O MOVIMENTO DA MATEMÁTICA MODERNA E A GEOMETRIA PROPOSTA PARA ENSINAR ÀS CRIANÇAS EM MINAS GERAIS: referências e práticas de uma professora de Juiz de Fora
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de História da Educação Matemática |
Texto Completo: | http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/233 |
Resumo: | Neste artigo discutimos a Geometria proposta para ser ensinada às crianças durante o Movimento da Matemática Moderna (MMM) em Minas Gerais, com referências no material da professora Myriam Boardman, que lecionou na cidade de Juiz de Fora (MG). A pesquisa foi fundamentada teoricamente em Marc Bloch, que redefine o ofício do historiador; André Chervel com estudos sobre disciplinas escolares; Dominique Julia e o conceito de cultura escolar; Allain Choppin e os Programas oficiais e manuais didáticos; Roger Chartier com o conceito de apropriação; e Wagner Valente e Maria Célia Leme da Silva com conceitos e métodos mais específicos ao estudo histórico dos saberes matemáticos. Foram analisados o Programa do Ensino Primário Elementar (1961) e o Programa do Ensino Primário de Minas Gerais (1965). As demais fontes analisadas pertenciam ao acervo da professora, que são: a coleção Curso Completo de Matemática Moderna para o Ensino Primário, de Tosca Ferreira e Henriqueta de Carvalho e cadernos de Geometria e Exercícios. Na legislação de 1965 foram observados alguns traços do MMM. No material pertencente à professora também foram encontrados traços do MMM na coleção, e em todo o seu material o ensino de Geometria era baseado na geometria plana e espacial, sem as noções de topologia. |
id |
SBHMAT_7982ecdb173c318f6422997444507ad0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.histemat.com.br:article/233 |
network_acronym_str |
SBHMAT |
network_name_str |
Revista de História da Educação Matemática |
repository_id_str |
|
spelling |
O MOVIMENTO DA MATEMÁTICA MODERNA E A GEOMETRIA PROPOSTA PARA ENSINAR ÀS CRIANÇAS EM MINAS GERAIS: referências e práticas de uma professora de Juiz de ForaGeometriaMovimento da Matemática ModernaEnsino PrimárioNeste artigo discutimos a Geometria proposta para ser ensinada às crianças durante o Movimento da Matemática Moderna (MMM) em Minas Gerais, com referências no material da professora Myriam Boardman, que lecionou na cidade de Juiz de Fora (MG). A pesquisa foi fundamentada teoricamente em Marc Bloch, que redefine o ofício do historiador; André Chervel com estudos sobre disciplinas escolares; Dominique Julia e o conceito de cultura escolar; Allain Choppin e os Programas oficiais e manuais didáticos; Roger Chartier com o conceito de apropriação; e Wagner Valente e Maria Célia Leme da Silva com conceitos e métodos mais específicos ao estudo histórico dos saberes matemáticos. Foram analisados o Programa do Ensino Primário Elementar (1961) e o Programa do Ensino Primário de Minas Gerais (1965). As demais fontes analisadas pertenciam ao acervo da professora, que são: a coleção Curso Completo de Matemática Moderna para o Ensino Primário, de Tosca Ferreira e Henriqueta de Carvalho e cadernos de Geometria e Exercícios. Na legislação de 1965 foram observados alguns traços do MMM. No material pertencente à professora também foram encontrados traços do MMM na coleção, e em todo o seu material o ensino de Geometria era baseado na geometria plana e espacial, sem as noções de topologia.Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)2018-12-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/233Revista de História da Educação Matemática; v. 4 n. 3 (2018)2447-6447reponame:Revista de História da Educação Matemáticainstname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)instacron:SBHMATporhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/233/176Copyright (c) 2018 Revista de História da Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessMendonça, Thiago Neves2023-12-13T14:52:15Zoai:ojs2.histemat.com.br:article/233Revistahttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/indexPRIhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/oairevista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com2447-64472447-6447opendoar:2023-12-13T14:52:15Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O MOVIMENTO DA MATEMÁTICA MODERNA E A GEOMETRIA PROPOSTA PARA ENSINAR ÀS CRIANÇAS EM MINAS GERAIS: referências e práticas de uma professora de Juiz de Fora |
