cleber Schaefer Costa, David Antonio da |
author_role |
author |
author2 |
Costa, David Antonio da |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barbaresco, Cleber Schaefer Costa, David Antonio da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escola de Aprendizes Artífices Saberes a ensinar aritmética História da educação matemática |
topic |
Escola de Aprendizes Artífices Saberes a ensinar aritmética História da educação matemática |
description |
A Escola de Aprendizes Artífices de Santa Catarina tem seu destaque por estar inserida em um contexto em que o governo federal, em conjunto com os estados, implementa uma rede de ensino profissional em nível primário. O curso primário destas escolas de alguma forma estava associado às oficinas oferecendo elementos teóricos que pudessem dar sentido às práticas de alguns ofícios. A partir disto temos a intenção de investigar quais as potencialidades das ferramentas das oficinas como material didático que mobilizam saberes a ensinar aritmética. Para tanto, buscamos investigar os relatórios emitidos pelo Ministério da Agricultura Industria e Comércio, pelos diretores da Escola de Aprendizes Artífices de Santa Catarina e livros didáticos que foram indicados para o ensino de aritmética dessas instituições. Utilizamos como referencial teórico-metodológico a concepção de saberes a ensinar com a intenção de estabelecer aproximações entre os conhecimentos do curso primário e das oficinas. Como resultado, entendemos que algumas ferramentas utilizadas para as práticas das oficinas, e no ofício escolhido pelo aluno, são capazes de encarnar, ou ainda, mobilizar alguns saberes a ensinar aritmética presentes no curso primário, principalmente aqueles relacionados a medidas. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-05-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo Avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/248 |
url |
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/248 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/248/193 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista de História da Educação Matemática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista de História da Educação Matemática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de História da Educação Matemática; v. 5 n. 1 (2019) 2447-6447 reponame:Revista de História da Educação Matemática instname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) instacron:SBHMAT |
instname_str |
Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
instacron_str |
SBHMAT |
institution |
SBHMAT |
reponame_str |
Revista de História da Educação Matemática |
collection |
Revista de História da Educação Matemática |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com |
_version_ |
1797053464271912960 |