AS FACULDADES DE TECNOLOGIA DO ESTADO DE SÃO PAULO E A FATEC OURINHOS: dias de lutas e de glória
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de História da Educação Matemática |
Texto Completo: | http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/476 |
Resumo: | Ao completar trinta anos de existência em outubro de 2021, a Faculdade de Tecnologia de Ourinhos (Fatec Ourinhos) traz consigo um cabedal histórico que merece ser revivido e repensado, criando-se possibilidades de entendimentos e aprendizados acerca do seu contexto de criação e de paradigmas que ainda circulam nos seus intramuros. Apesar da sua criação (em caráter excepcional), em 1991, ter ocorrido depois de seis anos do fim do regime militar, a faculdade sempre foi subordinada ao Centro Paula Souza, autarquia responsável pela gestão das Faculdades de Tecnologia do estado de São Paulo, sendo uma instituição criada pelo decreto-lei de 6 de outubro de 1969, na gestão do governador Roberto Costa de Abreu Sodré (1967 – 1971) e em pleno regime militar. Logo, quais reflexos o Centro Paula Souza e as suas faculdades sentiram nesse período? Houve alguma área do conhecimento científico que sofreu alguma intolerância por ser julgada subversiva ao regime imposto? Como as ciências exatas (particularmente a Matemática) foram influenciadas em seus modos de transposição em sala de aula? Para atingir o objetivo de (re) pensar tais questões, optou-se pela metodologia da História Oral, que é um dos modos de se criar narrativas, fontes orais que são transformadas em registros escritos e, para compor a narrativa proposta, entrevistas foram realizadas com professores que atuaram/atuam nas Faculdades de Tecnologia do estado de São Paulo. Logo, como resultado, temos as entrevistas e suas narrativas que surgiram como pontas de icebergs e que se juntaram a outras fontes como uma possibilidade do fazer historiográfico que colaborou com a compreensão de um determinado contexto. As narrativas dispararam certos entendimentos ao entorno da vida acadêmica das Fatecs nas décadas analisadas, permitindo uma reflexão sobre a disciplina da Matemática na época do regime militar, assim como forneceram vestígios da luta constante em se estabelecer uma cultura escolar própria para o ensino tecnológico, baseada na prática e no mundo do trabalho. |
id |
SBHMAT_aea9e081ac039aa1677ef325c91e41bc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.histemat.com.br:article/476 |
network_acronym_str |
SBHMAT |
network_name_str |
Revista de História da Educação Matemática |
repository_id_str |
|
spelling |
AS FACULDADES DE TECNOLOGIA DO ESTADO DE SÃO PAULO E A FATEC OURINHOS: dias de lutas e de glória Regime Militar.História Oral.Ensino Tecnológico.Ao completar trinta anos de existência em outubro de 2021, a Faculdade de Tecnologia de Ourinhos (Fatec Ourinhos) traz consigo um cabedal histórico que merece ser revivido e repensado, criando-se possibilidades de entendimentos e aprendizados acerca do seu contexto de criação e de paradigmas que ainda circulam nos seus intramuros. Apesar da sua criação (em caráter excepcional), em 1991, ter ocorrido depois de seis anos do fim do regime militar, a faculdade sempre foi subordinada ao Centro Paula Souza, autarquia responsável pela gestão das Faculdades de Tecnologia do estado de São Paulo, sendo uma instituição criada pelo decreto-lei de 6 de outubro de 1969, na gestão do governador Roberto Costa de Abreu Sodré (1967 – 1971) e em pleno regime militar. Logo, quais reflexos o Centro Paula Souza e as suas faculdades sentiram nesse período? Houve alguma área do conhecimento científico que sofreu alguma intolerância por ser julgada subversiva ao regime imposto? Como as ciências exatas (particularmente a Matemática) foram influenciadas em seus modos de transposição em sala de aula? Para atingir o objetivo de (re) pensar tais questões, optou-se pela metodologia da História Oral, que é um dos modos de se criar narrativas, fontes orais que são transformadas em registros escritos e, para compor a narrativa proposta, entrevistas foram realizadas com professores que atuaram/atuam nas Faculdades de Tecnologia do estado de São Paulo. Logo, como resultado, temos as entrevistas e suas narrativas que surgiram como pontas de icebergs e que se juntaram a outras fontes como uma possibilidade do fazer historiográfico que colaborou com a compreensão de um determinado contexto. As narrativas dispararam certos entendimentos ao entorno da vida acadêmica das Fatecs nas décadas analisadas, permitindo uma reflexão sobre a disciplina da Matemática na época do regime militar, assim como forneceram vestígios da luta constante em se estabelecer uma cultura escolar própria para o ensino tecnológico, baseada na prática e no mundo do trabalho. Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)2022-06-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/476Revista de História da Educação Matemática; v. 8 (2022): Fluxo Contínuo; 1-172447-6447reponame:Revista de História da Educação Matemáticainstname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)instacron:SBHMATporhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/476/424Copyright (c) 2022 Revista de História da Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessPrado, Rosemeiry de CastroPasqualini, ElaineBelloti, Eunice Correa Sanches 2023-12-13T16:26:51Zoai:ojs2.histemat.com.br:article/476Revistahttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/indexPRIhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/oairevista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com2447-64472447-6447opendoar:2023-12-13T16:26:51Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
