HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E O “FAZER MATEMÁTICA” NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lorenzoni, Claudia A.C. de Araújo
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Sad, Lígia Arantes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de História da Educação Matemática
Texto Completo: http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/198
Resumo: Com o presente artigo, propõe-se que, por meio de atividades envolvendo História da Matemática na Educação Básica, seja possível explorar a Matemática na perspectiva de tentar compreender a forma como vem sendo elaborada, conhecendo hesitações, dúvidas e contradições na construção e no desenvolvimento de suas ideias e problemas, como sinalizou Caraça (1951). Apresentam-se três experiências pedagógicas com relato das atividades categorizadas como possibilidades de se “perguntar à história”, “construir a partir da história” e “contar sua história”. A primeira trata de uma atividade extracurricular com números reais a partir da Espiral de Teodoro (c. 425 a.C.), em uma turma do Ensino Médio; a segunda, também desenvolvida com estudantes do Ensino Médio, é uma proposta de introdução do conceito de logaritmo a partir de uma tabela de logaritmos atribuída a Henry Briggs (1561-1631); e a última é resultado de pesquisa uma desenvolvida por professores e estudantes do Ensino Fundamental numa comunidade guarani no Espírito Santo. Com as experiências relatadas, foi possível a realização de atividades de aprendizagem dentro e fora da escola; bem como o aprendizado de professor e estudantes ao pesquisar em diferentes ambientes. Tais aspectos são identificados com um “fazer matemática”, uma vez que promovem professor e estudantes como sujeitos atuantes em múltiplo convívio no processo de construção de conhecimento.
id SBHMAT_f44c7a9fb147d8333bffd6d35015f062
oai_identifier_str oai:ojs2.histemat.com.br:article/198
network_acronym_str SBHMAT
network_name_str Revista de História da Educação Matemática
repository_id_str
spelling HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E O “FAZER MATEMÁTICA” NA EDUCAÇÃO BÁSICAMatemática escolarHistóriaEspiral de TeodoroLogaritmoPovo GuaraniCom o presente artigo, propõe-se que, por meio de atividades envolvendo História da Matemática na Educação Básica, seja possível explorar a Matemática na perspectiva de tentar compreender a forma como vem sendo elaborada, conhecendo hesitações, dúvidas e contradições na construção e no desenvolvimento de suas ideias e problemas, como sinalizou Caraça (1951). Apresentam-se três experiências pedagógicas com relato das atividades categorizadas como possibilidades de se “perguntar à história”, “construir a partir da história” e “contar sua história”. A primeira trata de uma atividade extracurricular com números reais a partir da Espiral de Teodoro (c. 425 a.C.), em uma turma do Ensino Médio; a segunda, também desenvolvida com estudantes do Ensino Médio, é uma proposta de introdução do conceito de logaritmo a partir de uma tabela de logaritmos atribuída a Henry Briggs (1561-1631); e a última é resultado de pesquisa uma desenvolvida por professores e estudantes do Ensino Fundamental numa comunidade guarani no Espírito Santo. Com as experiências relatadas, foi possível a realização de atividades de aprendizagem dentro e fora da escola; bem como o aprendizado de professor e estudantes ao pesquisar em diferentes ambientes. Tais aspectos são identificados com um “fazer matemática”, uma vez que promovem professor e estudantes como sujeitos atuantes em múltiplo convívio no processo de construção de conhecimento.Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)2018-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/198Revista de História da Educação Matemática; v. 4 n. 1 (2018)2447-6447reponame:Revista de História da Educação Matemáticainstname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)instacron:SBHMATporhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/198/147Copyright (c) 2018 Revista de História da Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessLorenzoni, Claudia A.C. de AraújoSad, Lígia Arantes2023-12-13T15:07:46Zoai:ojs2.histemat.com.br:article/198Revistahttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/indexPRIhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/oairevista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com2447-64472447-6447opendoar:2023-12-13T15:07:46Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)false
dc.title.none.fl_str_mv HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E O “FAZER MATEMÁTICA” NA EDUCAÇÃO BÁSICA
title HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E O “FAZER MATEMÁTICA” NA EDUCAÇÃO BÁSICA
spellingShingle HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E O “FAZER MATEMÁTICA” NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Lorenzoni, Claudia A.C. de Araújo
Matemática escolar
História
Espiral de Teodoro
Logaritmo
Povo Guarani
title_short HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E O “FAZER MATEMÁTICA” NA EDUCAÇÃO BÁSICA
title_full HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E O “FAZER MATEMÁTICA” NA EDUCAÇÃO BÁSICA
title_fullStr HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E O “FAZER MATEMÁTICA” NA EDUCAÇÃO BÁSICA
title_full_unstemmed HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E O “FAZER MATEMÁTICA” NA EDUCAÇÃO BÁSICA
title_sort HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E O “FAZER MATEMÁTICA” NA EDUCAÇÃO BÁSICA
author Lorenzoni, Claudia A.C. de Araújo
author_facet Lorenzoni, Claudia A.C. de Araújo
Sad, Lígia Arantes
author_role author
author2 Sad, Lígia Arantes
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lorenzoni, Claudia A.C. de Araújo
Sad, Lígia Arantes
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática escolar
História
Espiral de Teodoro
Logaritmo
Povo Guarani
topic Matemática escolar
História
Espiral de Teodoro
Logaritmo
Povo Guarani
description Com o presente artigo, propõe-se que, por meio de atividades envolvendo História da Matemática na Educação Básica, seja possível explorar a Matemática na perspectiva de tentar compreender a forma como vem sendo elaborada, conhecendo hesitações, dúvidas e contradições na construção e no desenvolvimento de suas ideias e problemas, como sinalizou Caraça (1951). Apresentam-se três experiências pedagógicas com relato das atividades categorizadas como possibilidades de se “perguntar à história”, “construir a partir da história” e “contar sua história”. A primeira trata de uma atividade extracurricular com números reais a partir da Espiral de Teodoro (c. 425 a.C.), em uma turma do Ensino Médio; a segunda, também desenvolvida com estudantes do Ensino Médio, é uma proposta de introdução do conceito de logaritmo a partir de uma tabela de logaritmos atribuída a Henry Briggs (1561-1631); e a última é resultado de pesquisa uma desenvolvida por professores e estudantes do Ensino Fundamental numa comunidade guarani no Espírito Santo. Com as experiências relatadas, foi possível a realização de atividades de aprendizagem dentro e fora da escola; bem como o aprendizado de professor e estudantes ao pesquisar em diferentes ambientes. Tais aspectos são identificados com um “fazer matemática”, uma vez que promovem professor e estudantes como sujeitos atuantes em múltiplo convívio no processo de construção de conhecimento.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-05-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/198
url http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/198
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/198/147
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista de História da Educação Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista de História da Educação Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
dc.source.none.fl_str_mv Revista de História da Educação Matemática; v. 4 n. 1 (2018)
2447-6447
reponame:Revista de História da Educação Matemática
instname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
instacron:SBHMAT
instname_str Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
instacron_str SBHMAT
institution SBHMAT
reponame_str Revista de História da Educação Matemática
collection Revista de História da Educação Matemática
repository.name.fl_str_mv Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
repository.mail.fl_str_mv revista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com
_version_ 1797053462365601792