FERRAMENTAS DAS OFICINAS E O ENSINO DE ARITMÉTICA DA ESCOLA DE APRENDIZES ARTÍFICES DE SANTA CATARINA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbaresco, Cleber Schaefer
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Costa, David Antonio da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de História da Educação Matemática
Texto Completo: http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/248
Resumo: A Escola de Aprendizes Artífices de Santa Catarina tem seu destaque por estar inserida em um contexto em que o governo federal, em conjunto com os estados, implementa uma rede de ensino profissional em nível primário. O curso primário destas escolas de alguma forma estava associado às oficinas oferecendo elementos teóricos que pudessem dar sentido às práticas de alguns ofícios. A partir disto temos a intenção de investigar quais as potencialidades das ferramentas das oficinas como material didático que mobilizam saberes a ensinar aritmética. Para tanto, buscamos investigar os relatórios emitidos pelo Ministério da Agricultura Industria e Comércio, pelos diretores da Escola de Aprendizes Artífices de Santa Catarina e livros didáticos que foram indicados para o ensino de aritmética dessas instituições. Utilizamos como referencial teórico-metodológico a concepção de saberes a ensinar com a intenção de estabelecer aproximações entre os conhecimentos do curso primário e das oficinas. Como resultado, entendemos que algumas ferramentas utilizadas para as práticas das oficinas, e no ofício escolhido pelo aluno, são capazes de encarnar, ou ainda, mobilizar alguns saberes a ensinar aritmética presentes no curso primário, principalmente aqueles relacionados a medidas.
id SBHMAT_6ebc708d00c1d7de2ec30dcaf35aee00
oai_identifier_str oai:ojs2.www.histemat.com.br:article/248
network_acronym_str SBHMAT
network_name_str Revista de História da Educação Matemática
repository_id_str
spelling FERRAMENTAS DAS OFICINAS E O ENSINO DE ARITMÉTICA DA ESCOLA DE APRENDIZES ARTÍFICES DE SANTA CATARINAEscola de Aprendizes ArtíficesSaberes a ensinar aritméticaHistória da educação matemáticaA Escola de Aprendizes Artífices de Santa Catarina tem seu destaque por estar inserida em um contexto em que o governo federal, em conjunto com os estados, implementa uma rede de ensino profissional em nível primário. O curso primário destas escolas de alguma forma estava associado às oficinas oferecendo elementos teóricos que pudessem dar sentido às práticas de alguns ofícios. A partir disto temos a intenção de investigar quais as potencialidades das ferramentas das oficinas como material didático que mobilizam saberes a ensinar aritmética. Para tanto, buscamos investigar os relatórios emitidos pelo Ministério da Agricultura Industria e Comércio, pelos diretores da Escola de Aprendizes Artífices de Santa Catarina e livros didáticos que foram indicados para o ensino de aritmética dessas instituições. Utilizamos como referencial teórico-metodológico a concepção de saberes a ensinar com a intenção de estabelecer aproximações entre os conhecimentos do curso primário e das oficinas. Como resultado, entendemos que algumas ferramentas utilizadas para as práticas das oficinas, e no ofício escolhido pelo aluno, são capazes de encarnar, ou ainda, mobilizar alguns saberes a ensinar aritmética presentes no curso primário, principalmente aqueles relacionados a medidas.Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)2019-05-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/248Revista de História da Educação Matemática; v. 5 n. 1 (2019)2447-6447reponame:Revista de História da Educação Matemáticainstname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)instacron:SBHMATporhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/248/193Copyright (c) 2019 Revista de História da Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessBarbaresco, Cleber SchaeferCosta, David Antonio da2021-03-24T16:59:13Zoai:ojs2.www.histemat.com.br:article/248Revistahttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/indexPRIhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/oairevista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com2447-64472447-6447opendoar:2021-03-24T16:59:13Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)false
