O ENSINO COMERCIAL EM PORTUGAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de História da Educação Matemática |
Texto Completo: | http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/177 |
Resumo: | O ensino comercial surgiu como solução para a instrução de comerciantes e homens de negócios. Em Portugal podemos considerar que teve o seu início com a criação da Aula do Comércio em 1759, transformada em 1844 na Secção Comercial do Liceu de Lisboa e transferida em 1869 para o Instituto Industrial e Comercial de Lisboa. É nesta instituição, que em 1884, com o Ministro António Augusto de Aguiar, surgem no nosso país o curso elementar e o curso superior de comércio. Neste texto pretendemos analisar alguns manuais de aritmética comercial utilizados nas aulas dos cursos comerciais desde a Aula do Comércio à reforma de Galvão Teles em 1967. Utilizando um paradigma qualitativo, com pesquisa histórica e documental, estabelecemos uma linha cronológica das reformas principais do ensino comercial em Portugal através da consulta da legislação, posteriormente identificamos alguns manuais utilizados no ensino da aritmética comercial em diferentes períodos e analisamos quais os conteúdos de matemática que em cada época seria considerados relevantes para a formação da classe mercantil. |
id |
SBHMAT_c21cfa4e74704d622211c368f474dcca |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.www.histemat.com.br:article/177 |
network_acronym_str |
SBHMAT |
network_name_str |
Revista de História da Educação Matemática |
repository_id_str |
|
spelling |
O ENSINO COMERCIAL EM PORTUGALEnsino comercialManuais escolaresFormação profissionalO ensino comercial surgiu como solução para a instrução de comerciantes e homens de negócios. Em Portugal podemos considerar que teve o seu início com a criação da Aula do Comércio em 1759, transformada em 1844 na Secção Comercial do Liceu de Lisboa e transferida em 1869 para o Instituto Industrial e Comercial de Lisboa. É nesta instituição, que em 1884, com o Ministro António Augusto de Aguiar, surgem no nosso país o curso elementar e o curso superior de comércio. Neste texto pretendemos analisar alguns manuais de aritmética comercial utilizados nas aulas dos cursos comerciais desde a Aula do Comércio à reforma de Galvão Teles em 1967. Utilizando um paradigma qualitativo, com pesquisa histórica e documental, estabelecemos uma linha cronológica das reformas principais do ensino comercial em Portugal através da consulta da legislação, posteriormente identificamos alguns manuais utilizados no ensino da aritmética comercial em diferentes períodos e analisamos quais os conteúdos de matemática que em cada época seria considerados relevantes para a formação da classe mercantil. Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)2017-12-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/177Revista de História da Educação Matemática; v. 3 n. 3 (2017)2447-6447reponame:Revista de História da Educação Matemáticainstname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)instacron:SBHMATporhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/177/127Copyright (c) 2017 Revista de História da Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues, Alexandra SofiaMatos, José Manuel2021-03-29T16:22:22Zoai:ojs2.www.histemat.com.br:article/177Revistahttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/indexPRIhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/oairevista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com2447-64472447-6447opendoar:2021-03-29T16:22:22Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ENSINO COMERCIAL EM PORTUGAL |
title |
O ENSINO COMERCIAL EM PORTUGAL |
spellingShingle |
O ENSINO COMERCIAL EM PORTUGAL Rodrigues, Alexandra Sofia Ensino comercial Manuais escolares Formação profissional |
title_short |
O ENSINO COMERCIAL EM PORTUGAL |
title_full |
O ENSINO COMERCIAL EM PORTUGAL |
title_fullStr |
O ENSINO COMERCIAL EM PORTUGAL |
title_full_unstemmed |
O ENSINO COMERCIAL EM PORTUGAL |
title_sort |
O ENSINO COMERCIAL EM PORTUGAL |
author |
Rodrigues, Alexandra Sofia |
author_facet |
Rodrigues, Alexandra Sofia Matos, José Manuel |
author_role |
author |
author2 |
Matos, José Manuel |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Alexandra Sofia Matos, José Manuel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino comercial Manuais escolares Formação profissional |
topic |
Ensino comercial Manuais escolares Formação profissional |
description |
O ensino comercial surgiu como solução para a instrução de comerciantes e homens de negócios. Em Portugal podemos considerar que teve o seu início com a criação da Aula do Comércio em 1759, transformada em 1844 na Secção Comercial do Liceu de Lisboa e transferida em 1869 para o Instituto Industrial e Comercial de Lisboa. É nesta instituição, que em 1884, com o Ministro António Augusto de Aguiar, surgem no nosso país o curso elementar e o curso superior de comércio. Neste texto pretendemos analisar alguns manuais de aritmética comercial utilizados nas aulas dos cursos comerciais desde a Aula do Comércio à reforma de Galvão Teles em 1967. Utilizando um paradigma qualitativo, com pesquisa histórica e documental, estabelecemos uma linha cronológica das reformas principais do ensino comercial em Portugal através da consulta da legislação, posteriormente identificamos alguns manuais utilizados no ensino da aritmética comercial em diferentes períodos e analisamos quais os conteúdos de matemática que em cada época seria considerados relevantes para a formação da classe mercantil. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo Avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/177 |
url |
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/177 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/177/127 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista de História da Educação Matemática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista de História da Educação Matemática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de História da Educação Matemática; v. 3 n. 3 (2017) 2447-6447 reponame:Revista de História da Educação Matemática instname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) instacron:SBHMAT |
instname_str |
Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
instacron_str |
SBHMAT |
institution |
SBHMAT |
reponame_str |
Revista de História da Educação Matemática |
collection |
Revista de História da Educação Matemática |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com |
_version_ |
1797053464195366912 |