title |
O MOVIMENTO DA MATEMÁTICA MODERNA E A GEOMETRIA PROPOSTA PARA ENSINAR ÀS CRIANÇAS EM MINAS GERAIS: referências e práticas de uma professora de Juiz de Fora |
spellingShingle |
O MOVIMENTO DA MATEMÁTICA MODERNA E A GEOMETRIA PROPOSTA PARA ENSINAR ÀS CRIANÇAS EM MINAS GERAIS: referências e práticas de uma professora de Juiz de Fora Mendonça, Thiago Neves Geometria Movimento da Matemática Moderna Ensino Primário |
title_short |
O MOVIMENTO DA MATEMÁTICA MODERNA E A GEOMETRIA PROPOSTA PARA ENSINAR ÀS CRIANÇAS EM MINAS GERAIS: referências e práticas de uma professora de Juiz de Fora |
title_full |
O MOVIMENTO DA MATEMÁTICA MODERNA E A GEOMETRIA PROPOSTA PARA ENSINAR ÀS CRIANÇAS EM MINAS GERAIS: referências e práticas de uma professora de Juiz de Fora |
title_fullStr |
O MOVIMENTO DA MATEMÁTICA MODERNA E A GEOMETRIA PROPOSTA PARA ENSINAR ÀS CRIANÇAS EM MINAS GERAIS: referências e práticas de uma professora de Juiz de Fora |
title_full_unstemmed |
O MOVIMENTO DA MATEMÁTICA MODERNA E A GEOMETRIA PROPOSTA PARA ENSINAR ÀS CRIANÇAS EM MINAS GERAIS: referências e práticas de uma professora de Juiz de Fora |
title_sort |
O MOVIMENTO DA MATEMÁTICA MODERNA E A GEOMETRIA PROPOSTA PARA ENSINAR ÀS CRIANÇAS EM MINAS GERAIS: referências e práticas de uma professora de Juiz de Fora |
author |
Mendonça, Thiago Neves |
author_facet |
Mendonça, Thiago Neves |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mendonça, Thiago Neves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geometria Movimento da Matemática Moderna Ensino Primário |
topic |
Geometria Movimento da Matemática Moderna Ensino Primário |
description |
Neste artigo discutimos a Geometria proposta para ser ensinada às crianças durante o Movimento da Matemática Moderna (MMM) em Minas Gerais, com referências no material da professora Myriam Boardman, que lecionou na cidade de Juiz de Fora (MG). A pesquisa foi fundamentada teoricamente em Marc Bloch, que redefine o ofício do historiador; André Chervel com estudos sobre disciplinas escolares; Dominique Julia e o conceito de cultura escolar; Allain Choppin e os Programas oficiais e manuais didáticos; Roger Chartier com o conceito de apropriação; e Wagner Valente e Maria Célia Leme da Silva com conceitos e métodos mais específicos ao estudo histórico dos saberes matemáticos. Foram analisados o Programa do Ensino Primário Elementar (1961) e o Programa do Ensino Primário de Minas Gerais (1965). As demais fontes analisadas pertenciam ao acervo da professora, que são: a coleção Curso Completo de Matemática Moderna para o Ensino Primário, de Tosca Ferreira e Henriqueta de Carvalho e cadernos de Geometria e Exercícios. Na legislação de 1965 foram observados alguns traços do MMM. No material pertencente à professora também foram encontrados traços do MMM na coleção, e em todo o seu material o ensino de Geometria era baseado na geometria plana e espacial, sem as noções de topologia. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/233 |
url |
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/233 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/233/176 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista de História da Educação Matemática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista de História da Educação Matemática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de História da Educação Matemática; v. 4 n. 3 (2018) 2447-6447 reponame:Revista de História da Educação Matemática instname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) instacron:SBHMAT |
instname_str |
Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
instacron_str |
SBHMAT |
institution |
SBHMAT |
reponame_str |
Revista de História da Educação Matemática |
collection |
Revista de História da Educação Matemática |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com |
_version_ |
1797053462748332032 |