A PROFESSORA LUCÍLIA BECHARA SANCHEZ E O (APLBS) : uma trajetória profissional de professora-formadora em tempos do movimento da matemática moderna (MMM) e suas possibilidades teórico-metodológicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira Filho, Francisco de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de História da Educação Matemática
Texto Completo: http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/261
Resumo: O presente texto tem por objetivo apontar possibilidades teórico-metodológicas do arquivo Arquivo Pessoal Lucília Bechara Sanchez (APLBS).  Tem como origem, projeto de pós-doutorado em seu início no programa de pós-graduação em educação e saúde na infância da Universidade Federal de São Paulo.  Nas rápidas linhas desse texto foi possível observar as características de professora-formadora e mediadora entre teoria e prática da professora Lucília. Foi também possível observar a atuação dela no Movimento da Matemática Moderna (MMM) como membro do G.E.E.M. Os alicerces teóricos da pesquisa serão os conceitos de Documento/Monumento de Le Goff,  apropriação e representação de Roger Chartier; de táticas e estratégias de Michel de Certeau e redes de sociabilidade de Jean François Sirinelli. Foi possível perceber variadas possibilidades teórico-metodológicas para a pesquisa, sobretudo considerando que temos a possibilidade do cruzamento de fontes, de entrevista com a professora Lucíalia e da utilização de outros arquivos pessoais, como o do professor Osvaldo Sangiorgi (Arquivo Pessoal Osvaldo Sangiorgi – APOS. A questão central que norteará esse texto é a seguinte: quais as potencialidades teórico-metodológicas do APLBS no que se refere à rede de sociabilidade da professora Lucília Bechara Sanchez? [1] O APOS (Arquivo Pessoal Osvaldo Sangiorgi) é um dos arquivos pessoais de educadores matemáticos administrado pelo GHEMAT à disposição dos pesquisadores. Contém cerca de 1600 pastas com documentos variados do professor  Osvaldo Sangiorgi. Inventário sumário dos itens do acervo podem ser consultados on line no seguinte link: http://www.ghemat.com.br/paginas/arq_sangiorgi.htm   PROFESSOR LUCÍLIA BECHARA SANCHES AND O (APLBS):a professional trajectory of teacher-trainer in times of the Movement ofModern Mathematics (MMM) and its theoretical and methodological possibilities ABSTRACTThis paper aims to point out the theoretical and methodological possibilities of the Personal Archive Lucília Bechara Sanchez (APLBS). It has as its origin a postdoctoral project at its beginning in the postgraduate program in education and health in childhood at the Federal University of São Paulo. In the quick lines of this text it was possible to observe the characteristics of teacher-trainer and mediator between the theory and practice of teacher Lucilia. It was alsopossible to observe her performance in the Modern Mathematics Movement (MMM) as a member of G.E.E.M. The theoretical foundations of the research will be the concepts of Le Goff's Document/Monument, appropriation and representation by Roger Chartier; de Michel de Certeau's tactics and strategies and Jean François Sirinelli's sociability networks. It was possible to perceivevarious theoretical and methodological possibilities for the research, especially considering that we have the possibility of crossing sources, interviewing with Professor Lucília and the use of other personal files, such as Professor Osvaldo Sangiorgi (Personal File Osvaldo Sangiorgi – APOS). The central question that will guide this text is: what are the theoretical and methodological potentialities of APLBS regarding the sociability network of Professor Lucília Bechara Sanchez?
