PROFISSIONALIZAÇÃO DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA NOS DIFERENTES NÍVEIS DE FORMAÇÃO NA BAHIA-BRASIL: breve panorama histórico
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Revista de História da Educação Matemática |
Texto Completo: | http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/179 |
Resumo: | Neste artigo apresentamos um breve panorama histórico e resultados preliminares do processo de profissionalização do professor que ensina matemática, nos diferentes níveis de formação na Bahia-Brasil, em espaços formais, a partir do desenvolvimento da pesquisa intitulada “Tecendo o processo histórico de profissionalização docente, no âmbito da matemática, nos seus diferentes níveis de formação na Bahia, de 1925 a década de 1980”. A formação de professores de matemática em nível superior na Bahia até o final da década de 1960 se concentrava na capital, mais especificamente, na Faculdade de Filosofia da Bahia/Universidade Federal da Bahia; nos anos finais dessa década houve uma interiorização do ensino superior com a criação das faculdades de formação de licenciados de 1º ciclo e seus cursos de licenciaturas curtas em ciências. No que tange a formação de professores em nível secundário, até o início dos anos 1950, se restringia a três instituições; nessa década, ocorreu uma ampliação da interiorização das escolas normais na Bahia. Dessa forma, a partir dessas nossas análises iniciais constatamos que foram sendo constituídos novos saberes e novas competências para o exercício da docência em matemática no âmbito de novos espaços de formação do professor, seja no ensino superior ou no secundário, bem como na capital e no interior baiano, no período investigado. |
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PROFISSIONALIZAÇÃO DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA NOS DIFERENTES NÍVEIS DE FORMAÇÃO NA BAHIA-BRASIL: breve panorama históricoProfissionalização docenteFormação do professor que ensina matemáticaBahiaNeste artigo apresentamos um breve panorama histórico e resultados preliminares do processo de profissionalização do professor que ensina matemática, nos diferentes níveis de formação na Bahia-Brasil, em espaços formais, a partir do desenvolvimento da pesquisa intitulada “Tecendo o processo histórico de profissionalização docente, no âmbito da matemática, nos seus diferentes níveis de formação na Bahia, de 1925 a década de 1980”. A formação de professores de matemática em nível superior na Bahia até o final da década de 1960 se concentrava na capital, mais especificamente, na Faculdade de Filosofia da Bahia/Universidade Federal da Bahia; nos anos finais dessa década houve uma interiorização do ensino superior com a criação das faculdades de formação de licenciados de 1º ciclo e seus cursos de licenciaturas curtas em ciências. No que tange a formação de professores em nível secundário, até o início dos anos 1950, se restringia a três instituições; nessa década, ocorreu uma ampliação da interiorização das escolas normais na Bahia. Dessa forma, a partir dessas nossas análises iniciais constatamos que foram sendo constituídos novos saberes e novas competências para o exercício da docência em matemática no âmbito de novos espaços de formação do professor, seja no ensino superior ou no secundário, bem como na capital e no interior baiano, no período investigado. Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)2017-12-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/179Revista de História da Educação Matemática; v. 3 n. 3 (2017)2447-6447reponame:Revista de História da Educação Matemáticainstname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)instacron:SBHMATporhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/179/133Copyright (c) 2017 Revista de História da Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessLima, Eliene BarbosaFreire, Inês Angélica AndradeLando, Janice Cassia2021-03-29T16:35:24Zoai:ojs2.www.histemat.com.br:article/179Revistahttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/indexPRIhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/oairevista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com2447-64472447-6447opendoar:2021-03-29T16:35:24Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)false |
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Neste artigo apresentamos um breve panorama histórico e resultados preliminares do processo de profissionalização do professor que ensina matemática, nos diferentes níveis de formação na Bahia-Brasil, em espaços formais, a partir do desenvolvimento da pesquisa intitulada “Tecendo o processo histórico de profissionalização docente, no âmbito da matemática, nos seus diferentes níveis de formação na Bahia, de 1925 a década de 1980”. A formação de professores de matemática em nível superior na Bahia até o final da década de 1960 se concentrava na capital, mais especificamente, na Faculdade de Filosofia da Bahia/Universidade Federal da Bahia; nos anos finais dessa década houve uma interiorização do ensino superior com a criação das faculdades de formação de licenciados de 1º ciclo e seus cursos de licenciaturas curtas em ciências. No que tange a formação de professores em nível secundário, até o início dos anos 1950, se restringia a três instituições; nessa década, ocorreu uma ampliação da interiorização das escolas normais na Bahia. Dessa forma, a partir dessas nossas análises iniciais constatamos que foram sendo constituídos novos saberes e novas competências para o exercício da docência em matemática no âmbito de novos espaços de formação do professor, seja no ensino superior ou no secundário, bem como na capital e no interior baiano, no período investigado. |
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