PORCENTAGENS NA RETA NUMÉRICA? COMO ASSIM? UMA ANÁLISE DOS ERROS DE ALUNOS DO OITAVO ANO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vitorassi, Rodrigo
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Novaes, Barbara Winiarski Diesel, Andrade, Vanessa Largo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de História da Educação Matemática
Texto Completo: http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/576
Resumo: O presente trabalho objetiva caracterizar erros cometidos por alunos do oitavo ano na resolução de uma questão que envolvia localização de números racionais com diferentes representações (frações, decimais e porcentagens) na reta numérica. Para tanto foi analisada uma questão aplicada a 42 alunos de dois oitavos anos, de um Colégio Estadual localizado no Oeste do Paraná, tendo como referenciais teórico e metodológico a Análise de erro e Análise de Conteúdo. Foram construídas as seguintes categorias para os erros: por incompletude na resolução; no reconhecimento das representações de porcentagens e na localização na reta numérica; por distração; e, pela inexistência da articulação entre as representações do número racional. O estudo conclui que, dos 30 alunos que resolveram a questão, 67% deles a responderam incorretamente por utilizarem localizações aleatórias na reta numérica, 25% acertaram a resolução parcialmente por demonstrarem compreender a fração como quociente, e 8% dos alunos responderam corretamente, porém com erros pontuais considerados como “distração”. Deste modo, destacamos a relevância e a nossa intenção de propormos um material didático para professores de Matemática do Ensino Fundamental, dos sextos aos nonos anos, com atividades que possam auxiliar a promover a articulação dos conceitos das diferentes representações dos números racionais, consideradas como fundamentais para os alunos, tanto para a vida escolar como cotidiana.    
id SBHMAT_aba3828bac01c9a23aa35c51ebe689c2
oai_identifier_str oai:ojs2.histemat.com.br:article/576
network_acronym_str SBHMAT
network_name_str Revista de História da Educação Matemática
repository_id_str
spelling PORCENTAGENS NA RETA NUMÉRICA? COMO ASSIM? UMA ANÁLISE DOS ERROS DE ALUNOS DO OITAVO ANOEducação MatemáticaAnálise de ErroReta NuméricaNúmeros RacionaisO presente trabalho objetiva caracterizar erros cometidos por alunos do oitavo ano na resolução de uma questão que envolvia localização de números racionais com diferentes representações (frações, decimais e porcentagens) na reta numérica. Para tanto foi analisada uma questão aplicada a 42 alunos de dois oitavos anos, de um Colégio Estadual localizado no Oeste do Paraná, tendo como referenciais teórico e metodológico a Análise de erro e Análise de Conteúdo. Foram construídas as seguintes categorias para os erros: por incompletude na resolução; no reconhecimento das representações de porcentagens e na localização na reta numérica; por distração; e, pela inexistência da articulação entre as representações do número racional. O estudo conclui que, dos 30 alunos que resolveram a questão, 67% deles a responderam incorretamente por utilizarem localizações aleatórias na reta numérica, 25% acertaram a resolução parcialmente por demonstrarem compreender a fração como quociente, e 8% dos alunos responderam corretamente, porém com erros pontuais considerados como “distração”. Deste modo, destacamos a relevância e a nossa intenção de propormos um material didático para professores de Matemática do Ensino Fundamental, dos sextos aos nonos anos, com atividades que possam auxiliar a promover a articulação dos conceitos das diferentes representações dos números racionais, consideradas como fundamentais para os alunos, tanto para a vida escolar como cotidiana.    Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)2023-08-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/576Revista de História da Educação Matemática; v. 9 (2023): Fluxo Contínuo; 1-242447-6447reponame:Revista de História da Educação Matemáticainstname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)instacron:SBHMATporhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/576/480Vitorassi, RodrigoNovaes, Barbara Winiarski DieselAndrade, Vanessa Largoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-13T16:39:24Zoai:ojs2.histemat.com.br:article/576Revistahttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/indexPRIhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/oairevista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com2447-64472447-6447opendoar:2023-12-13T16:39:24Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)false