dc.title.none.fl_str_mv FERRAMENTAS DAS OFICINAS E O ENSINO DE ARITMÉTICA DA ESCOLA DE APRENDIZES ARTÍFICES DE SANTA CATARINA
title FERRAMENTAS DAS OFICINAS E O ENSINO DE ARITMÉTICA DA ESCOLA DE APRENDIZES ARTÍFICES DE SANTA CATARINA
spellingShingle FERRAMENTAS DAS OFICINAS E O ENSINO DE ARITMÉTICA DA ESCOLA DE APRENDIZES ARTÍFICES DE SANTA CATARINA
Barbaresco, Cleber Schaefer
Escola de Aprendizes Artífices
Saberes a ensinar aritmética
História da educação matemática
title_short FERRAMENTAS DAS OFICINAS E O ENSINO DE ARITMÉTICA DA ESCOLA DE APRENDIZES ARTÍFICES DE SANTA CATARINA
title_full FERRAMENTAS DAS OFICINAS E O ENSINO DE ARITMÉTICA DA ESCOLA DE APRENDIZES ARTÍFICES DE SANTA CATARINA
title_fullStr FERRAMENTAS DAS OFICINAS E O ENSINO DE ARITMÉTICA DA ESCOLA DE APRENDIZES ARTÍFICES DE SANTA CATARINA
title_full_unstemmed FERRAMENTAS DAS OFICINAS E O ENSINO DE ARITMÉTICA DA ESCOLA DE APRENDIZES ARTÍFICES DE SANTA CATARINA
title_sort FERRAMENTAS DAS OFICINAS E O ENSINO DE ARITMÉTICA DA ESCOLA DE APRENDIZES ARTÍFICES DE SANTA CATARINA
author Barbaresco, Cleber Schaefer
author_facet Barbaresco, Cleber Schaefer
Costa, David Antonio da
author_role author
author2 Costa, David Antonio da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbaresco, Cleber Schaefer
Costa, David Antonio da
dc.subject.por.fl_str_mv Escola de Aprendizes Artífices
Saberes a ensinar aritmética
História da educação matemática
topic Escola de Aprendizes Artífices
Saberes a ensinar aritmética
História da educação matemática
description A Escola de Aprendizes Artífices de Santa Catarina tem seu destaque por estar inserida em um contexto em que o governo federal, em conjunto com os estados, implementa uma rede de ensino profissional em nível primário. O curso primário destas escolas de alguma forma estava associado às oficinas oferecendo elementos teóricos que pudessem dar sentido às práticas de alguns ofícios. A partir disto temos a intenção de investigar quais as potencialidades das ferramentas das oficinas como material didático que mobilizam saberes a ensinar aritmética. Para tanto, buscamos investigar os relatórios emitidos pelo Ministério da Agricultura Industria e Comércio, pelos diretores da Escola de Aprendizes Artífices de Santa Catarina e livros didáticos que foram indicados para o ensino de aritmética dessas instituições. Utilizamos como referencial teórico-metodológico a concepção de saberes a ensinar com a intenção de estabelecer aproximações entre os conhecimentos do curso primário e das oficinas. Como resultado, entendemos que algumas ferramentas utilizadas para as práticas das oficinas, e no ofício escolhido pelo aluno, são capazes de encarnar, ou ainda, mobilizar alguns saberes a ensinar aritmética presentes no curso primário, principalmente aqueles relacionados a medidas.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/248
url http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/248
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/248/193
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista de História da Educação Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista de História da Educação Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
dc.source.none.fl_str_mv Revista de História da Educação Matemática; v. 5 n. 1 (2019)
2447-6447
reponame:Revista de História da Educação Matemática
instname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
instacron:SBHMAT
instname_str Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
instacron_str SBHMAT
institution SBHMAT
reponame_str Revista de História da Educação Matemática
collection Revista de História da Educação Matemática
repository.name.fl_str_mv Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
repository.mail.fl_str_mv revista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com
_version_ 1797053464271912960