ALGUMAS IDEIAS DA HISTÓRIA CULTURAL E SUAS POSSIBILIDADES DE CONTRIBUIÇÃO PARA UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA PELA CADES NO CEARÁ
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de História da Educação Matemática |
Texto Completo: | http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/160 |
Resumo: | O artigo tece considerações sobre as possibilidades de contribuição de instrumentos da História Cultural em pesquisas em História da Educação Matemática. Um projeto cujo objetivo geral é conhecer e analisar as ações realizadas pela Cades para a formação de professores de Matemática no Ceará, nas décadas de 1950 e 1960 exemplifica como a História Cultural, em um de seus múltiplos modos, tem sido e pode ser mobilizada. Após comentários iniciais acerca da presença da História Cultural nas investigações brasileiras em História da Educação e História da Educação Matemática, apresentam-se o cenário e as questões de pesquisa envolvidas. A seção central do texto aborda as fontes elencadas para a pesquisa específica mencionada, detendo-se sobre as potencialidades das narrativas de sujeitos participantes da formação da Cades no Ceará, a partir da metodologia da História Oral. Trata, ainda, do papel de outras fontes e dos aportes teóricos de conceitos da História Cultural dos quais se pretende lançar mão. As reflexões realizadas apontam possibilidades de contribuições efetivas e significativas de algumas perspectivas da História Cultural para a investigação proposta. |
id |
SBHMAT_f6ecf889cd1bbd0c93d1a923592397aa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.www.histemat.com.br:article/160 |
network_acronym_str |
SBHMAT |
network_name_str |
Revista de História da Educação Matemática |
repository_id_str |
|
spelling |
ALGUMAS IDEIAS DA HISTÓRIA CULTURAL E SUAS POSSIBILIDADES DE CONTRIBUIÇÃO PARA UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA PELA CADES NO CEARÁHistória da Educação MatemáticaHistória CulturalNarrativasFormação de professores de Matemática pela Cades no CearáO artigo tece considerações sobre as possibilidades de contribuição de instrumentos da História Cultural em pesquisas em História da Educação Matemática. Um projeto cujo objetivo geral é conhecer e analisar as ações realizadas pela Cades para a formação de professores de Matemática no Ceará, nas décadas de 1950 e 1960 exemplifica como a História Cultural, em um de seus múltiplos modos, tem sido e pode ser mobilizada. Após comentários iniciais acerca da presença da História Cultural nas investigações brasileiras em História da Educação e História da Educação Matemática, apresentam-se o cenário e as questões de pesquisa envolvidas. A seção central do texto aborda as fontes elencadas para a pesquisa específica mencionada, detendo-se sobre as potencialidades das narrativas de sujeitos participantes da formação da Cades no Ceará, a partir da metodologia da História Oral. Trata, ainda, do papel de outras fontes e dos aportes teóricos de conceitos da História Cultural dos quais se pretende lançar mão. As reflexões realizadas apontam possibilidades de contribuições efetivas e significativas de algumas perspectivas da História Cultural para a investigação proposta.Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)2017-10-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/160Revista de História da Educação Matemática; v. 3 n. 2 (2017): NÚMERO ESPECIAL - A Presença da História Cultural nas Pesquisas em História da Educação Matemática2447-6447reponame:Revista de História da Educação Matemáticainstname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)instacron:SBHMATporhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/160/106Copyright (c) 2017 Revista de História da Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessPontello, Luiza SantosGomes, Maria Laura Magalhães2021-03-30T16:10:39Zoai:ojs2.www.histemat.com.br:article/160Revistahttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/indexPRIhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/oairevista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com2447-64472447-6447opendoar:2021-03-30T16:10:39Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ALGUMAS IDEIAS DA HISTÓRIA CULTURAL E SUAS POSSIBILIDADES DE CONTRIBUIÇÃO PARA UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA PELA CADES NO CEARÁ |