AS FACULDADES DE TECNOLOGIA DO ESTADO DE SÃO PAULO E A FATEC OURINHOS: dias de lutas e de glória |
title |
AS FACULDADES DE TECNOLOGIA DO ESTADO DE SÃO PAULO E A FATEC OURINHOS: dias de lutas e de glória |
spellingShingle |
AS FACULDADES DE TECNOLOGIA DO ESTADO DE SÃO PAULO E A FATEC OURINHOS: dias de lutas e de glória Prado, Rosemeiry de Castro Regime Militar. História Oral. Ensino Tecnológico. |
title_short |
AS FACULDADES DE TECNOLOGIA DO ESTADO DE SÃO PAULO E A FATEC OURINHOS: dias de lutas e de glória |
title_full |
AS FACULDADES DE TECNOLOGIA DO ESTADO DE SÃO PAULO E A FATEC OURINHOS: dias de lutas e de glória |
title_fullStr |
AS FACULDADES DE TECNOLOGIA DO ESTADO DE SÃO PAULO E A FATEC OURINHOS: dias de lutas e de glória |
title_full_unstemmed |
AS FACULDADES DE TECNOLOGIA DO ESTADO DE SÃO PAULO E A FATEC OURINHOS: dias de lutas e de glória |
title_sort |
AS FACULDADES DE TECNOLOGIA DO ESTADO DE SÃO PAULO E A FATEC OURINHOS: dias de lutas e de glória |
author |
Prado, Rosemeiry de Castro |
author_facet |
Prado, Rosemeiry de Castro Pasqualini, Elaine Belloti, Eunice Correa Sanches |
author_role |
author |
author2 |
Pasqualini, Elaine Belloti, Eunice Correa Sanches |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Prado, Rosemeiry de Castro Pasqualini, Elaine Belloti, Eunice Correa Sanches |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Regime Militar. História Oral. Ensino Tecnológico. |
topic |
Regime Militar. História Oral. Ensino Tecnológico. |
description |
Ao completar trinta anos de existência em outubro de 2021, a Faculdade de Tecnologia de Ourinhos (Fatec Ourinhos) traz consigo um cabedal histórico que merece ser revivido e repensado, criando-se possibilidades de entendimentos e aprendizados acerca do seu contexto de criação e de paradigmas que ainda circulam nos seus intramuros. Apesar da sua criação (em caráter excepcional), em 1991, ter ocorrido depois de seis anos do fim do regime militar, a faculdade sempre foi subordinada ao Centro Paula Souza, autarquia responsável pela gestão das Faculdades de Tecnologia do estado de São Paulo, sendo uma instituição criada pelo decreto-lei de 6 de outubro de 1969, na gestão do governador Roberto Costa de Abreu Sodré (1967 – 1971) e em pleno regime militar. Logo, quais reflexos o Centro Paula Souza e as suas faculdades sentiram nesse período? Houve alguma área do conhecimento científico que sofreu alguma intolerância por ser julgada subversiva ao regime imposto? Como as ciências exatas (particularmente a Matemática) foram influenciadas em seus modos de transposição em sala de aula? Para atingir o objetivo de (re) pensar tais questões, optou-se pela metodologia da História Oral, que é um dos modos de se criar narrativas, fontes orais que são transformadas em registros escritos e, para compor a narrativa proposta, entrevistas foram realizadas com professores que atuaram/atuam nas Faculdades de Tecnologia do estado de São Paulo. Logo, como resultado, temos as entrevistas e suas narrativas que surgiram como pontas de icebergs e que se juntaram a outras fontes como uma possibilidade do fazer historiográfico que colaborou com a compreensão de um determinado contexto. As narrativas dispararam certos entendimentos ao entorno da vida acadêmica das Fatecs nas décadas analisadas, permitindo uma reflexão sobre a disciplina da Matemática na época do regime militar, assim como forneceram vestígios da luta constante em se estabelecer uma cultura escolar própria para o ensino tecnológico, baseada na prática e no mundo do trabalho. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-06-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/476 |
url |
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/476 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/476/424 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista de História da Educação Matemática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista de História da Educação Matemática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de História da Educação Matemática; v. 8 (2022): Fluxo Contínuo; 1-17 2447-6447 reponame:Revista de História da Educação Matemática instname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) instacron:SBHMAT |
instname_str |
Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
instacron_str |
SBHMAT |
institution |
SBHMAT |
reponame_str |
Revista de História da Educação Matemática |
collection |
Revista de História da Educação Matemática |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com |
_version_ |
1797053463385866241 |