DESEMPENHO NA APRENDIZAGEM DE FRAÇÃO SEGUNDO A PROVA BRASIL: um estudo do descritor 24 do 5º ano de matemática entre 2013 e 2019
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de História da Educação Matemática |
Texto Completo: | http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/398 |
Resumo: | É notável a necessidade da manutenção dos instrumentos de avaliação da educação nacional, bem como a análise dos dados obtidos por meio do uso deles, sendo um dos principais instrumento de avaliação o SAEB, que é formado por duas matrizes de referência, que são a Avaliação Nacional da Educação Básica (ANEB) e a Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (ANRESC) para comprovar a melhora ou piora da educação no país. Dada a abrangência tanto da extensão territorial quanto a de conteúdo dessa avaliação, cabe realizar uma análise mais detalhada com relação aos conteúdos específicos como fração, o qual se apresenta como um dos mais importantes para o desenvolvimento da vida acadêmica do aluno com relação à matemática. Para a realização dessa pesquisa foi desenvolvido um estudo transversal para todo o Brasil durante os anos de 2013 a 2019, com foco no descritor 24 da matriz de referência, para matemática 4° série/ 5° ano do ensino fundamental, o qual destaca que o aluno deve ter a habilidade e competência de “Identificar fração como representação que pode estar associada a diferentes significados”. Com isso, foi identificado que houve uma melhora significativa com relação a aprendizagem de fração entre os anos de 2013 e 2019 com destaque para algumas cidades da região Sul, Sudeste e Nordeste, assim como a redução da desigualdade com relação a aprendizagem do turno matutino e vespertino. |
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DESEMPENHO NA APRENDIZAGEM DE FRAÇÃO SEGUNDO A PROVA BRASIL: um estudo do descritor 24 do 5º ano de matemática entre 2013 e 2019EducaçãoAnálise de dadosINEPDistribuição espacialÉ notável a necessidade da manutenção dos instrumentos de avaliação da educação nacional, bem como a análise dos dados obtidos por meio do uso deles, sendo um dos principais instrumento de avaliação o SAEB, que é formado por duas matrizes de referência, que são a Avaliação Nacional da Educação Básica (ANEB) e a Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (ANRESC) para comprovar a melhora ou piora da educação no país. Dada a abrangência tanto da extensão territorial quanto a de conteúdo dessa avaliação, cabe realizar uma análise mais detalhada com relação aos conteúdos específicos como fração, o qual se apresenta como um dos mais importantes para o desenvolvimento da vida acadêmica do aluno com relação à matemática. Para a realização dessa pesquisa foi desenvolvido um estudo transversal para todo o Brasil durante os anos de 2013 a 2019, com foco no descritor 24 da matriz de referência, para matemática 4° série/ 5° ano do ensino fundamental, o qual destaca que o aluno deve ter a habilidade e competência de “Identificar fração como representação que pode estar associada a diferentes significados”. Com isso, foi identificado que houve uma melhora significativa com relação a aprendizagem de fração entre os anos de 2013 e 2019 com destaque para algumas cidades da região Sul, Sudeste e Nordeste, assim como a redução da desigualdade com relação a aprendizagem do turno matutino e vespertino.Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)2021-08-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/398Revista de História da Educação Matemática; v. 7 (2021): Fluxo Contínuo; 1-192447-6447reponame:Revista de História da Educação Matemáticainstname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)instacron:SBHMATporhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/398/316Copyright (c) 2021 Revista de História da Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessSales, Francisco Alexandre de LimaAguiar, Reullyanne Freitas deOliveira, Jonas Noronha de2023-12-13T13:04:06Zoai:ojs2.histemat.com.br:article/398Revistahttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/indexPRIhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/oairevista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com2447-64472447-6447opendoar:2023-12-13T13:04:06Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)false |
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É notável a necessidade da manutenção dos instrumentos de avaliação da educação nacional, bem como a análise dos dados obtidos por meio do uso deles, sendo um dos principais instrumento de avaliação o SAEB, que é formado por duas matrizes de referência, que são a Avaliação Nacional da Educação Básica (ANEB) e a Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (ANRESC) para comprovar a melhora ou piora da educação no país. Dada a abrangência tanto da extensão territorial quanto a de conteúdo dessa avaliação, cabe realizar uma análise mais detalhada com relação aos conteúdos específicos como fração, o qual se apresenta como um dos mais importantes para o desenvolvimento da vida acadêmica do aluno com relação à matemática. Para a realização dessa pesquisa foi desenvolvido um estudo transversal para todo o Brasil durante os anos de 2013 a 2019, com foco no descritor 24 da matriz de referência, para matemática 4° série/ 5° ano do ensino fundamental, o qual destaca que o aluno deve ter a habilidade e competência de “Identificar fração como representação que pode estar associada a diferentes significados”. Com isso, foi identificado que houve uma melhora significativa com relação a aprendizagem de fração entre os anos de 2013 e 2019 com destaque para algumas cidades da região Sul, Sudeste e Nordeste, assim como a redução da desigualdade com relação a aprendizagem do turno matutino e vespertino. |
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