INGESTÃO DE ÁGUA NO SISTEMA NERVOSO AUTÔNOMO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA E META-ANÁLISE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha,Thiago Casali
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Ramos,Plínio dos Santos, Ricardo,Djalma Rabelo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista brasileira de medicina do esporte (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-86922016000100071
Resumo: RESUMO Verificar, por meio de uma revisão sistemática, o efeito da ingestão de água (IA) no sistema nervoso autônomo (SNA) e variáveis hemodinâmicas em indivíduos adultos. Foram analisados estudos publicados entre 2000 e 2015, tendo como referência a base de dados Medline via Pubmed, sendo utilizado na construção da frase de pesquisa o MeSH. Foram estabelecidos os seguintes critérios de inclusão: ensaios clínicos controlados e randomizados (ECCR) realizados em humanos, na língua inglesa. Como critério de exclusão: intervenções pouco claras, mal descritas ou inadequadas e na forma de resumos. Utilizou-se as seguintes variáveis para a seleção dos estudos: frequência cardíaca (FC), pressão arterial (PA), componente de alta frequência (AF) e resistência vascular periférica (RVP). Foi usada a sistematização PRISMA para a elaboração desta revisão e a realização de uma meta-análise com o objetivo de evidenciar matematicamente os resultados da frequência cardíaca após a ingestão de água em sete estudos que avaliaram esta variável. Fizeram parte desta revisão 10 ECCR envolvendo 246 indivíduos com idade entre 19 a 64 anos, sendo que 34,55% do sexo masculino. A maioria dos ECCR analisados apresentou alterações após a IA. As alterações comumente observadas foram: diminuição da FC (estatisticamente significativa p < 0,001), aumento da AF e RVP. Contudo, em relação à PA, os resultados demonstraram-se conflitantes, com estudos que evidenciaram aumento e outros que não observaram diferença significativa. Esta revisão evidencia os efeitos da IA no SNA, em especial na FC, AF e RVP, não obstante em relação às alterações hemodinâmicas expressas pela PA permanece ainda um óbice em relação à comunidade científica.
id SBMEE-1_271cd62f19bba4ab67992f09bc1b0b54
oai_identifier_str oai:scielo:S1517-86922016000100071
network_acronym_str SBMEE-1
network_name_str Revista brasileira de medicina do esporte (Online)
repository_id_str
spelling INGESTÃO DE ÁGUA NO SISTEMA NERVOSO AUTÔNOMO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA E META-ANÁLISEingestão de líquidossistema nervoso autônomopressão arterialfrequência cardíacaresistência vascularRESUMO Verificar, por meio de uma revisão sistemática, o efeito da ingestão de água (IA) no sistema nervoso autônomo (SNA) e variáveis hemodinâmicas em indivíduos adultos. Foram analisados estudos publicados entre 2000 e 2015, tendo como referência a base de dados Medline via Pubmed, sendo utilizado na construção da frase de pesquisa o MeSH. Foram estabelecidos os seguintes critérios de inclusão: ensaios clínicos controlados e randomizados (ECCR) realizados em humanos, na língua inglesa. Como critério de exclusão: intervenções pouco claras, mal descritas ou inadequadas e na forma de resumos. Utilizou-se as seguintes variáveis para a seleção dos estudos: frequência cardíaca (FC), pressão arterial (PA), componente de alta frequência (AF) e resistência vascular periférica (RVP). Foi usada a sistematização PRISMA para a elaboração desta revisão e a realização de uma meta-análise com o objetivo de evidenciar matematicamente os resultados da frequência cardíaca após a ingestão de água em sete estudos que avaliaram esta variável. Fizeram parte desta revisão 10 ECCR envolvendo 246 indivíduos com idade entre 19 a 64 anos, sendo que 34,55% do sexo masculino. A maioria dos ECCR analisados apresentou alterações após a IA. As alterações comumente observadas foram: diminuição da FC (estatisticamente significativa p < 0,001), aumento da AF e RVP. Contudo, em relação à PA, os resultados demonstraram-se conflitantes, com estudos que evidenciaram aumento e outros que não observaram diferença significativa. Esta revisão evidencia os efeitos da IA no SNA, em especial na FC, AF e RVP, não obstante em relação às alterações hemodinâmicas expressas pela PA permanece ainda um óbice em relação à comunidade científica.Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte2016-02-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-86922016000100071Revista Brasileira de Medicina do Esporte v.22 n.1 2016reponame:Revista brasileira de medicina do esporte (Online)instname:Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE)instacron:SBMEE10.1590/1517-869220162201154165info:eu-repo/semantics/openAccessRocha,Thiago CasaliRamos,Plínio dos SantosRicardo,Djalma Rabelopor2016-01-21T00:00:00Zoai:scielo:S1517-86922016000100071Revistahttp://www.scielo.br/rbmeONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista@medicinadoesporte.org.br1806-99401517-8692opendoar:2016-01-21T00:00Revista brasileira de medicina do esporte (Online) - Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE)false