id SBHMAT_f1027a9c21cc492f00a2800790f4ed41
oai_identifier_str oai:ojs2.www.histemat.com.br:article/261
network_acronym_str SBHMAT
network_name_str Revista de História da Educação Matemática
repository_id_str
spelling A PROFESSORA LUCÍLIA BECHARA SANCHEZ E O (APLBS) : uma trajetória profissional de professora-formadora em tempos do movimento da matemática moderna (MMM) e suas possibilidades teórico-metodológicasLucília Bechara SanchezProfessora-formadoraRedes de sociabilidadeO presente texto tem por objetivo apontar possibilidades teórico-metodológicas do arquivo Arquivo Pessoal Lucília Bechara Sanchez (APLBS).  Tem como origem, projeto de pós-doutorado em seu início no programa de pós-graduação em educação e saúde na infância da Universidade Federal de São Paulo.  Nas rápidas linhas desse texto foi possível observar as características de professora-formadora e mediadora entre teoria e prática da professora Lucília. Foi também possível observar a atuação dela no Movimento da Matemática Moderna (MMM) como membro do G.E.E.M. Os alicerces teóricos da pesquisa serão os conceitos de Documento/Monumento de Le Goff,  apropriação e representação de Roger Chartier; de táticas e estratégias de Michel de Certeau e redes de sociabilidade de Jean François Sirinelli. Foi possível perceber variadas possibilidades teórico-metodológicas para a pesquisa, sobretudo considerando que temos a possibilidade do cruzamento de fontes, de entrevista com a professora Lucíalia e da utilização de outros arquivos pessoais, como o do professor Osvaldo Sangiorgi (Arquivo Pessoal Osvaldo Sangiorgi – APOS. A questão central que norteará esse texto é a seguinte: quais as potencialidades teórico-metodológicas do APLBS no que se refere à rede de sociabilidade da professora Lucília Bechara Sanchez? [1] O APOS (Arquivo Pessoal Osvaldo Sangiorgi) é um dos arquivos pessoais de educadores matemáticos administrado pelo GHEMAT à disposição dos pesquisadores. Contém cerca de 1600 pastas com documentos variados do professor  Osvaldo Sangiorgi. Inventário sumário dos itens do acervo podem ser consultados on line no seguinte link: http://www.ghemat.com.br/paginas/arq_sangiorgi.htm   PROFESSOR LUCÍLIA BECHARA SANCHES AND O (APLBS):a professional trajectory of teacher-trainer in times of the Movement ofModern Mathematics (MMM) and its theoretical and methodological possibilities ABSTRACTThis paper aims to point out the theoretical and methodological possibilities of the Personal Archive Lucília Bechara Sanchez (APLBS). It has as its origin a postdoctoral project at its beginning in the postgraduate program in education and health in childhood at the Federal University of São Paulo. In the quick lines of this text it was possible to observe the characteristics of teacher-trainer and mediator between the theory and practice of teacher Lucilia. It was alsopossible to observe her performance in the Modern Mathematics Movement (MMM) as a member of G.E.E.M. The theoretical foundations of the research will be the concepts of Le Goff's Document/Monument, appropriation and representation by Roger Chartier; de Michel de Certeau's tactics and strategies and Jean François Sirinelli's sociability networks. It was possible to perceivevarious theoretical and methodological possibilities for the research, especially considering that we have the possibility of crossing sources, interviewing with Professor Lucília and the use of other personal files, such as Professor Osvaldo Sangiorgi (Personal File Osvaldo Sangiorgi – APOS). The central question that will guide this text is: what are the theoretical and methodological potentialities of APLBS regarding the sociability network of Professor Lucília Bechara Sanchez? Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)2019-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/261Revista de História da Educação Matemática; v. 5 n. 3 (2019)2447-6447reponame:Revista de História da Educação Matemáticainstname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)instacron:SBHMATporhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/261/225Copyright (c) 2019 Revista de História da Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira Filho, Francisco de2021-03-24T15:39:41Zoai:ojs2.www.histemat.com.br:article/261Revistahttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/indexPRIhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/oairevista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com2447-64472447-6447opendoar:2021-03-24T15:39:41Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)false
dc.title.none.fl_str_mv A PROFESSORA LUCÍLIA BECHARA SANCHEZ E O (APLBS) : uma trajetória profissional de professora-formadora em tempos do movimento da matemática moderna (MMM) e suas possibilidades teórico-metodológicas
title A PROFESSORA LUCÍLIA BECHARA SANCHEZ E O (APLBS) : uma trajetória profissional de professora-formadora em tempos do movimento da matemática moderna (MMM) e suas possibilidades teórico-metodológicas
spellingShingle A PROFESSORA LUCÍLIA BECHARA SANCHEZ E O (APLBS) : uma trajetória profissional de professora-formadora em tempos do movimento da matemática moderna (MMM) e suas possibilidades teórico-metodológicas
Oliveira Filho, Francisco de
Lucília Bechara Sanchez
Professora-formadora
Redes de sociabilidade
title_short A PROFESSORA LUCÍLIA BECHARA SANCHEZ E O (APLBS) : uma trajetória profissional de professora-formadora em tempos do movimento da matemática moderna (MMM) e suas possibilidades teórico-metodológicas
