AS FACULDADES DE TECNOLOGIA DO ESTADO DE SÃO PAULO E A FATEC OURINHOS: dias de lutas e de glória

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Prado, Rosemeiry de Castro
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Pasqualini, Elaine, Belloti, Eunice Correa Sanches
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de História da Educação Matemática
Texto Completo: http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/476
Resumo: Ao completar trinta anos de existência em outubro de 2021, a Faculdade de Tecnologia de Ourinhos (Fatec Ourinhos) traz consigo um cabedal histórico que merece ser revivido e repensado, criando-se possibilidades de entendimentos e aprendizados acerca do seu contexto de criação e de paradigmas que ainda circulam nos seus intramuros. Apesar da sua criação (em caráter excepcional), em 1991, ter ocorrido depois de seis anos do fim do regime militar, a faculdade sempre foi subordinada ao Centro Paula Souza, autarquia responsável pela gestão das Faculdades de Tecnologia do estado de São Paulo, sendo uma instituição criada pelo decreto-lei de 6 de outubro de 1969, na gestão do governador Roberto Costa de Abreu Sodré (1967 – 1971) e em pleno regime militar. Logo, quais reflexos o Centro Paula Souza e as suas faculdades sentiram nesse período? Houve alguma área do conhecimento científico que sofreu alguma intolerância por ser julgada subversiva ao regime imposto? Como as ciências exatas (particularmente a Matemática) foram influenciadas em seus modos de transposição em sala de aula? Para atingir o objetivo de (re) pensar tais questões, optou-se pela metodologia da História Oral, que é um dos modos de se criar narrativas, fontes orais que são transformadas em registros escritos e, para compor a narrativa proposta, entrevistas foram realizadas com professores que atuaram/atuam nas Faculdades de Tecnologia do estado de São Paulo. Logo, como resultado, temos as entrevistas e suas narrativas que surgiram como pontas de icebergs e que se juntaram a outras fontes como uma possibilidade do fazer historiográfico que colaborou com a compreensão de um determinado contexto. As narrativas dispararam certos entendimentos ao entorno da vida acadêmica das Fatecs nas décadas analisadas, permitindo uma reflexão sobre a disciplina da Matemática na época do regime militar, assim como forneceram vestígios da luta constante em se estabelecer uma cultura escolar própria para o ensino tecnológico, baseada na prática e no mundo do trabalho.  
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