A ÁLGEBRA LINEAR NO BRASIL NA DÉCADA DE 1970: Um estudo esteado em livros didáticos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chaquiam, Miguel
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Dias, Renan Marcelo da Costa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de História da Educação Matemática
Texto Completo: http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/298
Resumo: Este trabalho teve por objetivo caracterizar as apresentações e representações dos objetos (In)dependência linear, Geradores, Base e Dimensão num espaço vetorial constantes em três livros de álgebra linear da década de 70, nos quais Guilherme de La Penha figura como autor ou coautor. A partir de Chaquiam (2012) foram destacados os livros Álgebra Linear I e II (1974), Sinopse de Álgebra Linear (1975) e Introdução à Álgebra Linear (1977). Buscou-se suporte na pesquisa documental com auxílio da Teoria da Análise do Conteúdo de Bardin (2016), que por sua vez possibilitou a criação das seguintes categorias de análise desses livros: (i) Introdução ao conteúdo; (ii) Definição do objeto matemático e (iii) Utilização de diferentes representações do objeto matemático. A partir das análises foi possível elencar características marcantes desses livros em relação aos objetos matemáticos considerados no questionamento inicial, dentre as quais, a utilização de ideias numéricas e de outros conceitos como suportes às definições dos objetos, assim como a preocupação com a manutenção do rigor do texto matemático. Além disso, foram identificados pelos menos três tipos de representações dos objetos matemáticos nos livros analisados: representação em linguagem natural, representação algébrica e representação geométrica. De modo geral, observou-se que os autores tinham a intenção de tornar o conteúdo de álgebra linear mais claro, de modo a contribuir para o entendimento desses objetos matemáticos de forma completa em diversos aspectos, dentre eles, o numérico, o algébrico e o geométrico, sem perder de vista a formalização e o rigor matemático.
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