“RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS PELAS EQUAÇÕES ALGÉBRICAS”: a proposta de Tito Cardoso de oliveira para o ensino das operações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bertini, Luciane de Fatima
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Rocha, Ivone Lemos da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de História da Educação Matemática
Texto Completo: http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/234
Resumo: O presente texto tem como objetivo a exploração da proposta de Tito Cardoso de Oliveira em sua obra “Arithmetica complementar” tendo como foco a utilização de soluções algébricas no ensino primário para problemas envolvendo as quatro operações fundamentais. A análise da obra se deu no sentido de capturar métodos, didáticas, orientações pedagógicas que possam ser lidas como integrantes do movimento de constituição dos saberes profissionais do professor que ensina matemática. A proposta de Tito de Oliveira, ao professor que ensinará matemática no ensino primário, é a de não anunciar aos alunos que estariam fazendo um estudo de álgebra, mas apenas promovendo que as crianças pudessem fazer uso da letra x como uma quantidade desconhecida, para resolver os cálculos a partir de regras aprendidas. A opção do autor de trazer para o ensino das operações elementos da álgebra parece também definir o tipo de problema a ser abordado, a álgebra não apenas auxilia na solução dos problemas, mas participa na definição dos tipos de problemas.  
id SBHMAT_d83aeb56f0affe366bc57b932b7412d7
oai_identifier_str oai:ojs2.www.histemat.com.br:article/234
network_acronym_str SBHMAT
network_name_str Revista de História da Educação Matemática
repository_id_str
spelling “RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS PELAS EQUAÇÕES ALGÉBRICAS”: a proposta de Tito Cardoso de oliveira para o ensino das operaçõesEnsino primário.Soluções algébricasProblemas aritméticosManual pedagógicoHistória da educação matemáticaO presente texto tem como objetivo a exploração da proposta de Tito Cardoso de Oliveira em sua obra “Arithmetica complementar” tendo como foco a utilização de soluções algébricas no ensino primário para problemas envolvendo as quatro operações fundamentais. A análise da obra se deu no sentido de capturar métodos, didáticas, orientações pedagógicas que possam ser lidas como integrantes do movimento de constituição dos saberes profissionais do professor que ensina matemática. A proposta de Tito de Oliveira, ao professor que ensinará matemática no ensino primário, é a de não anunciar aos alunos que estariam fazendo um estudo de álgebra, mas apenas promovendo que as crianças pudessem fazer uso da letra x como uma quantidade desconhecida, para resolver os cálculos a partir de regras aprendidas. A opção do autor de trazer para o ensino das operações elementos da álgebra parece também definir o tipo de problema a ser abordado, a álgebra não apenas auxilia na solução dos problemas, mas participa na definição dos tipos de problemas.   Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)2018-12-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/234Revista de História da Educação Matemática; v. 4 n. 3 (2018)2447-6447reponame:Revista de História da Educação Matemáticainstname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)instacron:SBHMATporhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/234/178Copyright (c) 2018 Revista de História da Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessBertini, Luciane de FatimaRocha, Ivone Lemos da2021-03-24T17:34:23Zoai:ojs2.www.histemat.com.br:article/234Revistahttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/indexPRIhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/oairevista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com2447-64472447-6447opendoar:2021-03-24T17:34:23Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)false
dc.title.none.fl_str_mv “RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS PELAS EQUAÇÕES ALGÉBRICAS”: a proposta de Tito Cardoso de oliveira para o ensino das operações
title “RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS PELAS EQUAÇÕES ALGÉBRICAS”: a proposta de Tito Cardoso de oliveira para o ensino das operações
spellingShingle “RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS PELAS EQUAÇÕES ALGÉBRICAS”: a proposta de Tito Cardoso de oliveira para o ensino das operações
Bertini, Luciane de Fatima
Ensino primário.
Soluções algébricas
Problemas aritméticos
Manual pedagógico
História da educação matemática
title_short “RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS PELAS EQUAÇÕES ALGÉBRICAS”: a proposta de Tito Cardoso de oliveira para o ensino das operações
title_full “RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS PELAS EQUAÇÕES ALGÉBRICAS”: a proposta de Tito Cardoso de oliveira para o ensino das operações
title_fullStr “RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS PELAS EQUAÇÕES ALGÉBRICAS”: a proposta de Tito Cardoso de oliveira para o ensino das operações
title_full_unstemmed “RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS PELAS EQUAÇÕES ALGÉBRICAS”: a proposta de Tito Cardoso de oliveira para o ensino das operações
title_sort “RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS PELAS EQUAÇÕES ALGÉBRICAS”: a proposta de Tito Cardoso de oliveira para o ensino das operações
author Bertini, Luciane de Fatima
author_facet Bertini, Luciane de Fatima
Rocha, Ivone Lemos da
author_role author
author2 Rocha, Ivone Lemos da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bertini, Luciane de Fatima
Rocha, Ivone Lemos da
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino primário.
Soluções algébricas
Problemas aritméticos
Manual pedagógico
História da educação matemática
topic Ensino primário.
Soluções algébricas
Problemas aritméticos
Manual pedagógico
História da educação matemática
description O presente texto tem como objetivo a exploração da proposta de Tito Cardoso de Oliveira em sua obra “Arithmetica complementar” tendo como foco a utilização de soluções algébricas no ensino primário para problemas envolvendo as quatro operações fundamentais. A análise da obra se deu no sentido de capturar métodos, didáticas, orientações pedagógicas que possam ser lidas como integrantes do movimento de constituição dos saberes profissionais do professor que ensina matemática. A proposta de Tito de Oliveira, ao professor que ensinará matemática no ensino primário, é a de não anunciar aos alunos que estariam fazendo um estudo de álgebra, mas apenas promovendo que as crianças pudessem fazer uso da letra x como uma quantidade desconhecida, para resolver os cálculos a partir de regras aprendidas. A opção do autor de trazer para o ensino das operações elementos da álgebra parece também definir o tipo de problema a ser abordado, a álgebra não apenas auxilia na solução dos problemas, mas participa na definição dos tipos de problemas.  
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/234
url http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/234
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/234/178
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista de História da Educação Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista de História da Educação Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
dc.source.none.fl_str_mv Revista de História da Educação Matemática; v. 4 n. 3 (2018)
2447-6447
reponame:Revista de História da Educação Matemática
instname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
instacron:SBHMAT
instname_str Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
instacron_str SBHMAT
institution SBHMAT
reponame_str Revista de História da Educação Matemática
collection Revista de História da Educação Matemática
repository.name.fl_str_mv Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
repository.mail.fl_str_mv revista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com
_version_ 1797053464255135744