OS PROGRAMAS DE ENSINO ELEMENTAR NOS CURSOS DE “TREINAMENTO” DOS PROFESSORES LEIGOS DOS MUNICÍPIOS BAIANOS: o que dizem sobre o contexto socioeconômico, político e educacional da Bahia da década de 1950?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Eliene Barbosa
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Freire, Inês Angélica Andrade
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de História da Educação Matemática
Texto Completo: http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/45
Resumo: Neste artigo, focamos a nossa atenção em analisar os programas, em especial o de aritmética, dos cursos de formação dos professores voltados ao ensino elementar nas escolas do interior baiano e do seu meio rural para uma interpretação do contexto socioeconômico, político e educacional da Bahia da década de 1950.  Para tanto, prioritariamente, fizemos uso de uma literatura vigente sobre a história da Bahia e de dois programas de ensino produzidos nessa década, além de um breve diálogo com o sociólogo Elias em torno de sua obra “O processo civilizador”.  Alinhando-se aos propósitos do governo federal, o governo da Bahia buscou intervir uniformemente nos municípios, distritos e povoados baianos, notadamente rural, regulamentando a sua campanha do ensino elementar, tendo como uma de suas principais ações ampliar o quadro de professores leigos via cursos de “treinamento”,  vislumbrando o progresso, a civilização e a modernidade dessas localidades. Contudo, consideramos que isto não foi plenamente materializado, diante da discrepância entre os programas de ensino propostos para “treinar” os regentes leigos municipais e os programas de ensino que deveriam ser seguidos nas escolas da capital e do interior, em particular em relação aos saberes matemáticos.  
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