dc.title.none.fl_str_mv INGESTÃO DE ÁGUA NO SISTEMA NERVOSO AUTÔNOMO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA E META-ANÁLISE
title INGESTÃO DE ÁGUA NO SISTEMA NERVOSO AUTÔNOMO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA E META-ANÁLISE
spellingShingle INGESTÃO DE ÁGUA NO SISTEMA NERVOSO AUTÔNOMO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA E META-ANÁLISE
Rocha,Thiago Casali
ingestão de líquidos
sistema nervoso autônomo
pressão arterial
frequência cardíaca
resistência vascular
title_short INGESTÃO DE ÁGUA NO SISTEMA NERVOSO AUTÔNOMO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA E META-ANÁLISE
title_full INGESTÃO DE ÁGUA NO SISTEMA NERVOSO AUTÔNOMO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA E META-ANÁLISE
title_fullStr INGESTÃO DE ÁGUA NO SISTEMA NERVOSO AUTÔNOMO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA E META-ANÁLISE
title_full_unstemmed INGESTÃO DE ÁGUA NO SISTEMA NERVOSO AUTÔNOMO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA E META-ANÁLISE
title_sort INGESTÃO DE ÁGUA NO SISTEMA NERVOSO AUTÔNOMO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA E META-ANÁLISE
author Rocha,Thiago Casali
author_facet Rocha,Thiago Casali
Ramos,Plínio dos Santos
Ricardo,Djalma Rabelo
author_role author
author2 Ramos,Plínio dos Santos
Ricardo,Djalma Rabelo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha,Thiago Casali
Ramos,Plínio dos Santos
Ricardo,Djalma Rabelo
dc.subject.por.fl_str_mv ingestão de líquidos
sistema nervoso autônomo
pressão arterial
frequência cardíaca
resistência vascular
topic ingestão de líquidos
sistema nervoso autônomo
pressão arterial
frequência cardíaca
resistência vascular
description RESUMO Verificar, por meio de uma revisão sistemática, o efeito da ingestão de água (IA) no sistema nervoso autônomo (SNA) e variáveis hemodinâmicas em indivíduos adultos. Foram analisados estudos publicados entre 2000 e 2015, tendo como referência a base de dados Medline via Pubmed, sendo utilizado na construção da frase de pesquisa o MeSH. Foram estabelecidos os seguintes critérios de inclusão: ensaios clínicos controlados e randomizados (ECCR) realizados em humanos, na língua inglesa. Como critério de exclusão: intervenções pouco claras, mal descritas ou inadequadas e na forma de resumos. Utilizou-se as seguintes variáveis para a seleção dos estudos: frequência cardíaca (FC), pressão arterial (PA), componente de alta frequência (AF) e resistência vascular periférica (RVP). Foi usada a sistematização PRISMA para a elaboração desta revisão e a realização de uma meta-análise com o objetivo de evidenciar matematicamente os resultados da frequência cardíaca após a ingestão de água em sete estudos que avaliaram esta variável. Fizeram parte desta revisão 10 ECCR envolvendo 246 indivíduos com idade entre 19 a 64 anos, sendo que 34,55% do sexo masculino. A maioria dos ECCR analisados apresentou alterações após a IA. As alterações comumente observadas foram: diminuição da FC (estatisticamente significativa p < 0,001), aumento da AF e RVP. Contudo, em relação à PA, os resultados demonstraram-se conflitantes, com estudos que evidenciaram aumento e outros que não observaram diferença significativa. Esta revisão evidencia os efeitos da IA no SNA, em especial na FC, AF e RVP, não obstante em relação às alterações hemodinâmicas expressas pela PA permanece ainda um óbice em relação à comunidade científica.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-02-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-86922016000100071
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-86922016000100071
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1517-869220162201154165
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Medicina do Esporte v.22 n.1 2016
reponame:Revista brasileira de medicina do esporte (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE)
instacron:SBMEE
instname_str Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE)
instacron_str SBMEE
institution SBMEE
reponame_str Revista brasileira de medicina do esporte (Online)
collection Revista brasileira de medicina do esporte (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista brasileira de medicina do esporte (Online) - Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@medicinadoesporte.org.br
_version_ 1752122235358806016