“RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS PELAS EQUAÇÕES ALGÉBRICAS”: a proposta de Tito Cardoso de oliveira para o ensino das operações
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de História da Educação Matemática |
Texto Completo: | http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/234 |
Resumo: | O presente texto tem como objetivo a exploração da proposta de Tito Cardoso de Oliveira em sua obra “Arithmetica complementar” tendo como foco a utilização de soluções algébricas no ensino primário para problemas envolvendo as quatro operações fundamentais. A análise da obra se deu no sentido de capturar métodos, didáticas, orientações pedagógicas que possam ser lidas como integrantes do movimento de constituição dos saberes profissionais do professor que ensina matemática. A proposta de Tito de Oliveira, ao professor que ensinará matemática no ensino primário, é a de não anunciar aos alunos que estariam fazendo um estudo de álgebra, mas apenas promovendo que as crianças pudessem fazer uso da letra x como uma quantidade desconhecida, para resolver os cálculos a partir de regras aprendidas. A opção do autor de trazer para o ensino das operações elementos da álgebra parece também definir o tipo de problema a ser abordado, a álgebra não apenas auxilia na solução dos problemas, mas participa na definição dos tipos de problemas. |
id |
SBHMAT_d83aeb56f0affe366bc57b932b7412d7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.www.histemat.com.br:article/234 |
network_acronym_str |
SBHMAT |
network_name_str |
Revista de História da Educação Matemática |
repository_id_str |
|
spelling |
“RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS PELAS EQUAÇÕES ALGÉBRICAS”: a proposta de Tito Cardoso de oliveira para o ensino das operaçõesEnsino primário.Soluções algébricasProblemas aritméticosManual pedagógicoHistória da educação matemáticaO presente texto tem como objetivo a exploração da proposta de Tito Cardoso de Oliveira em sua obra “Arithmetica complementar” tendo como foco a utilização de soluções algébricas no ensino primário para problemas envolvendo as quatro operações fundamentais. A análise da obra se deu no sentido de capturar métodos, didáticas, orientações pedagógicas que possam ser lidas como integrantes do movimento de constituição dos saberes profissionais do professor que ensina matemática. A proposta de Tito de Oliveira, ao professor que ensinará matemática no ensino primário, é a de não anunciar aos alunos que estariam fazendo um estudo de álgebra, mas apenas promovendo que as crianças pudessem fazer uso da letra x como uma quantidade desconhecida, para resolver os cálculos a partir de regras aprendidas. A opção do autor de trazer para o ensino das operações elementos da álgebra parece também definir o tipo de problema a ser abordado, a álgebra não apenas auxilia na solução dos problemas, mas participa na definição dos tipos de problemas. Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)2018-12-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/234Revista de História da Educação Matemática; v. 4 n. 3 (2018)2447-6447reponame:Revista de História da Educação Matemáticainstname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)instacron:SBHMATporhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/234/178Copyright (c) 2018 Revista de História da Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessBertini, Luciane de FatimaRocha, Ivone Lemos da2021-03-24T17:34:23Zoai:ojs2.www.histemat.com.br:article/234Revistahttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/indexPRIhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/oairevista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com2447-64472447-6447opendoar:2021-03-24T17:34:23Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
“RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS PELAS EQUAÇÕES ALGÉBRICAS”: a proposta de Tito Cardoso de oliveira para o ensino das operações |
title |
“RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS PELAS EQUAÇÕES ALGÉBRICAS”: a proposta de Tito Cardoso de oliveira para o ensino das operações |
spellingShingle |
“RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS PELAS EQUAÇÕES ALGÉBRICAS”: a proposta de Tito Cardoso de oliveira para o ensino das operações Bertini, Luciane de Fatima Ensino primário. Soluções algébricas Problemas aritméticos Manual pedagógico História da educação matemática |
title_short |
“RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS PELAS EQUAÇÕES ALGÉBRICAS”: a proposta de Tito Cardoso de oliveira para o ensino das operações |
title_full |
“RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS PELAS EQUAÇÕES ALGÉBRICAS”: a proposta de Tito Cardoso de oliveira para o ensino das operações |
title_fullStr |
“RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS PELAS EQUAÇÕES ALGÉBRICAS”: a proposta de Tito Cardoso de oliveira para o ensino das operações |
title_full_unstemmed |
“RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS PELAS EQUAÇÕES ALGÉBRICAS”: a proposta de Tito Cardoso de oliveira para o ensino das operações |
title_sort |
“RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS PELAS EQUAÇÕES ALGÉBRICAS”: a proposta de Tito Cardoso de oliveira para o ensino das operações |
author |
Bertini, Luciane de Fatima |
author_facet |
Bertini, Luciane de Fatima Rocha, Ivone Lemos da |
author_role |
author |
author2 |
Rocha, Ivone Lemos da |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bertini, Luciane de Fatima Rocha, Ivone Lemos da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino primário. Soluções algébricas Problemas aritméticos Manual pedagógico História da educação matemática |
topic |
Ensino primário. Soluções algébricas Problemas aritméticos Manual pedagógico História da educação matemática |
description |
O presente texto tem como objetivo a exploração da proposta de Tito Cardoso de Oliveira em sua obra “Arithmetica complementar” tendo como foco a utilização de soluções algébricas no ensino primário para problemas envolvendo as quatro operações fundamentais. A análise da obra se deu no sentido de capturar métodos, didáticas, orientações pedagógicas que possam ser lidas como integrantes do movimento de constituição dos saberes profissionais do professor que ensina matemática. A proposta de Tito de Oliveira, ao professor que ensinará matemática no ensino primário, é a de não anunciar aos alunos que estariam fazendo um estudo de álgebra, mas apenas promovendo que as crianças pudessem fazer uso da letra x como uma quantidade desconhecida, para resolver os cálculos a partir de regras aprendidas. A opção do autor de trazer para o ensino das operações elementos da álgebra parece também definir o tipo de problema a ser abordado, a álgebra não apenas auxilia na solução dos problemas, mas participa na definição dos tipos de problemas. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo Avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/234 |
url |
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/234 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/234/178 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista de História da Educação Matemática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista de História da Educação Matemática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de História da Educação Matemática; v. 4 n. 3 (2018) 2447-6447 reponame:Revista de História da Educação Matemática instname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) instacron:SBHMAT |
instname_str |
Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
instacron_str |
SBHMAT |
institution |
SBHMAT |
reponame_str |
Revista de História da Educação Matemática |
collection |
Revista de História da Educação Matemática |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com |
_version_ |
1797053464255135744 |