dc.title.none.fl_str_mv PORCENTAGENS NA RETA NUMÉRICA? COMO ASSIM? UMA ANÁLISE DOS ERROS DE ALUNOS DO OITAVO ANO
title PORCENTAGENS NA RETA NUMÉRICA? COMO ASSIM? UMA ANÁLISE DOS ERROS DE ALUNOS DO OITAVO ANO
spellingShingle PORCENTAGENS NA RETA NUMÉRICA? COMO ASSIM? UMA ANÁLISE DOS ERROS DE ALUNOS DO OITAVO ANO
Vitorassi, Rodrigo
Educação Matemática
Análise de Erro
Reta Numérica
Números Racionais
title_short PORCENTAGENS NA RETA NUMÉRICA? COMO ASSIM? UMA ANÁLISE DOS ERROS DE ALUNOS DO OITAVO ANO
title_full PORCENTAGENS NA RETA NUMÉRICA? COMO ASSIM? UMA ANÁLISE DOS ERROS DE ALUNOS DO OITAVO ANO
title_fullStr PORCENTAGENS NA RETA NUMÉRICA? COMO ASSIM? UMA ANÁLISE DOS ERROS DE ALUNOS DO OITAVO ANO
title_full_unstemmed PORCENTAGENS NA RETA NUMÉRICA? COMO ASSIM? UMA ANÁLISE DOS ERROS DE ALUNOS DO OITAVO ANO
title_sort PORCENTAGENS NA RETA NUMÉRICA? COMO ASSIM? UMA ANÁLISE DOS ERROS DE ALUNOS DO OITAVO ANO
author Vitorassi, Rodrigo
author_facet Vitorassi, Rodrigo
Novaes, Barbara Winiarski Diesel
Andrade, Vanessa Largo
author_role author
author2 Novaes, Barbara Winiarski Diesel
Andrade, Vanessa Largo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vitorassi, Rodrigo
Novaes, Barbara Winiarski Diesel
Andrade, Vanessa Largo
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Matemática
Análise de Erro
Reta Numérica
Números Racionais
topic Educação Matemática
Análise de Erro
Reta Numérica
Números Racionais
description O presente trabalho objetiva caracterizar erros cometidos por alunos do oitavo ano na resolução de uma questão que envolvia localização de números racionais com diferentes representações (frações, decimais e porcentagens) na reta numérica. Para tanto foi analisada uma questão aplicada a 42 alunos de dois oitavos anos, de um Colégio Estadual localizado no Oeste do Paraná, tendo como referenciais teórico e metodológico a Análise de erro e Análise de Conteúdo. Foram construídas as seguintes categorias para os erros: por incompletude na resolução; no reconhecimento das representações de porcentagens e na localização na reta numérica; por distração; e, pela inexistência da articulação entre as representações do número racional. O estudo conclui que, dos 30 alunos que resolveram a questão, 67% deles a responderam incorretamente por utilizarem localizações aleatórias na reta numérica, 25% acertaram a resolução parcialmente por demonstrarem compreender a fração como quociente, e 8% dos alunos responderam corretamente, porém com erros pontuais considerados como “distração”. Deste modo, destacamos a relevância e a nossa intenção de propormos um material didático para professores de Matemática do Ensino Fundamental, dos sextos aos nonos anos, com atividades que possam auxiliar a promover a articulação dos conceitos das diferentes representações dos números racionais, consideradas como fundamentais para os alunos, tanto para a vida escolar como cotidiana.    
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-08-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/576
url http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/576
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/576/480
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
dc.source.none.fl_str_mv Revista de História da Educação Matemática; v. 9 (2023): Fluxo Contínuo; 1-24
2447-6447
reponame:Revista de História da Educação Matemática
instname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
instacron:SBHMAT
instname_str Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
instacron_str SBHMAT
institution SBHMAT
reponame_str Revista de História da Educação Matemática
collection Revista de História da Educação Matemática
repository.name.fl_str_mv Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
repository.mail.fl_str_mv revista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com
_version_ 1797053463733993472