title_full A PROFESSORA LUCÍLIA BECHARA SANCHEZ E O (APLBS) : uma trajetória profissional de professora-formadora em tempos do movimento da matemática moderna (MMM) e suas possibilidades teórico-metodológicas
title_fullStr A PROFESSORA LUCÍLIA BECHARA SANCHEZ E O (APLBS) : uma trajetória profissional de professora-formadora em tempos do movimento da matemática moderna (MMM) e suas possibilidades teórico-metodológicas
title_full_unstemmed A PROFESSORA LUCÍLIA BECHARA SANCHEZ E O (APLBS) : uma trajetória profissional de professora-formadora em tempos do movimento da matemática moderna (MMM) e suas possibilidades teórico-metodológicas
title_sort A PROFESSORA LUCÍLIA BECHARA SANCHEZ E O (APLBS) : uma trajetória profissional de professora-formadora em tempos do movimento da matemática moderna (MMM) e suas possibilidades teórico-metodológicas
author Oliveira Filho, Francisco de
author_facet Oliveira Filho, Francisco de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira Filho, Francisco de
dc.subject.por.fl_str_mv Lucília Bechara Sanchez
Professora-formadora
Redes de sociabilidade
topic Lucília Bechara Sanchez
Professora-formadora
Redes de sociabilidade
description O presente texto tem por objetivo apontar possibilidades teórico-metodológicas do arquivo Arquivo Pessoal Lucília Bechara Sanchez (APLBS).  Tem como origem, projeto de pós-doutorado em seu início no programa de pós-graduação em educação e saúde na infância da Universidade Federal de São Paulo.  Nas rápidas linhas desse texto foi possível observar as características de professora-formadora e mediadora entre teoria e prática da professora Lucília. Foi também possível observar a atuação dela no Movimento da Matemática Moderna (MMM) como membro do G.E.E.M. Os alicerces teóricos da pesquisa serão os conceitos de Documento/Monumento de Le Goff,  apropriação e representação de Roger Chartier; de táticas e estratégias de Michel de Certeau e redes de sociabilidade de Jean François Sirinelli. Foi possível perceber variadas possibilidades teórico-metodológicas para a pesquisa, sobretudo considerando que temos a possibilidade do cruzamento de fontes, de entrevista com a professora Lucíalia e da utilização de outros arquivos pessoais, como o do professor Osvaldo Sangiorgi (Arquivo Pessoal Osvaldo Sangiorgi – APOS. A questão central que norteará esse texto é a seguinte: quais as potencialidades teórico-metodológicas do APLBS no que se refere à rede de sociabilidade da professora Lucília Bechara Sanchez? [1] O APOS (Arquivo Pessoal Osvaldo Sangiorgi) é um dos arquivos pessoais de educadores matemáticos administrado pelo GHEMAT à disposição dos pesquisadores. Contém cerca de 1600 pastas com documentos variados do professor  Osvaldo Sangiorgi. Inventário sumário dos itens do acervo podem ser consultados on line no seguinte link: http://www.ghemat.com.br/paginas/arq_sangiorgi.htm   PROFESSOR LUCÍLIA BECHARA SANCHES AND O (APLBS):a professional trajectory of teacher-trainer in times of the Movement ofModern Mathematics (MMM) and its theoretical and methodological possibilities ABSTRACTThis paper aims to point out the theoretical and methodological possibilities of the Personal Archive Lucília Bechara Sanchez (APLBS). It has as its origin a postdoctoral project at its beginning in the postgraduate program in education and health in childhood at the Federal University of São Paulo. In the quick lines of this text it was possible to observe the characteristics of teacher-trainer and mediator between the theory and practice of teacher Lucilia. It was alsopossible to observe her performance in the Modern Mathematics Movement (MMM) as a member of G.E.E.M. The theoretical foundations of the research will be the concepts of Le Goff's Document/Monument, appropriation and representation by Roger Chartier; de Michel de Certeau's tactics and strategies and Jean François Sirinelli's sociability networks. It was possible to perceivevarious theoretical and methodological possibilities for the research, especially considering that we have the possibility of crossing sources, interviewing with Professor Lucília and the use of other personal files, such as Professor Osvaldo Sangiorgi (Personal File Osvaldo Sangiorgi – APOS). The central question that will guide this text is: what are the theoretical and methodological potentialities of APLBS regarding the sociability network of Professor Lucília Bechara Sanchez?
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/261
url http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/261
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/261/225
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista de História da Educação Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista de História da Educação Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
dc.source.none.fl_str_mv Revista de História da Educação Matemática; v. 5 n. 3 (2019)
2447-6447
reponame:Revista de História da Educação Matemática
instname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
instacron:SBHMAT
instname_str Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
instacron_str SBHMAT
institution SBHMAT
reponame_str Revista de História da Educação Matemática
collection Revista de História da Educação Matemática
repository.name.fl_str_mv Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
repository.mail.fl_str_mv revista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com
_version_ 1797053464584388609