title |
ALGUMAS IDEIAS DA HISTÓRIA CULTURAL E SUAS POSSIBILIDADES DE CONTRIBUIÇÃO PARA UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA PELA CADES NO CEARÁ |
spellingShingle |
ALGUMAS IDEIAS DA HISTÓRIA CULTURAL E SUAS POSSIBILIDADES DE CONTRIBUIÇÃO PARA UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA PELA CADES NO CEARÁ Pontello, Luiza Santos História da Educação Matemática História Cultural Narrativas Formação de professores de Matemática pela Cades no Ceará |
title_short |
ALGUMAS IDEIAS DA HISTÓRIA CULTURAL E SUAS POSSIBILIDADES DE CONTRIBUIÇÃO PARA UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA PELA CADES NO CEARÁ |
title_full |
ALGUMAS IDEIAS DA HISTÓRIA CULTURAL E SUAS POSSIBILIDADES DE CONTRIBUIÇÃO PARA UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA PELA CADES NO CEARÁ |
title_fullStr |
ALGUMAS IDEIAS DA HISTÓRIA CULTURAL E SUAS POSSIBILIDADES DE CONTRIBUIÇÃO PARA UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA PELA CADES NO CEARÁ |
title_full_unstemmed |
ALGUMAS IDEIAS DA HISTÓRIA CULTURAL E SUAS POSSIBILIDADES DE CONTRIBUIÇÃO PARA UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA PELA CADES NO CEARÁ |
title_sort |
ALGUMAS IDEIAS DA HISTÓRIA CULTURAL E SUAS POSSIBILIDADES DE CONTRIBUIÇÃO PARA UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA PELA CADES NO CEARÁ |
author |
Pontello, Luiza Santos |
author_facet |
Pontello, Luiza Santos Gomes, Maria Laura Magalhães |
author_role |
author |
author2 |
Gomes, Maria Laura Magalhães |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pontello, Luiza Santos Gomes, Maria Laura Magalhães |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História da Educação Matemática História Cultural Narrativas Formação de professores de Matemática pela Cades no Ceará |
topic |
História da Educação Matemática História Cultural Narrativas Formação de professores de Matemática pela Cades no Ceará |
description |
O artigo tece considerações sobre as possibilidades de contribuição de instrumentos da História Cultural em pesquisas em História da Educação Matemática. Um projeto cujo objetivo geral é conhecer e analisar as ações realizadas pela Cades para a formação de professores de Matemática no Ceará, nas décadas de 1950 e 1960 exemplifica como a História Cultural, em um de seus múltiplos modos, tem sido e pode ser mobilizada. Após comentários iniciais acerca da presença da História Cultural nas investigações brasileiras em História da Educação e História da Educação Matemática, apresentam-se o cenário e as questões de pesquisa envolvidas. A seção central do texto aborda as fontes elencadas para a pesquisa específica mencionada, detendo-se sobre as potencialidades das narrativas de sujeitos participantes da formação da Cades no Ceará, a partir da metodologia da História Oral. Trata, ainda, do papel de outras fontes e dos aportes teóricos de conceitos da História Cultural dos quais se pretende lançar mão. As reflexões realizadas apontam possibilidades de contribuições efetivas e significativas de algumas perspectivas da História Cultural para a investigação proposta. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-10-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo Avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/160 |
url |
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/160 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/160/106 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista de História da Educação Matemática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista de História da Educação Matemática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de História da Educação Matemática; v. 3 n. 2 (2017): NÚMERO ESPECIAL - A Presença da História Cultural nas Pesquisas em História da Educação Matemática 2447-6447 reponame:Revista de História da Educação Matemática instname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) instacron:SBHMAT |
instname_str |
Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
instacron_str |
SBHMAT |
institution |
SBHMAT |
reponame_str |
Revista de História da Educação Matemática |
collection |
Revista de História da Educação Matemática |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com |
_version_ |
1797053464173346816 |